Na minha opinião, existem algumas linhas de comportamento entre cervejeiros:
A) Eu particularmente quando vejo algo largamente embasado em livros, mas não sinto diferença, assumo que EU ainda não tenho capacidade sensorial aguçada pra sentir diferença, então, eu não sentir diferença... não quer dizer que não faça.

É por isso que o Gordon Strong é Gran Master do BJCP... pq eles fazem campeonatos, e ele consistentemente consegue sentir mais coisas e identificar do que os outros.
B) Existem pessoas que concluem que se elas não sentem diferença, tá bom assim, já que o objetivo é fazer cerveja boa pra ela mesmo tomar, ou para os amigos tomarem (e que provavelmente não vão sentir diferença também), e pronto. Não vejo problema nisso, desde que ao recomendar as coisas que ela faz, ela diga claramente que faz isso mesmo que no geral a literatura diz diferente.
C) Existem pessoas que numa situação dessas concluem que o livro está errado, e que elas sabem de tudo.
------
Nessas linhas, eu só não acho certo se a pessoa sai recomendando sua conclusão pessoal sem dizer claramente algo como uma ressalva "cara, os livros dizem isso, mas eu observo que não faz diferença", pois isso normalmente é um desastre em relação ao aprendizado de iniciantes. Iniciantes, na minha visão, sempre tem que começar seguindo as recomendações gerais embasadas bibliograficamente.... digo isso porque eu CANSO de ver cervejeiros que aprenderam com amigos ou com dicas assim que tem problemas com suas cervejas e quando eu digo o que estão fazendo provavelmente errado, me respondem "Poxa... mas um amigo me disse pra fazer isso de boas!".
Ou seja, eu particularmente gosto de explicações sempre completas, e uma das coisas que mais me fez aprender até hoje foi justamente praticamente ignorar explicações do tipo "faça assim, nunca deu problema pra mim". Quando comecei, UM MONTE de cervejeiros me davam esse tipo de explicação... "ah, eu sempre fiz assim, e nunca notei nenhum problema", e eu particularmente odeio esse tipo de resposta porque efetivamente não é uma explicação, é um "relato".... e por isso fui começar a ler livros, etc, que foi a melhor coisa que eu fiz.
Concluindo, minha recomendação é que cada cervejeiro use a quantidade que achar melhor, e que QUANDO não souber o que é melhor (por não ter experiência com um fermento específico) que use a quantidade recomendada pela literatura, pois a chance de errar usando isso é mínima comparado com usar menos (tanto que é justamente o que as literaturas recomendam.. na dúvida, erre pra mais). Alguns fermentos tranquilamente pode-se usar menos que a recomendação geral, W34/70, US-05, WB-06, BE-256, etc.
Por fim, como comentário, a minha experiência diz que número de brassagens na carreira não quer dizer muita coisa... conheço exemplos extremos de cervejeiros com 400 brassagens que não sabem muita coisa, e outros com 20 que já sabem muito (normalmente, por estudar).
Então, em resumo, @Ortiz, só acho que poderia explicar um pouco melhor sua percepção quando for dar uma dica pra alguém, e não simplesmente "1 pacote tá mais que bom", sem dizer mais nada, do tipo..... "faça isso porque eu sou foda", hehehe.
Abraço,