Starters sucessivos: quantas vezes é possível?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leandrocosta

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2015
Messages
250
Reaction score
33
Se eu pegar 1 frasco de fermento líquido e fizer o 1o starter de 1,5L, depois pegar uma quantidade do fermento propagado (a mesma que vem no frasco) e fizero 2o starter de 1,5L, depois pegar uma quantidade desse fermento propagado pela 2a vez e fizer 3o starter de 1,5L, e assim por diante, por quantas gerações eu consigo gerar fermento saudável? Chega uma hora em que o fermento não consegue mais se multiplicar? Ou ele se multiplica, mas gera mutações? Pretendo usar DME sem nutrientes.

Explicando melhor:

1) A partir de 1 frasco de fermento:
2) Faço um starter de 1,5L;
3) Como se estivesse reaproveitando a lama de uma fermentação, separo o fermento do trub e armazeno num pote;
4) Pego uma pequena quantidade desse fermento (a mesma que vem no frasco), e com ela:
5) Volto ao passo 2.
 
por quantas gerações eu consigo gerar fermento saudável?

Indefinidamente. A cada propagação vc tem células saudáveis.

Chega uma hora em que o fermento não consegue mais se multiplicar?

Não isso, mas a população começa aumentar e a taxa de crescimento diminui.

Ou ele se multiplica, mas gera mutações?

Quantas vezes houver multiplicação a célula "mãe" ganha uma cicatriz.
Isso com o passar do tempo é prejudicial.

Mas a nível homebrew não creio que seja problema.


Simule aqui :

https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

:mug:
 
Em uma palestra do Chris White ele fala em até umas 5 vezes, a partir daí as mutações já começariam a mostrar diferença no resultado, atenuar menos, mudar o padrão de floculação etc. Conheço gente que já fez mais de 10 e diz que não notou mudança mas eu não confiaria nesses relatos.
 
Chega uma hora em que o fermento não consegue mais se multiplicar?

Não isso, mas a população começa aumentar e a taxa de crescimento diminui.

A população não aumenta, pois eu pretendo fazer o próximo starter somente com uma pequena quantidade do fermento propagado no starter anterior (a mesma quantidade do frasco).

Ou ele se multiplica, mas gera mutações?

Quantas vezes houver multiplicação a célula "mãe" ganha uma cicatriz.
Isso com o passar do tempo é prejudicial.

Somente uma pequena quantidade de células de um starter será utilizada no próximo, dessa forma eu minimizo a quantidade de células que se multiplicam várias vezes.
 
@Dexavator, você ouviu o Chris White falando de reutilização de levedura depois de todo processo de fermentação (aproveitamento da lama) ou de pegar amostra do starter, guardar essa amostra e ir repetindo esse processo amostra/starter, como quer o Leandro?

Aliás, Leandro, tenho feito assim, há algum tempo. Já li aqui o Guenther falando que, em tese, esse processo poderia se dar quase indefinidamente. Está aqui: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403873&page=4

Olha o que ele diz:

Propagar pra guardar faz sentido sim, Tiago. É uma técnica muito utilizada justamente porque você está gerando novas células sempre a partir de um fermento mais puro, saudável, e que não sofreu as consequências de uma fermentação normal.

Ou seja, você pega o fermento, faz um starter bem feito (aeração, nutrientes, etc), pega um pouco, guarda, e usa o resto na cerveja. Na próxima, pega o que tinha guardado, faz outro starter do mesmo jeito, guarda um pouco, e usa o resto pra fazer a cerveja. Isso pode ser repetido quase que indefinidamente.

Já com slurry, a coisa não é bem assim.... as células do slurry estão com as reservas mais baixas, estão mais cansadas, mais estressadas pelo álcool, etc.

Eu particularmente faço isso, mas congelo glicerina.

Abraço,
 
@*******:

Usa nutrientes nos starters?
Observa uma diminuição na capacidade de propagação da levedura?
Quantas iterações você já fez a partir de um único frasco?
 
@Dexavator, você ouviu o Chris White falando de reutilização de levedura depois de todo processo de fermentação (aproveitamento da lama) ou de pegar amostra do starter, guardar essa amostra e ir repetindo esse processo amostra/starter, como quer o Leandro?

Aliás, Leandro, tenho feito assim, há algum tempo. Já li aqui o Guenther falando que, em tese, esse processo poderia se dar quase indefinidamente. Está aqui: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403873&page=4

Olha o que ele diz:

Do Chris White era reutilizando a lama, realmente se todos os starters partirem do mesmo ponto, deve manter a qualidade sim.

O que eu faço é fazer um starter grande e depois, com glicerol, congelo vários tubos com cerca de 100bi cada, assim monto um banco de leveduras. Na hora de usar é só fazer um starter e, quando chegar no último tubo da cepa, repito o processo, faço um starter de 3 a 5L, pego o que preciso para a cerveja e congelo o resto com glicerol.
 
Do Chris White era reutilizando a lama, realmente se todos os starters partirem do mesmo ponto, deve manter a qualidade sim.

O que eu faço é fazer um starter grande e depois, com glicerol, congelo vários tubos com cerca de 100bi cada, assim monto um banco de leveduras. Na hora de usar é só fazer um starter e, quando chegar no último tubo da cepa, repito o processo, faço um starter de 3 a 5L, pego o que preciso para a cerveja e congelo o resto com glicerol.

Pq vc congela? Demora mais de 6 meses para utilizar?

Dá uma olhada nessa técnica...é bem mais prática:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=QfqVQ1KAmMc[/ame]
 
Eu sei fazer slant também mas dá mais trabalho para fazer e não dá para fazer um starter direto deles, precisa primeiro cultivar em 10ml, depois em 100ml e só aí rola fazer 1L. Congelar é super fácil, só misturar com glicerol na proporção correta e congelar devagar. Tudo esterilizado, claro.
 
@*******:

Usa nutrientes nos starters?
Observa uma diminuição na capacidade de propagação da levedura?
Quantas iterações você já fez a partir de um único frasco?

Uso não, Leandro. Por isso tenho feito em média uns 6 reaproveitamentos.
Acho que vale a pena investir nos nutrientes. Mais pra frente vou começar a usar e ver como fazer porque as capsulas que encontro aqui são pra 20 litros. Acho que pode particionar, tem que ver isso. Se puder, vai render bastante. E não percebi diminuição não.
 
Fala Galera.

Leandro, reativar aqui o tópico porque semana passada comprei umas cápsulas de nutriente no Lamas daqui de BH. Esse aqui:

http://loja.lamasbrewshop.com.br/yeastamina-nutriente-para-levedura

Queria ver com a galera sobre a qualidade desse nutriente e se eu utilizar parte da capsula, posso guardar o resto sem que ele degrade.

Outra coisa, @Guenther, me ajuda, por favor em mais essa: com seu conhecimento acumulado três anos depois do que você disse, e com os avanços do conhecimento na fabricação de cerveja caseira, você continua com a opinião de que o processo de retirada de amostras de starters, se bem feitos, e replicação dessa amostra com outra retirada pra starter futuro, poderia se dar quase indefinidamente?

Estou pensando em guardar amostras de uns 5 tipos de fermentos, os mais usados tipo o M44, M20, M21, M36 fazendo esse esquema. Mas ai fica a dúvida se vale o trabalho. Por isso to perguntando essas coisas...

No mais, já agradecido e abração em todos.
 
Fala Galera.

Leandro, reativar aqui o tópico porque semana passada comprei umas cápsulas de nutriente no Lamas daqui de BH. Esse aqui:

http://loja.lamasbrewshop.com.br/yeastamina-nutriente-para-levedura

Queria ver com a galera sobre a qualidade desse nutriente e se eu utilizar parte da capsula, posso guardar o resto sem que ele degrade.

Outra coisa, @Guenther, me ajuda, por favor em mais essa: com seu conhecimento acumulado três anos depois do que você disse, e com os avanços do conhecimento na fabricação de cerveja caseira, você continua com a opinião de que o processo de retirada de amostras de starters, se bem feitos, e replicação dessa amostra com outra retirada pra starter futuro, poderia se dar quase indefinidamente?

Estou pensando em guardar amostras de uns 5 tipos de fermentos, os mais usados tipo o M44, M20, M21, M36 fazendo esse esquema. Mas ai fica a dúvida se vale o trabalho. Por isso to perguntando essas coisas...

No mais, já agradecido e abração em todos.

Na minha experiência, sim, tem funcionado muito bem. Já tive fermentos guardados dessa forma que reativei com quase 1 ano guardado sem fazer nada demais.
 
Fala Galera.

Leandro, reativar aqui o tópico porque semana passada comprei umas cápsulas de nutriente no Lamas daqui de BH. Esse aqui:

http://loja.lamasbrewshop.com.br/yeastamina-nutriente-para-levedura

Queria ver com a galera sobre a qualidade desse nutriente e se eu utilizar parte da capsula, posso guardar o resto sem que ele degrade.

Outra coisa, @Guenther, me ajuda, por favor em mais essa: com seu conhecimento acumulado três anos depois do que você disse, e com os avanços do conhecimento na fabricação de cerveja caseira, você continua com a opinião de que o processo de retirada de amostras de starters, se bem feitos, e replicação dessa amostra com outra retirada pra starter futuro, poderia se dar quase indefinidamente?

Estou pensando em guardar amostras de uns 5 tipos de fermentos, os mais usados tipo o M44, M20, M21, M36 fazendo esse esquema. Mas ai fica a dúvida se vale o trabalho. Por isso to perguntando essas coisas...

No mais, já agradecido e abração em todos.

Se vai fazer um banco de leveduras, pq não faz de leveduras líquidas? Essas secas são baratas não sei até onde vale o trabalho para economizar 14 reais. eu já tenho congelado aqui a WLP001 (California Ale), 002 (English Ale) 004 (Irish ale) e Vermont Ale. Saiu caro comprar mas agora todas minhas cervejas são com White Labs e só gasto uns 2 reais entre DME e glicerol para o congelamento de cada tubo. Quando chego no meu último tubo falcon, faço outro starter grande, com bastante nutrientes e bem oxigenado, separo o da cerveja, divido o resto em outros tubos e congelo de novo.
 
Na minha experiência, sim, tem funcionado muito bem. Já tive fermentos guardados dessa forma que reativei com quase 1 ano guardado sem fazer nada demais.

Somente complementando à resposta do @Guenther: É possível fazer esse reaproveitamento por prazo indeterminado, contanto que sejam tomadas todas as precauções com as transferências da levedura entre os frascos, sempre manipulando-as em ambiente livre de correntes muito fortes de ar, além de manipulando-as próximas a chamas, nas regiões que ficam livres de poeira.

Eu tenho usado a dica do Jamal do Beer School e utilizado Slants para armazenar, pois além de permitir uma durabilidade maior da levedura, o contato é mínimo e, fazendo as propagações iniciais a partir do Slant, esterelizando os meios na panela de pressão, os riscos são menores de contaminações
 
Back
Top