Sanitização de Adjuntos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AntonioMartins

Well-Known Member
Joined
May 5, 2014
Messages
802
Reaction score
390
Location
Nova Friburgo
Salve pessoal.

Qual seria um método eficaz de sanitizar adjuntos, fora a fervura?

A fervura pode descaracterizar alguns tipos de adjuntos, mudando suas propriedades ou alterando seu aroma e sabor.

Por exemplo, se eu quiser colocar folhas de limão, laranja ou mesmo algum tipo de erva, fruta ou flores frescas em uma cerveja durante a fermentação secundária ou maturação, mas não quiser ferver, como sanitizar?

Será que deixar de molho em álcool 70º resolve?
 
Salve pessoal.

Qual seria um método eficaz de sanitizar adjuntos, fora a fervura?

A fervura pode descaracterizar alguns tipos de adjuntos, mudando suas propriedades ou alterando seu aroma e sabor.

Por exemplo, se eu quiser colocar folhas de limão, laranja ou mesmo algum tipo de erva, fruta ou flores frescas em uma cerveja durante a fermentação secundária ou maturação, mas não quiser ferver, como sanitizar?

Será que deixar de molho em álcool 70º resolve?

Bom, se vc não quer que entre qualquer microorganismo daquilo que vc vai botar na cerveja, não tem muito milagre, tem que sanitizar da mesma forma que sanitiza qualquer coisa.

As formas de sanitização são semelhantes, vc pode usar alcool, fervura, vapor, iodofor... nesses casos provavelmente tem que ver o que vc vai usar e o que melhor se adaptaria ao caso.

Coisas rugosas, com entrâncias, ou peles ásperas, como algumas frutas e folhas, tem as mesmas dificuldades que outros objetos com essas características, pode não ser muito fácil sanitizar.

Acho que para uma folha apenas lavaria e borrifaria um iodofor.

Quanto à frutas, é complicado deixar embebido em alcool ou mesmo iodofor, porque elas podem absorver e passar pra cerveja.

Vc ainda tem a opção de apenas lavar a fruta e adicionar na maturação, depois disso sulfitar a cerveja, como é feito com o vinho, isso vai garantir que não se procriem contaminantes, assim como vai provavelmente matar o fermento. Mas se vc for por esse veio cuidado com as quantidades e avise as pessoas que irão beber essa cerveja, porque tem bastante gente alérgica a sulfitos.

Abraço
 
Quanto às frutas, não dá pra fazer um suco e "pasteurizar" mantendo o suco a uns 80C por um tempo?

Eu não entendo nada disso mas li, talvez até na wikipedia, que manter nessa faixa por umas dezenas de minutos mata grande parte das bactérias e altera o sabor muito menos que a fervura...

Dá certo fazer isso?
 
Quanto às frutas, não dá pra fazer um suco e "pasteurizar" mantendo o suco a uns 80C por um tempo?

Eu não entendo nada disso mas li, talvez até na wikipedia, que manter nessa faixa por umas dezenas de minutos mata grande parte das bactérias e altera o sabor muito menos que a fervura...

Dá certo fazer isso?

Sim, existe uma correlação entre temperatura e tempo na pasteurização, quanto mais alta menos tempo. É eficiente pra matar a grande maioria dos microorganismos. Não mata esporos de mofo, por exemplo (nem fervura mata). Com certeza a pasteurização vai prejudicar menos o sabor do que a fervura, mas ainda assim algumas frutas podem modificar bastante o sabor depois do processo.
 
Chips de carvalho e cacau em pó embalado original (não a granel), eu não sanitizo..... primeiro porque a adição que eu faço pelo menos é na fermentação secundária, ou seja, o próprio álcool da cerveja já é ruim pra bactérias, e segundo que alguma coisa sobreviver dentro de embalagens naquelas condições em que os chips e o cacau estão, é bem difícil....... se algo sobreviver ali, e contaminar a ceva a ponto de estragá-la...... o bichinho até mereceu, porque ele é muito guerreiro.

Abraço,
 
Gostaria de ressuscitar esse tópico, pois estou com uma dúvida sobre a sanitização de adjuntos:

Estou pensando em fazer uma leva pequena de Pale Ale com Hibiscus, porém acho que a adição ao secundário seria o que deixaria mais aroma a cerveja...a dúvida é como sanitizar as pétalas do chá?

Já pensei também em fazer o chá e adicionar o líquido ao secundário, porém estou com medo de ferver o chá por um bom tempo para sanitizar e torná-lo muito adstringente...

Se mergulhar as pétalas em iodophor, acredito que possa perder o aroma, ou mesmo parte do iodophor ser sugado pelas pétalas...

O que vocês fariam?
 
To com a mesma duvida sobre o hibisco. Quero fazer uma saison e usar as folhas na maturação em busca da cor.
 

Latest posts

Back
Top