• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Taxa de evaporação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leandrocosta

Well-Known Member
Reaction score
33
Caros colaboradores,

Qual é a taxa de evaporação e o volume de fervura dos seus respectivos setups?

Encontrei vários tópicos a respeito de tempo de fervura, e sobre as vantagens de uma fervura intensa, mas não encontrei a definição do termo fervura intensa.
Sei que muita gente utiliza taxa de evaporação de 15% por hora, independente do tamanho do equipamento, mas alguém sabe se essa é a taxa ideal?

Eu não uso percentual, no brewersfriend a configuração é em L/hr.
Pro meu setup a evaporação de 7L/hr tem funcionado muito bem, tenho acertado o volume mesmo quando vario o tempo de fervura da receita.

@karkassa, qual é o seu volume final? O seu setup é a gás ou elétrico?

Eu não uso percentual, no brewersfriend a configuração é em L/hr.
Pro meu setup a evaporação de 7L/hr tem funcionado muito bem, tenho acertado o volume mesmo quando vario o tempo de fervura da receita.

O volume final é de 43.5~44L na panela de fervura (ela é de 68L). É a gás, costumo deixar o fogo relativamente alto.
Imagino que se fosse elétrico teria uma taxa de evaporação igual (com a mesma intensidade de fervura).

Caros colaboradores,

Qual é a taxa de evaporação e o volume de fervura dos seus respectivos setups?

Encontrei vários tópicos a respeito de tempo de fervura, e sobre as vantagens de uma fervura intensa, mas não encontrei a definição do termo fervura intensa.
Sei que muita gente utiliza taxa de evaporação de 15% por hora, independente do tamanho do equipamento, mas alguém sabe se essa é a taxa ideal?

Como vai Leandro, firmeza?
Então... estou montando um equipamento com kegs de 50 litros e resistência de 4000w. Fiz duas simulações com água, uma com 46 litros totais e outra com 42. Deixei meia hora fervendo e, em ambas, minha panela evaporou aproximadamente 4 litros nesse tempo, ou seja, 8 litros/hora. Se considerar o volume total de 50 litros, dá 16%, se considerar os volumes que utilizei, dá mais. Tampei parcialmente a panela, já que uso a parte de cima do keg (que contém a válvula, porém sem ela) como tampa, de onde boa parte do vapor sai.

Back