Olá Beta,
Desculpe-me pela demora na resposta. Já que não sei mandar mensagem privada aqui pelo fórum, vou postar aqui mesmo:
1. Você produz cerveja sozinho ou em grupo (quantas pessoas)?
Em dupla ou trios (normalmente chamo interessados aqui da minha cidade)
2. Qual é a idade e gênero de você(s)?
Tenho 33 anos, masculino (normalmente nos reunimos com pessoas da minha faixa etária)
3. Como foi que você decidiu começar a produção de cerveja?
Um amigo fez um curso e me contou, sou curioso e comecei a ler a respeito. Por gostar de eletrônica/automação comecei o desafio de reproduzir o equipamento de uma mini cervejaria, acabamos brassando algumas vezes para ajustar o equipo e fomos gostando do resultado. Claro que eu já era apaixonado por cervejas antes.
4. Você fez algum curso específico de cervejeiro?
Não, baixei algumas apostilas, pesquisei em livros (poucos) e muito na internet. Mas penso em fazer alguns sobre leveduras (estou montando meu mini yeastbank) e outros sobre estilos/degustação de cervejas.
5. Quais são as maiores dificuldades encontradas para que você iniciasse a produção?
- Custo/Aquisição dos Ingredientes
- Conhecimento do processo
6. Você comprou algum equipamento específico de produção? Se sim, onde e porque?
Comprei componentes eletrônicos na Sta. Ifigênia e china. Específicos apenas uma March pump e bazzooca na MoreBeer. As panelas elétricas, fogão com solenóide, estantes, agitador de stir plate e controle térmico da geladeira eu mesmo montei (as soldas eu terceirizei pois não domino a técnica).
7. Você considera produção de cerveja um hobby?
Claro, um dos mais interessantes que eu já tive. Faz um bem para a mente! Quanto mais estudo, mais vejo que preciso estudar. E pelas diversas áreas estarem relacionadas (química, microbiologia, fisica, matematica) parece que ficam mais "interessantes" para o cérebro. Nunca gostei de química no colégio mas por ter uso prático na fabricação de cervejas eu finalmente estou entendendo/gostando. Gostaria de ter tido um professor de química cervejeiro (divaguei né! rs..)
8. O que move você(s) a continuarem produzindo? O que é apaixonante no processo de produção?
No meu caso são: cerveja boa (pelo menos para mim!) a um preço relativamente barato (insumos caros mas ainda ficam mais em conta que comprar puro malte no mercado) e o aprendizado (como escrevi na resposta acima).
9. O objetivo da produção é:
- Consumo próprio e consumo entre amigos / família
- Venda, por enquanto não (a política brasileira não ajuda) mas quem sabe um dia.
10. Descreva brevemente o método utilizado para a produção da cerveja. (opcional)
Montei dentro de uma caixa de dijuntores (desta de casa mesmo) um microcontrolador ligado a quatro termometros e ele pode controlar seis saídas (resistencia da panela elétrica, fogão a gaz, motor de parabrisas que mexe o mosto, bomba de recirculação, futuramente o ar condicionado que vai refrigerar o mosto e um extra) ele comanda cada um deles de acordo com o programa que foi colocado, etapa e configuração de panelas (dependendo da receita eu posso montar um setup diferente).
Os que mais uso são:
1) panela elétrica (30 litros) com resistência de 2.000w com o malte dentro de um saco sobre um fundo falso (BIAB) e recirculação constante. Mantenho a agua aquecida para lavagem no fogão (chama piloto + válvula solenoide para controle de temperatura).
2) para brassagens maiores eu uso uma panela de 64 litros direto no fogão e uso a panela elétrica para aquecer a agua de lavagem.
11. Quais são as maiores dificuldades encontradas por você durante a produção?
- Limpeza
- Clareza sobre as etapas e temperaturas de fermentação para diferentes estilos (esta eu adicionei ok?).
12. Onde você armazena ou gostaria de armazenar sua cerveja e por que?
- Em Garrafas (penso em comprar Keg mas ainda estou investindo em automação).
13. Se possível, gostaria também de uma foto do local onde a cerveja é produzida, além de fotos dos
equipamentos que vocês utilizam na produção (panela, etc)
Vou tirar no próximo sábado e posto.
Espero que ajude!