Tamanho Panelas Para BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 19, 2014
Messages
11
Reaction score
2
Boas gente, estou peleando pra comprar equipamento já tem um tempo, e recentemente ganhei uma geladeira que poderei usar para controlar a fermentação (ENFIM PODEREI FAZER CERVEJA!:rockin:)

Pretendo começar com BIAB, e usar um sifão pra retirar o mosto da fervura, visto que se eu meter furos nas panelas da minha mãe, ela faz furos no meu crânio, e não tenho cacife pra comprar panelas próprias pra cerveja ainda... minha dúvida: para uma determinada litragem final de cerveja, que tamanho a panela precisa ter pra conter toda a água e grãos necessários? se não me engano a panela é de uns 60~80 litros

Me ajudem nessa, pra cada litro de cerveja pronta, preciso de quanto espaço na mostura / fervura?:mug:
 
Oi Maurício.

Cara, pela minha (bem pouca ainda) experiência, acho que com esse tamanho de panela você consegue produzir tranquilamente uns 50 litros de cerveja.

Mas talvez a questão para você não seja essa, de qual o máximo de cerveja que você poderia produzir, mas sim, qual o volume mais adequado para você neste momento.

Explico...

Você vai usar o método BIAB, já pensou em como vai suspender e manter suspenso o bag de grãos? Pense que quanto mais grãos, mais pesado e mais complicada a tarefa.

Vai brassar sozinho ou tem ajuda? Já imaginou, manipular uma panela de água / mosto quente pesando uns 50 Kg?

Vai usar o fogão da sua Mãe ou um fogareiro específico? Será que o fogão aguenta 60 Kg sobre ele?

Já pensou nos custos? A diferença de preço para os insumos vai ser bastante considerável de uma leva de 20 litros para uma de 50 litros...

Para mim, que faço minha cerveja sozinho e no fogão da cozinha (por enquanto), já defini que o meu limite operacional são panelas de 30 e poucos litros, as quais consigo manusear sozinho sem muita complicação. Mais que isso já me enrolaria.

Faço levas variando entre 15 e 30 litros, e uso fundo falso.

Minha sugestão, de iniciante para iniciante, é de que você comece produzindo algo entre 10 e 20 litros, até se familiarizar com o processo, desenvolver sua técnica específica, adaptar / adquirir o equipamento, etc...

Mas o mais importante você já tem, que é disposição para fazer a sua cerveja!

Boa Cerveja!
 
Antonio, bom dia.

Eu tenho um fogareiro pronto pra isso (não é o fogão industrial q sonho, mas aguenta uma panela beeem pesada), e a minha idéia é usar um fundo falso que dê pra passar o sifão por baixo, e re-circular por bomba, nesse caso, o bag de grãos vai ficar "sentado" em cima do fundo falso, pra erguer ele depois, eu vou usar um sistema de roldana (tudo vai ficar na garagem).

Minha experiência foi com um "Hidromel de 30 dias" e uma ginger ale, que além de eu errar a receita (coloquei umas 3X mais gengibre q a receita pedia) eu fermentei ela sem controlar a temp... ficou uma "coisa". Defato acho justo começar com uma leva pequena, pra caso a cagada se repetir, eu perder menos $$, mas não vou me aventurar de novo até todos os erros que eu já percebi nessas 2 levas estarem sanados. A princípio um controle de refrigeração eficiente, e um chiller decente. Depois disso acho que pedir pra minha mãe costurar um bag pra manter 60 kg de grãos dentro vai ser "mole".

Mas de novo, pras primeiras levas, to esperando algo em torno de 20 litros no fermentador (tenho 2 bombonas de 25 litros, então prefiro usar só uma)
 
Antônio,

fugindo um pouco do assunto, consegues manter uma fervura legal (intensa) de 30 Litros utilizando o fogão de cozinha?
Pergunto porque ainda estou com um certo medo de fazer 20 L no fogão de casa (meu equipamento é para isso) e a fervura ficar fraca, então estou fazendo levas de 10 L.

Obrigado
 
Antônio,

fugindo um pouco do assunto, consegues manter uma fervura legal (intensa) de 30 Litros utilizando o fogão de cozinha?
Pergunto porque ainda estou com um certo medo de fazer 20 L no fogão de casa (meu equipamento é para isso) e a fervura ficar fraca, então estou fazendo levas de 10 L.

Obrigado

Bom, eu creio que sim.

Eu deixo a panela tampada até começar a ferver (economiza tempo e gás), depois destampo e deixo rolar.

Às vezes tenho que abaixar o fogo para não evaporar muita coisa.

Tinha a mesma dúvida na minha primeira leva, e olha o que o Tiago Schaumlöffel me esclareceu:

Fervura que cria pequenos grumos na superfície e mostra sinais claros de convecção no liquido já é intensa o suficiente, acha que não conseguiu isso?

Então, se tá borbulhando acho que tá bom.

Coloco a panela de forma que fique em cima de 2 queimadores, fica um pouco da chama subindo pelos lados da panela, mas não vejo problema nisso também.
 
Valeu Antônio,
pra mim também fica assim, um pouco de chama pra fora em cada uma das bocas.

Acho que na próxima brassagem então vou pra 20 litros
 

Latest posts

Back
Top