• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Sistema Controlador Para Brassagem Elétrica

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Gente, ta chegando a fase de montar a parte elétrica mesmo e tão aparecendo as dúvidas...

Pretendo montar tudo conforme os esquemas que vocês mandaram mas como eu vou ter certeza que, ao ligar o fase e o neutro nos plugues que não vai haver inversão de polaridade na hora que eu colocar esses plugues na tomada?

Isso é algo que eu tenha que me preocupar ou não?

Gente, ta chegando a fase de montar a parte elétrica mesmo e tão aparecendo as dúvidas...

Pretendo montar tudo conforme os esquemas que vocês mandaram mas como eu vou ter certeza que, ao ligar o fase e o neutro nos plugues que não vai haver inversão de polaridade na hora que eu colocar esses plugues na tomada?

Isso é algo que eu tenha que me preocupar ou não?

Não se preocupe com isso, ligue conforme mostra o esquema, se fosse assim, todo aparelho eletrônico teria uma tomada com sentido único para ligar.

Abraço

Fabiano, você pode me explicar como foi que você fez a ligação com os leds pra indicar quando o sistema está ligado?
Queria fazer no meu sistema mas não faço a menor ideia de comoo

Fabiano, você pode me explicar como foi que você fez a ligação com os leds pra indicar quando o sistema está ligado?
Queria fazer no meu sistema mas não faço a menor ideia de comoo

Eu simplesmente peguei a fase e o neutro (110V) que alimenta o dispositivo que quero monitorar ou fase-fase (220V) e liguei no led. No caso do sinaleiro que pega fase que sai do rele de estado solido (SSR), como ele tem uma alta impedância e resistência ele acaba que tem uma corrente muito pequeno (miliamperes), só que essa corrente é suficiente para acionar o led. A solução, que ainda não implementei é colocar um trimpot na fase que sai do SSR para que só "mostre" corrente quando o rele estiver acionado. Esse armengue citado acima só é necessário para o led do SSR, pois para os da tomada e disjuntor há um elemento que corta a corrente completamente (apagador ou o próprio disjuntor).

Espero ter esclarecido.

SDS,

Fabiano da Mata

Mais uma dúvida, simples...
Eu vou ligar um dimmer de potência na resistência, esse dimmer deve estar ligado antes ou depois do SSR?

Qual a função do dimmer? Não comprei porque achei que o PID já cumprisse essa função.

Na verdade eu quero usar o dimmer pra controlar a fervura, a minha resistência é de 4000w, talvez seja muito forte pra fazer lotes de 20 litros e faça uma fervura intensa demais...

Mais uma dúvida, simples...
Eu vou ligar um dimmer de potência na resistência, esse dimmer deve estar ligado antes ou depois do SSR?

Realmente é importante para não fazer a fervura ser intensa demais. Manda o link do produto pra ver e tentar ajudar, foto etc.

Aliás, os eletricistas de plantão, não querendo abusar mas já abusando, tem algum esquema que me permita ligar a resistência sem o controlador sem ser liga-la direto na tomada?

Tipo um by-pass na caixa de comando?

Ao que tudo indica, tem que ligar antes dos cabos que energizam a resistência.

Vc vai fazer a ligação normal como SSR, e os 2 fios que vão para a resistência entram no dimmer, e depois, os 2 saem do dimmer e vão para a resistência.

Qdo o dimmer estiver em 100% vai funcionar a toda potência.

Na hora da fervura, coloque o PID em 105C e qdo atingir a fervura rode o dimmer até a potência desejada.

Eu de qualquer maneira usaria o dimmer em panela de fervura, sem uso de SSR e PID, pois não precisa de controle de temperatura além do dimmer.

Você está fazendo um BIAB?

Abraço

Aliás, os eletricistas de plantão, não querendo abusar mas já abusando, tem algum esquema que me permita ligar a resistência sem o controlador sem ser liga-la direto na tomada?

Tipo um by-pass na caixa de comando?

Eu não entendi bem o que você quer fazer.

Seria ligar > Resistência + Chave liga/desliga + Dimmer ?

Acho que talvez bastaria vc fazer essa ligação na caixa, com uma entrada diferente pra resistência, assim teria uma entrada para usar com o controlador, e outra pra usar sem, plugando no que tivesse que usar na hora, mas como eu disse no comentário anterior, acho que vc pode usar com o controlador em uma temperatura acima dos 100C e assim o SSR não desligaria a resistência.

Sim cara, vou fazer um BIAB...

Quanto a ligação, acho que vou fazer isso, uma entrada separada para controlar a fervura via dimmer...

Meu medo de usar só o PID é gerar uma fervura intensa demais e evaporar muito ou acontecer caramelizacao...

Sim cara, vou fazer um BIAB...

Quanto a ligação, acho que vou fazer isso, uma entrada separada para controlar a fervura via dimmer...

Meu medo de usar só o PID é gerar uma fervura intensa demais e evaporar muito ou acontecer caramelizacao...

Mas veja, com o dimmer, vc vai controlar a potência, então não tem o que temer.

A resistência vai estar em 100%, mas vc usando o dimmer, vai liberar só um percentual de energia pra ela, e assim não vai ter esse problema, não tem problema ligar com o PID não.

Pois é, eu sei, mas e se o meu sensor estiver no retorno da recirculacao por exemplo, dai não tem como eu usar o PID, saca?

Pois é, eu sei, mas e se o meu sensor estiver no retorno da recirculacao por exemplo, dai não tem como eu usar o PID, saca?

Claro que pode, se a temperatura do sensor for abaixo do que vc inserir nele, a resistência vai sempre ficar ligada.

Na verdade eu quero usar o dimmer pra controlar a fervura, a minha resistência é de 4000w, talvez seja muito forte pra fazer lotes de 20 litros e faça uma fervura intensa demais...

Com 4000w eu fervi 80 litros sem problema.

Pois é, se você ferveu 80 litros sem problema imagina o "estrago" que faz com 20 hehehehhe

Bala ou Fabiano, como ligar eu entendi... Quero saber agora como programo as rampas...

Ainda não liguei, é intuitiva a interface ou tem muita complicação???

Alguém consegue explicar resumidamente quais são os passos? Juro que li o manual e fiquei bem confuso...

O tic é baba, o manual é bem claro, agora esse....

Bala ou Fabiano, como ligar eu entendi... Quero saber agora como programo as rampas...

Ainda não liguei, é intuitiva a interface ou tem muita complicação???

Alguém consegue explicar resumidamente quais são os passos? Juro que li o manual e fiquei bem confuso...

O tic é baba, o manual é bem claro, agora esse....

Isso depende do controlador que vc comprou, que faz rampas não é qualquer um, qual seu modelo?

Hummmm entendi, então a programação dele é semelhante a do tic 17?

Galera, preciso duma força... esse final de semana estava empolgadossimo pra montar o equipamento e fazer uma cervejinha e não deu!

Tentei usar esses dois esquemas

ImageUploadedByTapatalk1396867452.177077.jpg
ImageUploadedByTapatalk1396867460.747583.jpg

Mas não deu jeito... Perdi o sábado todo e nada...

Mexi nas ligações várias vezes e a algumas vezes funcionava o controlador e não o relê... Outra não funcionava nada, outra funcionava o relê e o controlador.... O esquema um mesmo não acendia nada

A única coisa que nunca funcionava era a maldita resistência...

Será que eu fiz alguma ligação errada na resistência? Ligando ela na tomada de 20 ampères, o disjuntor, tb de 20, caia direto!

Enfim, foi um final de semana de total decepção! Além disso ainda me queimou a fonte da bomba... Só alegria...

Só me restou beber cerveja já que fazer não deu...

Estou pensando em usar esse esquema aqui que me pareceu mais simples...

ImageUploadedByTapatalk1396867441.083436.jpg

Galera, preciso duma força... esse final de semana estava empolgadossimo pra montar o equipamento e fazer uma cervejinha e não deu!

Tentei usar esses dois esquemas

View attachment 113673
View attachment 113674

Mas não deu jeito... Perdi o sábado todo e nada...

Mexi nas ligações várias vezes e a algumas vezes funcionava o controlador e não o relê... Outra não funcionava nada, outra funcionava o relê e o controlador.... O esquema um mesmo não acendia nada

A única coisa que nunca funcionava era a maldita resistência...

Será que eu fiz alguma ligação errada na resistência? Ligando ela na tomada de 20 ampères, o disjuntor, tb de 20, caia direto!

Enfim, foi um final de semana de total decepção! Além disso ainda me queimou a fonte da bomba... Só alegria...

Só me restou beber cerveja já que fazer não deu...

Estou pensando em usar esse esquema aqui que me pareceu mais simples...

View attachment 113672

Definitivamente seu esquema de ligação não é o problema, e portanto nos resta procurar o problema isoladamente.

Estive lendo todos os posts para ver as dúvidas que surgiram.

O Fabiano tinha dúvida com os reles, e após o teste, ele consegui ligar sem problemas.

Eu já disse outra vez que o REX-C100 tem vários modelos, e tem que ter certeza que o vendedor mandou o modelo com saída para o SSR, e assim pra ter certeza só abrindo ele mesmo.

Já postei o PDF aqui antes: http://www.homebrewtalk.com.br/atta...-controlador-para-brassagem-eletrica-c100.pdf

Após ter certeza que ele realmente aceita o uso do SSR, teste o rele (SSR).

Se o disjuntor fica caindo, e for do tipo eletrônico, agora me fugiu o nome do modelo, ele fica desarmando com qualquer corrente que passe, e como já comentaram aqui o rele fica sempre um pouco energizado.

Se o controlador for o problema, parece que uma fonte de 5v pode resolver o problema, se for rele, troca-lo. Se vc olhar, tem escrito no SSR 3~32VDC , o que significa que ele precisa de uma corrente entre 3 e 32v pra funcionar, dai o uso de uma fonte, ou fazer o esquema do PDF pra ele ter essa corrente.

A resistência, teste ela sozinha, so por desencargo de consciência tbem, mas use um disjuntor pra ligar/desligar ela ok, cuidado com energia.

Testando todos componentes, e tendo certeza de seu funcionamento, sei que vai ser fácil ligar tudo, se eu tivesse que apostar em alguma coisa, seria que o REX-C100 que te enviaram não tem suporte pra rele (SSR) como o meu, mas após a ligação que fiz, funcionou tudo de boa.

Vamos nos comunicando.

Abraço

Cara, hj eu vou testar o esquema de ligação de novo com uma lâmpada no lugar da resistência... Mas eu comprei o REX junto com o SSR e termopar, um kit fechado, acho que funciona com o ssr sim...

Vamos ver de funciona...

Ja da resistência, pedi prum eletricista fazer uma nova tomada de 32a na casa da minha sogra... Final de semana estava ligando ela em uma que estava ligada num disjuntor de 20a e não teve jeito... Somando tudo que estava ligado (luminárias e equipamentos de aquário) caia o disjuntor...

Cara, hj eu vou testar o esquema de ligação de novo com uma lâmpada no lugar da resistência... Mas eu comprei o REX junto com o SSR e termopar, um kit fechado, acho que funciona com o ssr sim...

Vamos ver de funciona...

Ja da resistência, pedi prum eletricista fazer uma nova tomada de 32a na casa da minha sogra... Final de semana estava ligando ela em uma que estava ligada num disjuntor de 20a e não teve jeito... Somando tudo que estava ligado (luminárias e equipamentos de aquário) caia o disjuntor...

Cara,

O certo é vc puxar do quadro de distribuição um disjuntor só pra isso mesmo.

Até o quadro de distribuição geralmente chegam fios de 8 a 10mm, são 3 aqui em casa, 2 com fase e um neutro, logo qdo quero 110v ligo fase+neutro e 220v fase+fase.

Puxei 2 fases e liguei em um disjuntor bipolar 20A, e uso resistência de 3Kw, assim aguenta.

Estou querendo aumentar pra 2 resistências, uma de 3Kw e outra de 4Kw, dificilmente devem ficar ligadas juntas ao mesmo tempo.

Lembre-se que te o disjuntor da entrada da residência, ele tbem não pode ser ultrapassado em valores pelos do quadro de distribuição da casa.

O melhor é o que vc esta fazendo mesmo, chame um eletricista, vale a pena, se possível, faça aterramento, nem que seja so para a panela.

Abraço

Latest posts

Back