• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

    Homebrewing Facebook Group

Safbrew Abbaye ??

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Inoculei ontem 1 pct reidratado para 12 litros de mosto de Dubbel - confesso que receoso com a fama de "ame ou odeie" dele. 3 horas e meia apos, fermentação vigorosa, que persiste após mais de 18 horas. 18° na geladeira, com sensor direto no líquido (Ageon.G101 Color). Provei após 14 horas, e fiquei bem feliz, o q percebo é a doçura, e sinalizando um bom futuro. Estou confiante, vamos ver. Cerveja belga não é fácil de beber/entender. Elas, no geral, tem características q fogem do "neutro". Então, é complicado se basear só por percepção de sabor/aroma de poutra pessoa. Comprei para testar, e por estar em promoção: 10,82. De uma marca reconhecida como a Fermentis, e com o nome Abbaye é impossível que ele seja esse lixo todo para cervejas belgas.
 
Minha experiência: fiz duas levas de Belgian Blond Ale usando T-58, ficaram ótimas! A mesma receita usando Abbaye: fiz duas levas que estão muito ruins, pensei que tinha contaminado no envase até que descobri esse post. Vou deixar maturar mais para ver se melhoram.

Não uso mais Abbaye!!!
 
Desculpem, exagerei...
O fermento Abbaye pede maior tempo de maturação.
O T-58, como tem menor poder de atenuação, exige menor tempo para amadurecer a cerveja. As levas com T-58 servem para fazer cervejas mais leves, menos complexas e rápidas. O fermento Abbaye consegue mais complexidade e por consequência maior tempo de maturação.

Usarei Abbaye novamente!! rsrsrsrs
 
Recebi a notificação com comentários novos desse tópico e já entrei esperando as pedradas...

conforme planejado eu fiz 2 levas de 50 litros usando a mesma receita, a primeira em fevereiro e outra logo depois.
Os convidados da festa gostaram, principalmente as mulheres.
Tem um primo da minha esposa querendo me pagar para fazer uma leva só pra ele.

Mas vamos a cerveja...

ABV 9,8%
Belgian Strong Golden Ale

o fermento trabalha muito vigorosamente, quando abria o freezer para ver dava pra perceber a quantidade de CO2 dentro do freezer.
Ele traz um aroma e sabor bastante frutado e apesar de ser muito alcoólica ficou bem equilibrada, um tanto doce inclusive (acho que por isso que as mulheres gostaram muito).

A unica coisa que eu não gostei foi da carbonatação, não sei se eu consegui errar nos 2 lotes, mas os dois ficaram pouco carbonatados, e eu aumentei a dose no segundo.
Não sei dizer se é erro meu ou uma característica do fermento, mas eu queria ela mais carbonatada do que está.

Semana passada eu abri um garrafa, 9 meses depois da brassagem. A cerveja tá uma delicia.
 
Este fermento é uma meleca... nunca mais uso... gerou um sabor horrivel na cerveja (fenólico), mesmo com todos os cuidados de controle da temperatura.
 
Achei ele ótimo em minha dubbel, tenho mais um sache que usarei amanhã, não sei se numa belgian IPA
 
Eu usei em uma belgian IPA e curti demais o resutlado. A breja ficou estereficada sim, mas não esperava outra coisa de uma cepa chamada Abbey. hehe
Ahh é um montro pra atenuar e a fermentação é meio que violenta, ao menos a minha foi, mesmo iniciando a fermentação a 17º.
 
Pessoal,

Vejam só o que eu li em muitos casos aqui:

- Fiz uma cerveja com ele e ficou ruim.
- Fiz duas cervejas e não gostei.

Certo, e as temperaturas? E a quantidade de fermento?

Eu já estou na terceira leva com esse fermento tentando descobrir qual temperatura ele fermenta melhor, dá melhor resultado, etc. Na primeira fermentei alto, depois comecei baixo e fiz rampa, e na última fermentei direto a 18.

Ou seja, se vocês fazem uma cerveja sem muito controle ou análise e já desistem de um fermento novo, estão perdendo uma imensa oportunidade de aprendizado.

A primeira leva que era uma Belgian Strong Golden ficou com uns 10% de álcool, e nos primeiros dias parecia que era defumada........ depois de algumas semanas, sumiu tudo. A segunda que fermentei um pouco mais baixo...... nada, ficou ótima... tudo certo. Já essa terceira que fermentei mais baixo ainda, tenho que ver, mas começo a notar uma tendência que inclusive é clássico das belgas.... o ideal é começar BEM baixo. A grande maioria das Belgas fortes começam entre 14 e 17 graus......... e vão subindo.

Abraço,
 
Então Guenter, voce ta certo, vamos tentar descobrir mais sobre o tal compartilhando informações.

Usei apenas uma vez.
Mosturação 90 minutos a 66º
OG de 1072
FG 1012
Inoculados 2 pacotes reidradados em 16 litros

Iniciei a fermentação a 17º e mantive assim por 3 dias.
Depois disso, com problemas na geladeira perdi o controle e apenas tentei baixar a temperatura com banho maria entre outros métodos nem tanto ortodoxos [emoji16] e em alguns momentos cheguei a medir 21º. Não me preocupei porque ao meu ver, o inicio que é mais crítico, já tinha passado em parte.
Com a fermentação terminada, senti esse mesmo "defumado" em meio ao frutado que era desejado mais ainda exagerado. Deixei mais quase 3 semanas no fermentador e engarrafei.
Com duas semanas de garrafa, o alcool ainda era um pouco presente demais, entre outras coisas, mas o defumado tinha saído.
Com 2 meses de garrafa digo que foi das melhores brejas que fiz nessa minha curta vida de cervejeiro.
O resultado foi uma breja esterificada e frutada, mas nada exagerado como outros descreveram. Nada fora do padrão de uma belga.
 
Para os que já usaram ambos, como vocês comparariam esse fermento com o WLP570?
 
Galera utilizei este fermento para fazer minha primeira Tripel.

Para uma leva de 22 Litros, com OG de 1081, utilizei 3 pacotes reidratados.

Começei com 17 graus e depois de 2 dias comecei a subir 1 grau por dia até 24 graus.

Minha FG bateu 1012, onde o previsto no beersmith era 1011.

No momento ela está na secundária, onde pretendo levar um longo tempo de maturação.

Realmente no início o cheiro de kaiser e co2, estavam dominando a lavanderia. Agora aquele aroma forte do início da fermentação já sumiu e as amostras que tomei estão boas. Bem alcólico, mas sem o calorão.

Assim que for evoluindo, posto os resultados.

Abraços,

Fábio
 
Vai avisando ai que minha próxima brassagem (esse fds ou no próximo fds)vou utilizar 1 pacote desses que a WE me deu no natal junto com uma encomenda. Até agora não achei nem as configurações dele para colocar no beersmith, mas 1 pacote faço render para até 40l Alta OG. Starter em etapas.
 
Fiz minha Dubbel ontem e resolvi testar o Abbaye. O bicho é nervoso ...
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    212.2 KB
Depois tem gente que me pergunta porque não gosto de airlock. :)

Brincadeiras a parte, quanto tu deixou de headspace?

Sempre deixo de 15 a 20 %. O fermentador tem 50 L, e eu coloquei 42 L de breja. Faço cerveja há um bom tempo e é muito raro acontecer.
 
Sempre deixo de 15 a 20 %. O fermentador tem 50 L, e eu coloquei 42 L de breja. Faço cerveja há um bom tempo e é muito raro acontecer.

Comigo aconteceu com o S33, mas felizmente eu já era adepto do blow off. Sujeira zero. :D

Depois coloca a sua avaliação sobre o Abbaye. Andei pesquisando sobre ele, e o bicho é meio controverso.

Abraços,
 
Levedura Explosiva. Sábado vou testar ela finalmente.
 
Bom, dando um retorno, fiz minha dubbel com o Abbey. usei muito candy sugar e propaguei um envelope do fermento.
Deixei 30 dias em maturação a 8º C, e ao meu ver está redonda, sem off flavors, funcionou muito bem.
Recomendo e usarei novamente,
Abraços !
 
Bom, dando um retorno, fiz minha dubbel com o Abbey. usei muito candy sugar e propaguei um envelope do fermento.
Deixei 30 dias em maturação a 8º C, e ao meu ver está redonda, sem off flavors, funcionou muito bem.
Recomendo e usarei novamente,
Abraços !
Era isso que eu queria ouvir. Testarei em uma oportunidade próxima.

Abraços.

Sent from my XT1033 using Tapatalk
 
Pretendo usar ele sábado.
Vou fazer 5L uma tripel de 1082 de og .

Pergunta, por ser 5 L posso usar meio pacote (como faço com US 05, S04 e etc)?

Pergunta 2, não controlo a temperatura da fermentação, só com uma térmica com garrafas com gelo, acredito que vai gerar off flavours, é bom deixar mais de mês maturando?
 
Pretendo usar ele sábado.
Vou fazer 5L uma tripel de 1082 de og .

Pergunta, por ser 5 L posso usar meio pacote (como faço com US 05, S04 e etc)?

Pergunta 2, não controlo a temperatura da fermentação, só com uma térmica com garrafas com gelo, acredito que vai gerar off flavours, é bom deixar mais de mês maturando?

Cara, usando aqui a calculadora da Brewsfriends (http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/) eu vejo que um pacote inteiro ainda não é o suficiente para essa receita (adotando que a densidade celular da abbaye é de 6 bilhões de celulas viáveis por grama - link: http://www.fermentis.com/wp-content/uploads/2014/10/SFB_Abbaye.pdf). Como é uma receita de OG muito alta, o Pitch Rate é maior.

No fim das contas precisaria de aproximadamente um pacote e meio para o Pitch Rate adequado. Dá uma pesquisada, talvez fazer um starter seja melhor, usando essa mesma calculadora você consegue dimensionar o tamanho necessário do starter.
 
Last edited:
Pessoal, estou planejando minha terceira brassagem, que será uma belgian dark strong ale. Tento levar algo em torno de 16,5 litros para o fermentador, para envasar aproximadamente 15 litros. Planejo uma OG beirando 1.100 para essa cerveja, portanto devo precisar de três pacotes de fermento (estimando 2g de fermento por litro de mosto). Minha dúvida é a seguinte: ésteres são desejados nesse estilo, porém essa levedura produz menos ésteres que o T-58 (segundo o site da fermentis), e fermentar em temperaturas mais baixas (que pelos relatos que li nesse post, seria o ideal para essa levedura) também não favorece a formação de ésteres. Pensei em algumas opções: usar somente o abbaye com uma temperatura de fermentação um pouco mais alta (18ºC ou 19ºC) e fazer uma secundária bem longa; usar somente o abbaye, começar a fermentação com uma temperatura mais baixa (16ºC ou 17ºC) e fazer rampa; ou usar um misto de abbaye e T-58 e fermentar numa temperatura um pouco mais baixa (16ºC ou 17ºC). O que vocês sugerem? Aproveito para agradecer a todos que colaboraram nesse post, tá muito legal!
 
Cara, usando aqui a calculadora da Brewsfriends (http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/) eu vejo que um pacote inteiro ainda não é o suficiente para essa receita (adotando que a densidade celular da abbaye é de 6 bilhões de celulas viáveis por grama - link: http://www.fermentis.com/wp-content/uploads/2014/10/SFB_Abbaye.pdf). Como é uma receita de OG muito alta, o Pitch Rate é maior.

No fim das contas precisaria de aproximadamente um pacote e meio para o Pitch Rate adequado. Dá uma pesquisada, talvez fazer um starter seja melhor, usando essa mesma calculadora você consegue dimensionar o tamanho necessário do starter.

Muito obrigadoooo
 
Colegas,
Fui ver a calculadora para usar o Abbaye este fds em 20L de Dubbel. Segundo a propria definicao no site, adotar 6 bi de celulas por g de fermento seco é muito conservador, inclusive na propria Fermentis, diz >6... Tipo: pode ter 20 mas como nao sei, vai uma estimativa baixa...
Como usei o T58 uma vez, sem controle de temperatura, obtive uma tripel suco de banana, ainda mais com 11%(queria 9.5, sei la onde errei).
Agora com tudo controlado, espero dar certo, usando 1 pacote com starter vai dar certo.

Qual a temperatura bacana de fermentacao? 18? 20? Comeca 17 e sobe 1 por dia ate 21?

Vlws
 
Amigo pode usar 1 pacote sim. Só fazer starter certo, usa a calculadora do brewersfriend. Ex: Tenho erlen de 2l e mesmo assim não alcanço o pitch rate desejado, então adiciono segunda etapa do starter, desliga agitador, deixa decantar, remove a água e adiciona mais água fervida com extrato de malte.

Esse fermento tive alguns problemas, fermentação foi ok a 18ºC, no entanto a secundária não consegui subir mais que 20.5º e não consegui remover os off flavours (temperatura ambiente estava 10 graus, baixou só nestes dias depois subiu denovo). Então tenta subir mais que 21, sendo 1 por dia e vai provando se ainda tem problemas ou já está boa para começar a maturação.
 
Estou pensando em colocar esse fermento em uma Imperial IPA, vi que fermenta em ate 11% me chamou atenção. Alguém pra compartilhar a experiencia ? Vi muitos falando mal sobre aqui nos tópicos, mas não encontrei ninguém que tenha feito o mesmo estilo que pretendo.
 
Estou pensando em colocar esse fermento em uma Imperial IPA, vi que fermenta em ate 11% me chamou atenção. Alguém pra compartilhar a experiencia ? Vi muitos falando mal sobre aqui nos tópicos, mas não encontrei ninguém que tenha feito o mesmo estilo que pretendo.

Eu nao usaria em uma IPA, dá muito diacetil, e tem que esperar muito pra arredondar. Vc vai perder muito aroma se fizer um dry hopping.
 
Se gosta de Dubbel, imagine com muito lúpulo.
Para uma Belgian IPA este fermento vai bem.

A maioria quando pensa em IPA, lembra apenas da American IPA, bem cítrica, carregada de dry hop.

Bom tentar outros estilos.
 
Back
Top