• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Servomyces - nutriente

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Reaction score
54
Boa tarde, pessoal!

Comprei pela primeira vez o Servomyces. Quero fazer uma Dubbel aproveitando a lama de uma Belgian Pale Ale 1.050 que estou fermentando com 1 vial do Bio4 Belgian Strong Ale (p/ 25L).

A minha intenção é reaproveitar essa lama para, aí sim, fazer uma Dubbel 1.070.

O fermento já sofreu com a minha aeração palha, na base do splash e sacode. O vial já tinha mais de mês (a data era de 18/07 e a viabilidade, segundo o BeerSmith, era de 65%). Aí pensei: pô, na segunda geração, vou dar uma força pra esse bicho com o Servomyces. Tem fundamento?

Alguém aí usa o Servomyces? As instruções são de 1g para cada 100L de mosto.
Como no pacote vem 10g e minhas levas são de 25L, tô pensando até em usar sempre esse negócio, colocando 1/4 de grama em todas as levas, até mesmo quando eu usar fermento seco na quantidade correta. Com certeza, não atrapalha, né?

Abraços
Rodrigo

Olá Rodrigo,

Estou passando pelo mesmo dilema, se começo a usar ou não os nutrientes em minhas cervejas com alta OG, principalmente quando for reutilizar a lama.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404081&highlight=servomyces

Neste tópico o Paulo menciona que aparentemente diminui o tempo de fermentação e é indicado para cervejas com mais adjuntos misturados. Mas também que o malte já possui os nutrientes necessários.

Você pode relatar como foi a experiência?

Rodrigo,

Você já testou a técnica do azeite? (pingar uma micro gota de azeite no mosto já frio antes de inocular o fermento). Aparentemente esta técnica "substitui" a aeração do mosto, bastando dar uma misturada.

Estou testando para ver se a fermentação/atenuação rola legal. Acho que deve estressar menos as leveduras (eu suponho) mas nem sei como avaliar isso :)

Abraços,

usei o azeite uma vez mas - olha a minha cabeça: peguei um palito de dentes, de madeira, sem sanitizar nem nada, passei ele no azeite e deixei escorrer bem, pra sair o excesso. Aí peguei esse palito e mexi com ele na lama. Resultado: contaminação. heheh
A lama era de uma weiss que tinha fermentado com o Bio4. Aí fiz uma hopweiss, cheia de Citra e Amarillo caríssimos :(, fiz isso aí do palito e joguei a cerveja por cima. Poucas horas depois o airlock já estava uma metralhadora, como nunca tinha visto igual. 24 horas depois, a atividade já estava reduzindo e o fermento já estava baixando. A cerveja ficou horrível. 1 semana depois de envasada, já estava com altíssima pressão nas garrafas e fazendo gushing. Joguei tudo fora antes que algo de ruim acontecesse.

Olá Rodrigo,

Já fiz o mesmo, inclusive com o palito de dente (acho que era o que tínhamos mais acessível às mãos rs..) meu resultado foi parecido, contaminação, mas meu airlock demorou umas 6 horas para começar a borbulhar intensamente. Se bem que usei apenas metade da lama e "meia" gota de azeite para 22l.

Acabei tomando.. tenho muita pena de jogar fora e as vezes me puno tomando/aprendendo com os erros (quando é tragável).

Você acha que por ter usado a lama toda pode ter tido excesso de leveduras? e off-flavor pela fermentação excessivamente rápida?

Mestres cervejeiros de plantão, por favor ajudem nessa.

Abraços, obrigado e saúde!

Olá Rodrigo,

Estou passando pelo mesmo dilema, se começo a usar ou não os nutrientes em minhas cervejas com alta OG, principalmente quando for reutilizar a lama.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404081&highlight=servomyces

Neste tópico o Paulo menciona que aparentemente diminui o tempo de fermentação e é indicado para cervejas com mais adjuntos misturados. Mas também que o malte já possui os nutrientes necessários.

Você pode relatar como foi a experiência?

O malte tem os nutrientes necessários pra uma cerveja de OG baixa e um fermento bem saudável.

Não adianta pensar que é o suficiente pra uma strong imperial dubbel usando um fermento recém saído de outra fermentação e sem oxigenação...

Pro pessoal de fora do país que tem acesso muito mais fácil às coisas é pratica comum usar oxigênio, nutriente e fazer starter agitado pra todas as levas... acho que esse é o melhor dos mundos. Ainda assim a gente tem que cuidar pra não botar demais de tudo isso, usando substitutos ou não, também é um risco...

abraço

Acho que o azeite é um risco visto que os nutrientes não são tão caros, pois duram uma eternidade. O azeite, além de poder contaminar, pode comprometer a retenção de espuma se for usado muito. Já usei, deu certo, ressuscitou um WLP570 vencido mais de 1 ano, mas não faria novamente, pois acho que não vale o risco. Uma coisa que alguns americanos fazem é, na fervura, colocar um pouco de fermento usado (até mesmo fermento seco de pão). As leveduras mortas servem de alimento e nutrientes para as vivas.

Para cervejas com OG alta, é aconselhável usar nutrientes.

Acho que o azeite é um risco visto que os nutrientes não são tão caros, pois duram uma eternidade. O azeite, além de poder contaminar, pode comprometer a retenção de espuma se for usado muito. Já usei, deu certo, ressuscitou um WLP570 vencido mais de 1 ano, mas não faria novamente, pois acho que não vale o risco. Uma coisa que alguns americanos fazem é, na fervura, colocar um pouco de fermento usado (até mesmo fermento seco de pão). As leveduras mortas servem de alimento e nutrientes para as vivas.

Para cervejas com OG alta, é aconselhável usar nutrientes.

Azeite e nutriente são coisas diferentes com propósitos um pouco diferentes.

O azeite de oliva atua como substituente de um cilindro de O2, ou uma aeração eficiente. Serve como fonte de ácido linoleico, necessário pra parede celular, que a levedura só consegue sintetizar quando existe oxigênio disponível, ou quando ela ganha 'de graça', como nesse caso.

O nutriente nitrogenado, que tem nas células mortas de levedura e nos ativantes de fermentação, é usado pela levedura de outra forma, como transportador de energia principalmente.

Então, nutriente não substitui aeração, nem vice-versa.

Sobre o azeite em relação à contaminação, eu também tinha essa preocupação no início. Mas comprei uma garrafa nova no mercado, lacrada, abri ela sobre uma chama (cuidado, não na chama, azeite pega fogo.) e transferi para um tubo de ensaio com tampa de rosca, que eu utilizo apenas pra esse propósito, sempre próximo à chama, nunca tive problemas quanto à isso. Mas com a quantidade já tive, tem que cuidar pra não exagerar mesmo.

Abraço

Azeite e nutriente são coisas diferentes com propósitos um pouco diferentes.

O azeite de oliva atua como substituente de um cilindro de O2, ou uma aeração eficiente. Serve como fonte de ácido linoleico, necessário pra parede celular, que a levedura só consegue sintetizar quando existe oxigênio disponível, ou quando ela ganha 'de graça', como nesse caso.

O nutriente nitrogenado, que tem nas células mortas de levedura e nos ativantes de fermentação, é usado pela levedura de outra forma, como transportador de energia principalmente.

Então, nutriente não substitui aeração, nem vice-versa.

Sobre o azeite em relação à contaminação, eu também tinha essa preocupação no início. Mas comprei uma garrafa nova no mercado, lacrada, abri ela sobre uma chama (cuidado, não na chama, azeite pega fogo.) e transferi para um tubo de ensaio com tampa de rosca, que eu utilizo apenas pra esse propósito, sempre próximo à chama, nunca tive problemas quanto à isso. Mas com a quantidade já tive, tem que cuidar pra não exagerar mesmo.

Abraço

Correto!!! Misturei um pouco as coisas na hora de escrever. Usei o azeite para ressuscitar as leveduras pois não tinha agitador magnético.
Mas o principal problema que eu vejo é a questão de quantidade de azeite. Para 20 litros, segundo experimentos, a quantidade ideal seria 0.0000833mL. Para nós é meio difícil estimar isso. O que eu fiz foi molhar a cabeça de uma agulha no azeite e misturar no mosto.

Eu uso o azeite sempre, mas tenho uma facilidade que nem todo mundo tem. Tenho um micropipetador laboratorial de 25ul (0,025ml) que uso para minhas levas de 60 litros. Funciona muito bem. Mas quem quiser um desses, só digitar no google, deve custar na faixa de 200 a 300 pila um (se achar que vale a pena, pois eu ganhei o meu).

Como esterilizar o azeite?

Dá para separar um quantidade para uso e fervê-la?

Como esterilizar o azeite?

Dá para separar um quantidade para uso e fervê-la?

Não... vc não pode esquentar o azeite de oliva pq senão satura o ácido graxo e dai ele perde a utilidade.

Não precisa esterilizar o azeite. Ele não vai ter contaminantes.

A melhor forma, acho eu, é como descrevi no post anterior, compra uma garrafa nova e lacrada. Limpa e esteriliza um tubo de ensaio com tapa de rosca, na panela de pressão, sanitiza a garrafa de azeite, abre ela e transfere uma quantidade pro tubo, num ambiente limpo, de preferencia próximo à uma chama, pode ser de uma vela.

Toda vez que vc usar o azeite, depois que tirar a tampa e antes de colocar de volta, aproxime a ponta da boca do tubo à chama, deixando entrar em contato com a chama, de leve.

Faça isso também com o objeto que vc vai inserir no azeite, pode ser um alfinete ou um arame, só espere ele esfriar (proximo à chama) antes de inserí-lo.

Não sei como o pessoal procede quanto à isso. Podem achar que eu sou exagerado. Mas é uma prática mais próxima possível de uma pratica limpa de laboratorio, como as que a gente usaria no cultivo de leveduras.

Abraço!

Back