• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Solda do fundo falso

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

PedroBrew1

Active Member
Reaction score
18
Boa noite cervejeiros!

Fui em uma retífica na minha cidade para tentar fazer um fundo falso e consegui um bom preço com material de inox (gastei 50,00!):

Ficou muito bom, encaixou muito bem na panela (ainda está sujo nas fotos), mas fiquei na dúvida em relação ao perigo e toxicidade da solda utilizada.
Não tenho nem ideia qual o tipo de solda foi utilizada, mas a retífica é BEEEEEMMM simples (quase uma garagem).

Alguém tem alguma informação se pode ser utilizada as soldas mais comuns (que deve ter sido a utilizada) nesse tipo de equipamento?

Olá PedroBrew, minha primeira mensagem no fórum!
Então, sugiro que você pergunte qual foi a solda utilizada, pois ela varia de acordo com o tipo do aço, que deve ser o 304. Não dá pra ver muito bem a qualidade da solda ou se ela foi tratada depois, mas parece que não houve tratamento.
Não tenho certeza, mas acho que não precisava soldar. Estou começando agora também, e ando estudando bastante. Se alguém souber, me corrija por favor. Pensei em usar pequenos parafusos de inox pra fixar os pés e a alça. Segue uma foto de como deve ser a solda antes do tratamento. Eu achei este artigo quando pensei em soldar o meu.

Abraço

Attachments

• solda.jpg
    solda.jpg
    59.9 KB
Boa noite cervejeiros!

Fui em uma retífica na minha cidade para tentar fazer um fundo falso e consegui um bom preço com material de inox (gastei 50,00!):

Ficou muito bom, encaixou muito bem na panela (ainda está sujo nas fotos), mas fiquei na dúvida em relação ao perigo e toxicidade da solda utilizada.
Não tenho nem ideia qual o tipo de solda foi utilizada, mas a retífica é BEEEEEMMM simples (quase uma garagem).

Alguém tem alguma informação se pode ser utilizada as soldas mais comuns (que deve ter sido a utilizada) nesse tipo de equipamento?
Cara, essas soldas precisam simplesmente serem limpas/lixadas com escova de aço inox, ou decapadas.

Se as soldas foram bem feitas ou não, isso vais ver com o tempo caso elas apresentem oxidação. A aparência dela do jeito que está pouco tem a ver, pois qualquer solda fica com fumos inicialmente. Depois é que realmente se mostra bem feita ou não. Não parece ser uma solda muito boa... mas é preciso ver com o tempo.

Não sei pra que tipo de panela está fazendo isso..... mas eu deixo a dica: hoje em dia existem fundos-falsos prontos pra tudo que é tipo de panela, e se não houver, há quem faça de forma mais simples que esse aí, com garantia de bom funcionamento.

Abraço,

Cara, na maioria dos casos, inox é soldado com TIG, e digamos que não é a solda mais facil de se aprender a executar. Pelas fotos, digo que a solda não foi bem feita, ou o material aqueceu muito (parametros de soldagem errados ou falta de experiencia do soldador) e perdeu o cromo livre em suspensão ou ainda vazão errada do gas de proteção, o que gerou essa oxidação superficial e muito provavelmente porosidades e contaminação da poça de fusão. Mas como ja foi dito, apenas por fotos não tem como dizer com certeza se esta boa ou não, ou se vai te dar dor de cabeça futuramente. E reforçando o que o Guenther falou, não é necessário nenhum tratamento (claro, nesse tipo de aplicação, onde a ZTA não afeta em nada o equipamento) das soldas, apenas a limpeza.

abraços

Amigo, não sei dizer se terá problemas com a solda, mas apoio o que o Dasbera disse... não seria necessário fazer solda alguma, bastava colocar parafusos de inox com uma porca em cada lado do fundo falso.
Com isso você ainda ganha a vantagem de poder ajustar o tamanho do espaço abaixo do fundo falso.

Back