• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Saison com Brett - ajuda dos experientes

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Aproveitando o tópico aqui.

Pretendo fazer uma Saison de mesa e inocular uma Brett Bruxenllensis no envase. Vou de Levteck, ou seja um pacote de levedura liquida.
Minha ideia era de transferir a cerveja num balde para envase, inocular a brett e jogar o priming antes de engarrafar.

Meu medo é a lama da brettanomyces formar uma borra no fundo do balde. Será que esse método funciona, consigo homogeneizar a levedura com esse processo ou fica melhor inocular ela diretamente na garrafa?
Eu não acho que você teria problemas de homogeneização, se fizer o transvase e misturar, e engarrafar em seguida. Mas eu faria o inoculo individualmente por 2 motivos: reduzir a oxidação decorrente um transvase intermediário que pode ou não ser benéfico pra Brett dependendo do seu objetivo, e pra evitar a contaminação com Brett num balde 'limpo'. a não ser que você tenha um balde reservado pra usar com brett. Meus 2 centavos, os experts poderão dar uma dica diferente.

Show. ;)
Estava vendo no The Mad Fermentationist o Michael Tonsmeire fazer teste com 10 a 20 gotas por garrafas. Estou pensando colocar 1ml para cada 500ml.

Show. ;)
Estava vendo no The Mad Fermentationist o Michael Tonsmeire fazer teste com 10 a 20 gotas por garrafas. Estou pensando colocar 1ml para cada 500ml.
Legal, pra fazer refermentaçao na garrafa, um volume pequeno deve ser suficiente pra ela se multiplicar. Só é bom manerar o priming porque a Brett vai consumir todo açúcar residual não fermentado da sua saison, além do que usar no priming. Daí o risco de explosão de garrafa é considerável. Mas acertando o priming, a Brett é um toque interessante pra sua saison. ;)

Por isso pensei em fazer numa Saison de mesa, uma Grisette na verdade, para não ter muito residual. Mas vou ver quanto volume de CO2 gera um plato "fermentado" para ajustar o priming.

Back