• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Rolhas de borracha

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

SergioGraciano

Well-Known Member
Reaction score
4
Bom dia pessoal. Eu encontrei estas rolhas com um vendedor de produtos para laboratório, ele diz que são atoxicas. Elas são de borracha.
O caso é o seguinte: eu deixo minhas cervejas fermentarem e maturarem no mesmo balde, mas só tenho um airloock. Será que tem problema eu, após a fermentação, tirar a rolha de silicone c/ airloock, e colocar uma destas da foto?
Será que tem algum perigo de contaminação ou alteração de sabor? Elas soltam partes se esfregar com força

Attachments

• Rolha de borracha.jpg
    Rolha de borracha.jpg
    116.7 KB
Bom dia pessoal. Eu encontrei estas rolhas com um vendedor de produtos para laboratório, ele diz que são atoxicas. Elas são de borracha.
O caso é o seguinte: eu deixo minhas cervejas fermentarem e maturarem no mesmo balde, mas só tenho um airloock. Será que tem problema eu, após a fermentação, tirar a rolha de silicone c/ airloock, e colocar uma destas da foto?
Será que tem algum perigo de contaminação ou alteração de sabor? Elas soltam partes se esfregar com força

Devido à porosidade, eu jamais utilizaria, pois pode facilmente encrustar sujeira e criar um foco de contaminação...Utilize as de silicone que são bem mais higiênicas

Cara, não vejo problema não... Já usei muito dessas rolhas aí, inclusive meu enchedor de contra-pressão é com uma rolha desse tipo.

Sim, ela é atóxica, e é um pouco mais porosa do que silicone, mas o silicone também é poroso, se mergulhar o silicone numa cerveja contaminada, provavelmente teria o mesmo problema, ou não, porque ambos os tipos de rolhas são autoclaváveis...

De qualquer forma, a rolha não vai tocar mesmo a cerveja se for pra tampar o buraco do airlock, certo? Então basta lavar e dar uma borrifada de sanitizante, que já era.

Abraço

Cara, não vejo problema não... Já usei muito dessas rolhas aí, inclusive meu enchedor de contra-pressão é com uma rolha desse tipo.

Sim, ela é atóxica, e é um pouco mais porosa do que silicone, mas o silicone também é poroso, se mergulhar o silicone numa cerveja contaminada, provavelmente teria o mesmo problema, ou não, porque ambos os tipos de rolhas são autoclaváveis...

De qualquer forma, a rolha não vai tocar mesmo a cerveja se for pra tampar o buraco do airlock, certo? Então basta lavar e dar uma borrifada de sanitizante, que já era.

Abraço

Não deve ser o mesmo material Tiago.

Ele disse que a rolha chega a esfarelar...

Eu prefiro material de silicone...

Não deve ser o mesmo material Tiago.

Ele disse que a rolha chega a esfarelar...

Eu prefiro material de silicone...

Cara... rolha de borracha de laboratório é assim mesmo, tem uns tipos que soltam uns farelinhos nas bordas mas é só lavar que sai. Deve ser o mesmo material, ou semelhante. Não é qualquer material que pode ser usado em laboratório.

Entendo sua preferência, o silicone é ótimo material, mas isso não significa que outro tipo não possa ser usado...

Se eu precisasse uma e tivesse as duas opções, escolheria de silicone também, mesmo sendo o dobro do preço. Não pelos farelos ou pelo material, mas pela durabilidade... mas enfim, o colega ja tem o negócio, deixe usar...

Abraço

Latest posts

Back