• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Starter sem nutrientes

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

davimagno

Active Member
Reaction score
3
Pessoal,

Ao considerar o custo do DME cheguei a conclusão que em minha produção (240L) gastaria 1kg de DME, que aqui custa $49, se considerar que precisarei de 2 pacotes de fermento s04, um para cada erlenmeyer de 5 litros, o custo ficaria em $79 sem considerar o custo com nutrientes que ainda não sei se irei precisar mas estou tratando isso em outro tópico.

Também lendo outro tópico vi que alguns colegas, adicionam o fermento no dia seguinte a produção após o mosto estar em temperatura de fermentação.

Desta forma pensei em ao iniciar a fervura, antes de add qualquer lúpulo ou adjunto, retirar 10 litros de mosto, e adicionar 5 litros a cada erlen que estará previamente com o s04 hidratado. Deixaria startando até o dia seguinte, e então adicionaria o fermento startado no próprio mosto ao fermentador.

Acreditam que este processo pode dar certo?

Dá certo, dá. Mas depende de muitas variáveis pra ser viável, por exemplo:

O mosto deve ter apenas malte base. Caramelos, tostados, torrados não.

A densidade do seu mosto deve ser compatível com o starter (1,030~1,040).

O mosto deve ser "esterilizado" (leia-se bem fervido e resfriado) antes do uso.

Talvez, para chegar ao numero de células viáveis tão grande quanto precisa, apenas 1 pacote em 5L rodando durante parcas 24H não seja o suficiente.

Entre outras coisas...

Eu acredito que dá certo, sem problemas. Só resolver questões como essas.

Pessoal,

Ao considerar o custo do DME cheguei a conclusão que em minha produção (240L) gastaria 1kg de DME, que aqui custa $49, se considerar que precisarei de 2 pacotes de fermento s04, um para cada erlenmeyer de 5 litros, o custo ficaria em $79 sem considerar o custo com nutrientes que ainda não sei se irei precisar mas estou tratando isso em outro tópico.

Também lendo outro tópico vi que alguns colegas, adicionam o fermento no dia seguinte a produção após o mosto estar em temperatura de fermentação.

Desta forma pensei em ao iniciar a fervura, antes de add qualquer lúpulo ou adjunto, retirar 10 litros de mosto, e adicionar 5 litros a cada erlen que estará previamente com o s04 hidratado. Deixaria startando até o dia seguinte, e então adicionaria o fermento startado no próprio mosto ao fermentador.

Acreditam que este processo pode dar certo?

Eu comprei uma panelinha de 10L e um Bag.

Então faço uma mostura só com malte pilsen para Starter e depois congelo em garrafinhas plásticas.

Porque não pode ter outros tipo de malte, não da para reaproveitar algum mosto congelado qualquer ajustando a densidade?

Dá certo, dá. Mas depende de muitas variáveis pra ser viável, por exemplo:

O mosto deve ter apenas malte base. Caramelos, tostados, torrados não.

A densidade do seu mosto deve ser compatível com o starter (1,030~1,040).

O mosto deve ser "esterilizado" (leia-se bem fervido e resfriado) antes do uso.

Talvez, para chegar ao numero de células viáveis tão grande quanto precisa, apenas 1 pacote em 5L rodando durante parcas 24H não seja o suficiente.

Entre outras coisas...

Eu acredito que dá certo, sem problemas. Só resolver questões como essas.

Porque não pode ter outros tipo de malte, não da para reaproveitar algum mosto congelado qualquer ajustando a densidade?

Primeiro, pelo custo. :)

Segundo, muito dos maltes especiais já tiveram seus açucares convertidos no processo de malteação, não oferecendo açúcares para a levedura.

Tenho feito starters com mosto das minhas brassagens, a cada brassagem retiro uns 3 litros de mosto e guardo no congelador, quando vou fazer a brassagem, calculo o total de leveduras no Brewersfriend, coloco nutrientes no mosto e tenho feito os starters com sucesso, geralmente tenho feito duas brassagens de 30 a 35 litros, 60 a 70 litros no total, tenho feito um starter múltiplo com início de 1,5 litros de mosto e um pacote de levedura seca por 24 horas, e o segundo passo com 2,5 litros de mosto e nutrientes por mais 24 horas, estou me preparando para guardar a levedura em slants com ágar + DME na geladeira, aí sim os starters vão demorar mais um pouco.

Obrigado pelas dicas pessoal, mas principalmente a questão de add o fermento apenas no dia seguinte... pré supondo que as bombonas foram devidamente sanitizadas, acreditam que pode dar certo ou terei problemas?

A quase 6 meses eu venho fazendo isso, add o fermento no dia seguinte de manhã, com a temperatura do mosto entre 16 a 18ºC.

Cuide da sanitização.

Obrigado pelas dicas pessoal, mas principalmente a questão de add o fermento apenas no dia seguinte... pré supondo que as bombonas foram devidamente sanitizadas, acreditam que pode dar certo ou terei problemas?
Amigo, se sua sanitização estiver ok e a bombona bem vedada, acredito que não terá problemas, pois vai ter muito poucas leveduras selvagens no processo, e logo vai inocular a levedura em quantidade considerável e que vai tomar conta do processo de fermentação, mas é como disse, sua sanitização deve ser confiável.

Enviado de meu ASUS_X00ADA usando Tapatalk

Back