• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Starter

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

david_jr

Well-Known Member
Reaction score
40
Comprei malte seco que vou usar para um starter. Nunca fiz, e não tenho vidraria para usar. Caseiramente falando, eu poderia usar uma garrafa pet de 2 litros para o mesmo fim?

Pensei em fazer o malte em uma caneca e depois transferir para a garrafa e inocular o fermento e chacoalhar durante um dia (haja braço), visto que eu tb não tenho stir plate.

O uso do pet pode influenciar negativamente no processo?

Se for usar pet, devo proceder da mesma forma e cobrir a boca da garrafa somente com papel alumínio?

David

Pode usar a garrafa, sem problema. Dá pra cobrir o gargalo com papel alumínio ou com a própria tampa (bem frouxa).

Dá uma boa aerada no começo e depois vai agitando de vez em quando para expulsar o CO2 e deixar a levedura em suspensão.

aproveitando o post, em que temperatura deve ser feita essa inoculação do fermento com o DME?

Com fermento seco, só posso fazer hidratação? Não posso fazer um starter como nos líquidos?

Posso fazer um mosto com dme, para fazer um starter com fermento seco?
Ou devo fazer isso somente com os fermentos líquidos?
Com o seco eu deveria fazer somente uma hidratação?

Seguinte: preparei dois starters, um com fermento da BIO4 e outro com WB06, para usar amanhã. A ideia seria preparar uma Weiss e dividir em dois baldes de fermentação, cada um deles usando um dos fermentos. Como fiz o startes com o fermento WB06 tb a chance de dar errado é muito grande?

David, o fermento seco já contém dentro das células os nutrientes necessários para iniciar bem a fermentação, sem necessidade de fazer starter ou aerar o mosto. Neste caso, apenas a hidratação é suficiente. Eu já fiz starter para fermento seco que estava vencido para ver se poderia ainda aproveitar alguma coisa, funcionou bem, mas as condições eram bem básicas (OG < 1.050).

Não creio que vá dar algo errado, vc só fez algo a mais, que era desnecessário.

Aproveitando o tópico, ganhei uma ampola da Bio4 pra brassar uma Wit neste final de semana, mas não tenho mosto guardado pra fazer um starter. Não lembro onde li (ou se estou variando das ideias), mas seria possível fazer um starter com maltodextrina? Em último caso, posso usar uma parte do mosto colhido no início da fervura?

Aproveitando o tópico, ganhei uma ampola da Bio4 pra brassar uma Wit neste final de semana, mas não tenho mosto guardado pra fazer um starter. Não lembro onde li (ou se estou variando das ideias), mas seria possível fazer um starter com maltodextrina? Em último caso, posso usar uma parte do mosto colhido no início da fervura?

vai ser pouco tempo para o starter e ele provavelmente será muito denso...

EDIT: hahaha... achei que fosse outro tópico, um de hoje... moderação, pode apagar o post!

Back