• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Sobre amargor/ IBU produto final

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cervejaria93

Member
Reaction score
1
Pessoal a algum tempo foquei em fazer IPA, em especial Americana, todo calculo que faço de lupulagem/receita é via Beersmith, chegando sempre no que desejo no aplicativo, porém o produto final nunca esta com o amargor evidente ou esperando na hora de degustar, faço brassagens de 40lts com insfusão simples, porém meu fogão não é de alta pressão, e nunca na hora da fervura tenho o mosto borbulhando, mas sim numa temperature bem alta.

Alguém já teve o mesmo problema? Imagino que pela minha fervura não ser vigorosa não estou conseguindo exomerizar o lupulo com perfil de amargor adequadamente.

Pra começar tentaria resolver o problema da fervura pra depois pensar em outros problemas. Pode talvez adicionar uma resistência usando junto com o fogo, aquelas resistências estilo fritadeira que só coloca por cima da panela fácil sem furar.

e a palavra certa é "isomerisar" hehe

Fazer infusão simples não tem absolutamente nada a ver com ter, ou não, fogareiro de alta, baixa pressão, ou aquecer a água da infusão com ebulidor. Além disso, fazer infusão simples e deixar cair a temperatura ao natural gera conversão completa tanto quanto ficar mantendo a temperatura o tempo inteiro... a diferença entre as duas técnicas está na diferença de corpo.

Ao meu ver, teu problema pode estar em dois lugares:

1) Podes estar tendo problema de fermentação, atenuação, conversão incompleta que estão deixando tua cerveja doce. Nesse momento, qual é o raciocínio mais fácil pra maioria? "Pouco lúpulo!". Não...... o lúpulo pode estar correto.... a cerveja que pode estar doce por problemas de fermentação, e isso gera uma sensação de pouco amargor. É o mesmo que colocar sal demais numa comida, e amenizar isso com açúcar.

2) Mosto..... tem que ferver. Pelo visto, você não está fervendo. Logo????????????? Tem que resolver isso..... não tem choro. Fervura razoavelmente intensa é uma técnica de sucesso de séculos.... isomeriza os alfa ácidos dos lúpulos, estabiliza a o mosto, coagula e quebra proteínas e por consequência gera uma cerveja mais límpida dentre outras coisas, etc.

Abraço,

Obrigado pela ajuda pessoal, realmente @Guenther acredito que seria pela 2) alternativa, estamos na troca do fogareiro, em breve se o problema estiver resolvido ou não coloco aqui para nosso registro. Abraço a todos!!

Como Guenther ja escrevi, a fervura do mosto e basico de saber. Um fogão simples que serve custa 100 Reais, uma botija ao lado e pronto.
Eu usa circular tijolos para suportar o peso, é mais seguro.

Abraço

Back