Tampa pry-off e twist-off

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
May 30, 2016
Messages
9
Reaction score
1
Boa tarde, sou novato no fórum e no mundo da cerveja.

Estou fazendo a minha primeira leva de cerveja e na hora do envase me surgiu uma dúvida sobre o tipo de tampinha.

Li e vi que existem 2 tipos de tampas, cada uma para sua utilidade. Porém comprei as tampas em uma loja especializada em garrafas e não havia especificações sobre o tipo.

A questão é como saber o tipo da tampinha que comprei?

RwiTDS.jpg


Engarrafei com ela os dois tipos de garrafas, com as de rosca, apesar de formar a rosca na tampinha com a pressão do arrolhador, fica muito fácil de ser removida e tenho dúvida quanto a vedação. Caso seja a certa, é normal a facilidade de remoção?
Seguem as fotos que podem ajudar....

8mxn8E.jpg


BslfhG.jpg
 
Pry-off - abrir com abridor (parece ser a que você tem aí)

Twist off - com rosca para garrafa com rosca.


Não aconselho colocar tampinhas pry-off em garrafas de rosca.

Ja fiz por acidente e não deu nada. mas a lei de lei de murphy esta aí.
 
Pry-off - abrir com abridor (parece ser a que você tem aí)

Twist off - com rosca para garrafa com rosca.


Não aconselho colocar tampinhas pry-off em garrafas de rosca.

Ja fiz por acidente e não deu nada. mas a lei de lei de murphy esta aí.

Então, a diferença de utilidade entre as tampinhas eu já até tinha entendido. Mas ainda não consegui saber a diferença física entre as tampinhas, que me ajude a identificar.

Se vc perceber pelas fotos, a rosca ficou até bem formada na tampinha com a pressão do arrolhador, mas está saindo com muita facilidade.

Quem tem costume de engarrafar longnecks, eh comum essa facilidade de abertura da tampinha?
 
Nao sei responder exatamente pois nunca usei tampa de rosquear.

Mas tem uma resposta de uma duvida no site da W, que fala que as tampas para rosca e tem um segredinho para utilizar elas em arrolhadores normais.

Com o arrolhador branco, existe uma "manha" para arrolhar, isso vale tanto para as garrafas normais como as long neck, mas para as long neck isso é extremamente necessário fazer: Após efetuar a primeira arrolhada, você desprende a garrafa, gira 90 graus e arrolha novamente. A long neck, tem clientes ainda que seguram a tampa com um pano, e torcem no sentido da rosca, para garantir que elas estão bem apertadas. As tampinhas personalizadas que possuímos (saia preta) servem para longneck porém para abrir com a mão elas são um pouco mais duras que as que estamos acostumados (modelos pry-off). Lembra muito as tampas das heineken e de algumas importadas. Temos no nosso estoque tampas cinza do tipo "twist off". A chapa delas é mais fina e o vedante é um pouco diferente, o que facilita esse lado da abertura. Mas o fechamento recomenda-se ter o mesmo cuidado. Já as tampas coloridas importadas (vermelha, azul, verde, preta e branca) não funcionam satisfatoriamente em garrafas com rosca. Testamos aqui e tivemos muitos problemas. Espero ter esclarecido tuas dúvidas.

espero ter ajudado
 
Obrigado pelas dicas, vou dar mais um aperto nelas e esperar para ver se vão carbonatar direitinho!!!!
 
Philipe,

Na foto anexa tem os dois tipos. Do lado esquerdo está a Twist e a da direita é a Pry.

Olhei as duas bem de perto e quase não vi diferença. Notei que a parte de dentro (que acho que é de borracha) tem a letra R das tampas de Pry Off e aparenta ter essa mesma borracha um pouco maior.

Espero ter ajudado.
 

Attachments

  • 9882e0c9-6ecd-4806-b95d-2517e4287848.jpg
    9882e0c9-6ecd-4806-b95d-2517e4287848.jpg
    112.9 KB · Views: 230
Vlw, a minha em esse "R" tb. Abri uma das cervejas que coloquei a tampa e carbonatou certinho. Não vazou. Mas não pretendo correr o risco com grande quantidade.
 
Eu li em algum lugar que a diferença está no material usado,neste caso o metal. a tampa pra ser usada em rosca,o metal é mais "mole "para ceder quando for abertura.
 
Back
Top