• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

sparge e eficiência

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Muito esclarecedor, Guenther, obrigado. Tendo a certeza que esta "mal formação" da cama de grãos está prejudicando uma lavagem homogênea, vou focar agora em tentar resolver o problema. As opções que vc deu do que pode causar o problema já vão me ajudar a buscar a solução.

Faço a recirculação constante durante a mosturação porque idealizei meu equipamento como um HERMS manual, se é que existe isso, hehehehe. Tenho uma panela em cima do fogão com a água de lavagem e uma serpentina dentro. A panela de mosturação fica num nível inferior em frente ao fogão, aqueço a água nela com um ebulidor até atingir a temp de lançar os grãos e mantenho a temp durante toda a mostura fazendo uma recirculação constante do mosto que se mantém aquecido após passar pela serpentina imersa na panela de cima. Meço a temperatura com um termômetro direcionado na saída da mangueira que repousa sobre a cama de grãos. Preciso apenas ligar o fogão de vez em quando para manter a mosturação na temperatura que desejo ou para aumentar a temperatura para fazer uma rampa. Tinha a ideia que nesse sistema de recirculação constante eu conseguiria uma clarificação bem melhor do que quando circulava só no final... Se vc diz que não faz diferença, vivendo e aprendendo, talvez até abandone esse conceito.

Novamente, obrigado pela resposta!

Abraço!

@Guenther, se minha pergunta não for relevante a este tópico, por favor me perdoe. Minha primeira dúvida e comentário.

Estou montando meu segundo equipamento, onde quero utilizar um sistema com 2 panelas ( uma para mosturação e fervura e outra para lavagem).

Onde na mosturação terá uma panela interna e uma externa, sendo a interna com o fundo furado ( fundo falso) utilizando como fonte de obter calor a resistência e circulação contínua para homogenizar a temperatura.

Logo depois da mosturação, circulação e mashout, levantarei a panela para que o mosto fique na panela externa já partindo pro processo de fervura.

Porém antes, terá a segunda panela no caso de lavagem, com água aquecida para fazer a lavagem dos grãos tentando extrair mais açúcar e aumentar a eficiência (ou volume e densidade esperado).

Pergunta: Como a panela interna com grãos estará suspensa, e o mosto descido para a panela externa, eu fazendo a lavagem, os grãos estarão digamos que "secos", isso não pode fazer com que a lavagem tenha uma eficiência menor? Pois a água que entrar para fazer a lavagem não passará homogeneamente no mosto, como se estivesse ao mesmo tempo que saindo mosto, na mesma proporção entrando água para a lavagem proporcionando uma fluidez ?

Como nesse meu sistema consigo resolver esse problema ( caso seja um problema) da lavagem para ter eficiência? Ou seria melhor colocar todo o volume da receita direto na panela de mosturação, circular, suspender a panela e partir pra fervura?

Não sei se minha pergunta é primária, ou irrelevante, porém pesquisei por 5 dias aqui no fórum e não obtive uma resposta específica sobre isso

Muito Obrigado

@Guenther, se minha pergunta não for relevante a este tópico, por favor me perdoe. Minha primeira dúvida e comentário.

Estou montando meu segundo equipamento, onde quero utilizar um sistema com 2 panelas ( uma para mosturação e fervura e outra para lavagem).

Onde na mosturação terá uma panela interna e uma externa, sendo a interna com o fundo furado ( fundo falso) utilizando como fonte de obter calor a resistência e circulação contínua para homogenizar a temperatura.

Logo depois da mosturação, circulação e mashout, levantarei a panela para que o mosto fique na panela externa já partindo pro processo de fervura.

Porém antes, terá a segunda panela no caso de lavagem, com água aquecida para fazer a lavagem dos grãos tentando extrair mais açúcar e aumentar a eficiência (ou volume e densidade esperado).

Pergunta: Como a panela interna com grãos estará suspensa, e o mosto descido para a panela externa, eu fazendo a lavagem, os grãos estarão digamos que "secos", isso não pode fazer com que a lavagem tenha uma eficiência menor? Pois a água que entrar para fazer a lavagem não passará homogeneamente no mosto, como se estivesse ao mesmo tempo que saindo mosto, na mesma proporção entrando água para a lavagem proporcionando uma fluidez ?

Como nesse meu sistema consigo resolver esse problema ( caso seja um problema) da lavagem para ter eficiência? Ou seria melhor colocar todo o volume da receita direto na panela de mosturação, circular, suspender a panela e partir pra fervura?

Não sei se minha pergunta é primária, ou irrelevante, porém pesquisei por 5 dias aqui no fórum e não obtive uma resposta específica sobre isso

Muito Obrigado
Sem dúvida vai ter uma eficiência menor.

É que na realidade, você está indo por um caminho contra-producente, porque você quer fazer lavagem... mas está usando um sistema single vessel meio "hibrido".

Em resumo, o que quero dizer é que você poderia ter simplesmente um sistema single vessel e aproveitar todas as vantagens dele sem esperar uma eficiência alta, ou poderia ter um equipamento normal de 3 panelas e uma eficiência mais alta. Ou seja, ou você faz uma coisa bem feita, ou outra.

No meu caso, está querendo o meio termo..... e o resultado vai ser, pela minha experiência? Um meio termo.

Veja que fazendo BIAB sem fazer nenhuma força pra obter eficiência alta, já se consegue algo por volta de 65%. Nesse sentido, vale a pena fazer tudo isso aí pra ter uma eficiência 5 ou 10% no máximo maior? Na minha visão, não.

Abraço,

Latest posts

Back