Amigos,
Acabei de comprar um cilindro de CO2 e demais equipamentos para fazer a carbonatação em kegs, pois não quero mais que minhas cervejas fiquem com aquele resíduo no fundo da garrafa quando se faz a carbonatação por priming. Mas tenho uma dúvida sobre a carbonatação forçada: no caso do priming é necessário considerar a quantidade de CO2 residual na cerveja após a fermentação. Por exemplo, uma Ale fermentada a 20ºC teria 0.85 vol. CO2 dissolvido e para chegar a 2.5 vol. CO2 deveriamos adicionar o priming para fornecer a diferença (1.65 vol. CO2). No caso da carbonatação forçada, não é preciso considerar o CO2 residual? É só conectar o CO2 na pressão desejada de acordo com a tabela para 2.5 vol CO2 e era isso?
Outra pergunta: ainda não comprei uma geladeira ou freezer para resfriar o keg durante a carbonatação. Enquanto isso eu posso fazer a carbonatação na temperatura ambiente (ex. 17ºC) e aumentar a pressão do CO2 para 28 PSI para chegar nos mesmos 2.6 vol CO2 que eu teria carbonatando com temperatura de 5ºC e 14 PSI? Há algum problema ou perigo nisso?
Obrigado!
Rodrigo.
Existe algum problema em carbonatar uma quantidade bem menor do que a capacidade maxima do barril? Tipo carbonatar 15 litros em um barril de 50 litros.
valeu
Digamos que estou com a pressão correta para a carbonatação.
Quando eu for servir, devo aliviar antes a pressão e então colocar uma pressão mais baixa?
E quando eu terminar de beber, devo aumentar a pressão e posso retirar o gás do post mix e armazena-lo?
Digamos que estou com a pressão correta para a carbonatação.
Quando eu for servir, devo aliviar antes a pressão e então colocar uma pressão mais baixa?
E quando eu terminar de beber, devo aumentar a pressão e posso retirar o gás do post mix e armazena-lo?
Quando serves da garrafa, alivias a pressão?
Não! Então não é necessário aliviar a pressão do barril se a carbonatação estiver satisfatória, ou seja, CO² corretamente incorporado à cerveja.
Att.
Rodrigo
Tem como servir da garrafa sem aliviar a pressão?
Bela tabela. Ferramentas semelhantes podem ser encontradas na internet para quem faz primming. Fazendo uma busca no google por "Primming Calculator" é possível encontrar diversas.
A que me agrada mais é essa, pois permite alterar para litros e graus Celsius: http://kotmf.com/tools/prime.php
Dúvida, quanto tempo dura um cilindro de 6kg de co2 pra vocês ?
Ou melhor, pra quantos litros é o suficiente...
Acabei alugando um cilindro de co2, por 120,00 6 meses + carga.