• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Starter de Levedura Seca perde reservas celulares?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MarcosCrelier

Member
Reaction score
2
Fala Galera,

Gostaria de tirar algumas informações e dúvidas sobre esse tema.
Estou lendo o livro Yeast (livro muito foda por sinal) e nele me deparei com essa questão de Starter.

O autor C. White diz quando fazemos starter de levedura seca simplesmente esgotamos as reservas de esteróis e ácidos graxos das células que os produtores colocam quando preparam as leveduras.

Alguém sabe dizer sobre essa informação?

Sei que quando utilizamos levedura seca há uma reserva desses elementos e por esse motivo a aeração não seria necessária (neste caso). Já fiz cervejas sem arear e usando levedura seca e tive bons resultados.

Mas será que quando fazemos Starter delas, perdemos essas reservas e a aeração chega a ser essencial?

Bom galera, essa é minha dúvida.
Se alguém tem experiencias e informações extra sobre o assunto, por favor deixem comentários :tank:

:ban:

Fala Galera,

Estou lendo o livro Yeast (livro muito foda por sinal) e nele me deparei com essa questão de Starter.

O autor C. White diz quando fazemos starter de levedura seca simplesmente esgotamos as reservas de esteróis e ácidos graxos das células que os produtores colocam quando preparam as leveduras.

Sei que quando utilizamos levedura seca há uma reserva desses elementos e por esse motivo a aeração não seria necessária (neste caso). Já fiz cervejas sem arear e usando levedura seca e tive bons resultados.

Mas será que quando fazemos Starter delas, perdemos essas reservas e a aeração chega a ser essencial?

Se alguém tem experiencias e informações extra sobre o assunto, por favor deixem comentários :tank:

Sim, ao fazer starter de levedura seca, precisa aerar o mosto.

Pq? Pois como vc mesmo leu, os ácidos graxos e esteróis são essenciais para que as células consigam se multiplicar e em um starter, essas reservas são consumidas. Disponibilizando oxigênio, as leveduras podem sintetizar os esteróis e ácidos graxos que precisam, para poderem se reproduzir.

Fala Galera,

Sim, o que vc disse é exatamente o que acontece.

Back