Sparge com Água Fervendo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AntonioMartins

Well-Known Member
Joined
May 5, 2014
Messages
802
Reaction score
390
Location
Nova Friburgo
Salve Cervejeiros!


Estava pensando aqui, se quando se faz decocção o malte / mosto é fervido, qual seria o problema de deitar água fervendo (ou quase) na cama de grãos durante o sparge?

Creio que água fervendo ajudaria a extrair mais açúcar dos grãos.

Quais seriam os contras deste processo?
 
Já pesquisei um pouco....

Na decocção o mosto está "denso" e com PH baixo, então a temperatura alta (fervura) não vai resultar em extração e taninos.

No sparge a densidade do mosto cai (diluição) e o PH vai se modificando também, devido ao acréscimo da água (caso não tenha o PH ajustado).

A combinação mosto diluído + PH mais elevado + altas temperaturas vai resultar em extração de taninos.

Acho que é isso.
 
E como vc vai garantir que esse pH vai se manter em 5.2 durante a lavagem?

corrigindo antes com phometro e acido láctico

mas isso não sou eu quem vai fazer e sim quem deu a idéia
eu só tô comentando o caminho que por ventura ele queira fazer a experiencia
 
corrigindo antes com phometro e acido láctico

mas isso não sou eu quem vai fazer e sim quem deu a idéia
eu só tô comentando o caminho que por ventura ele queira fazer a experiencia
Corrigir antes não garante nada. Você vai depender da capacidade tamponante do malte e de outros fatores.
 
é só deixar então a agua de lavagem com ph corrigido 5.2

Não basta o pH. A alta concentração do mosto também ajuda a reduzir a extração de taninos.

Só que a informação de que decocção não extrai taninos é errada, ela extrai sim. O que ocorre é que a alta concentração de proteínas naquele mosto concentrado ajuda a precipitar esses taninos, então a maior parte deles não estará presente na cerveja final.

http://byo.com/malt/item/147-arent-...you-boil-part-of-your-mash-during-a-decoction

https://www.homebrewersassociation....pdf/2014/Debunking the Detested Decoction.pdf

Abraço
 

Latest posts

Back
Top