• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Resistência ligada a um dimmer.

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CarlaoCbRS

Well-Known Member
Reaction score
16
Onde moro é 220V e na minha cidade só encontro resistência W de 5000W 23A com 33cm e não tô afim de comprar pela internet, compro várias coisas, mas a resistência gostaria de comprar pessoalmente pra ver, medir e analisar bem.

Estou montando um novo equipamento que será misto de BIAB e RIMS, onde terei um cesto de alumínio dentro de uma panela, no caso o cesto ficará alguns centímetros acima da resistência e terá recirculação constante com bomba, a panela que suportará o cesto e a fervura é nº 38 de 42 litros. Meu volume de fervura é em torno de 27 litros e sei que essa potência é muito alta pra isso, o ideal seria 3000W

A ideia que tive é comprar um dimmer no Mercado Livre e ligar a resistência direto pra aquecimento da água, quando chegar na temperatura que preciso coloco os grãos, abaixo a potencia dela com o dimmer (podendo ser de 10% a 50% do total) e ligo no Tic/Coel. Teoricamente a resistência estará não mais do que 3000W e o relé do Tic/Coel suportará tranquilo essa potência, tendo em vista que ficará abaixo de 16A.

Ao final do mash out e início da fervura eu tiro o Tic/Coel fora, aumento a potência no máximo para chegar na fervura rápido e quando essa começar controlo a intensidade usando apenas o dimmer.

Em teoria é pra funcionar, mas ainda estou receoso com isso tudo. Qualquer erro posso ligar o Tic/Coel errado e queimá-lo, além de precisar dimensionar toda a instalação pra esses 5000W.

Como nunca usei resistências e não sei como é a intensidade da fervura na relação 10L/1000W me sinto seguro em poder controlá-la como fazemos com o gás. Pois começo com 27L e termino com 22L e tenho medo de ela nos 3000W caramelizar o mosto de 22L no final da fervura mesmo sendo baixa densidade.

Aí vem a dúvida, vale a pena fazer isso ou devo dimensionar minha resistência para 3000W? Com 3000W consigo ligar na tomada da cozinha que já está pronta pra isso, pra 5000W precisaria puxar um cabo direto do quadro de disjuntores.

Ainda há a possibilidade de comprar um PID+SSR no AliExpress, mas só de pensar na demora e nos impostos já desanima, mas não há impedimento nisso também.

Prós:
Aquecimento da água mais rápido.
Aquecimento do mosto até iniciar a fervura mais rápido.
Controle da intensidade da fervura.
Controle do aquecimento da mostura

Contras:
Risco de queimar o Tic/Coel por erro humano (ligar na potência máxima a passar de 16A)
Dimensionar a instalação pra 5000W aumentando os custos.

Aos mais experientes e que usam resistência, o que me dizem disso tudo?

Desde já agradeço a colaboração.

No seu caso eu usaria essa resistência de 5000W com um relé de estado sólido de 40A. Aí você pode usar o próprio tic o tempo inteiro.

É, o mais seguro é um relé ou uma contatora, aí não precisa botar e tirar TIC, apesar de que você tem o detalhe da fiação que tem que puxar de longe usando 5000W no total.
Pensa que você vai estar brassando preocupado em medir, recircular, tudo que envolve a brassagem e vai ter que parar no meio, desligar fiação, refazer a ligação dos fios, isso não é nem um pouco prático.

Melhor mesmo ligar uma contatora ou SSR, porque vai saber a precisão desse dimmer.
Além disso, provavelmente você vai pagar mais caro num dimmer de 5000w do que numa contatora de 30A.

Estou montando um novo equipamento que será misto de BIAB e RIMS, onde terei um cesto de alumínio dentro de uma panela, no caso o cesto ficará alguns centímetros acima da resistência e terá recirculação constante com bomba, a panela que suportará o cesto e a fervura é nº 38 de 42 litros. Meu volume de fervura é em torno de 27 litros e sei que essa potência é muito alta pra isso, o ideal seria 3000W.

Qual cesto está utilizando? Se tiver modelo ou foto eu agradeço.

Eu dimensionaria pra 3000 watts.

3000 watts dão conta de ferver estes 27 litros tranquilo, se a resistência não tiver menos potência que o nominal.

Por segurança, o ideal seria o TIC alimentar o Dimmer por uma contatora.... mas eu usei durante MUITO tempo um TIC acionando uma resistência de 3000 watts direto, sem galho. Fora isso, tenho TIC acionando motor de câmara fria, também direto.

Agora, 5000 watts pra esse volume, eu acho totalmente desnecessário.

Abraço,

Sinceramente olha o que tu terás que fazer e gastar para fazer um sistema com 5000W... SSR, Dimmer, Fiação.

Eu acho que deverias mandar fazer uma resistencia sob medida, não sai caro e se tu especificar bem o que quer não tem erro,
mandei fazer a minha na thermomax e ficou exatamente como eu pedi e queria.

Obrigado por todas as respostas.

Acabei indo de resistência 5000W mesmo. Comprei uma contatora da Siemens 40A num ferro velho que estava em ótimo estado por R$20,00. Medi o dimmer num amperímetro e ele é muito bom, tem um potenciômetro bem exato, inclusive comprei um voltímetro/amperímetro da China pra colocar no painel futuramente pra regular a potência da resistência durante a brassagem e assim saber quantos watts estou colocando.

Já vou aquecer toda a água utilizada na brassagem por esses 5000W, separarei a água de sparge e colocarei num cooler ou caixa térmica até a hora de utilizá-lo e o restante será pra mostura e nem sairá da panela.

Já que resolvi investir nessa resistência, vou tentar tirar o máximo de proveito dela.

Novamente obrigado.

reabrindo o toopico...uma duvida.
estou motando um herms controlado por um raspberry. Minha duvida é: tenho uma resistencia de 5000w q vai ser ligada no ssr de 40a pro raspberry controlar. será que na fervura vai subir mt o mosto a ponto de transbordar? o raspberry controla isso ou vou ter q usar um dimmer? meu volume vai ser de 40l

obrigado

3000 watts dão conta de ferver estes 27 litros tranquilo, se a resistência não tiver menos potência que o nominal.

Desculpa ajudar a ressuscitar o tópico, mas a dúvida é relacionada e acredito ser melhor não abrir um tópico novo (me corrija se eu estiver enganado, por favor).

Eu estou pensando em um esquema com BIAB usando 3kw para levas de 20L, o objetivo é pegar um REX-C100 (ou algum PID barato). Normalmente nem faço rampas, mas caso opte por fazer ou por fazer mash out, esses 3kw não seriam muito e passariam do "limite" de 1ºC/min que vi indicado várias vezes aqui no HBT?

Desculpa ajudar a ressuscitar o tópico, mas a dúvida é relacionada e acredito ser melhor não abrir um tópico novo (me corrija se eu estiver enganado, por favor).

Eu estou pensando em um esquema com BIAB usando 3kw para levas de 20L, o objetivo é pegar um REX-C100 (ou algum PID barato). Normalmente nem faço rampas, mas caso opte por fazer ou por fazer mash out, esses 3kw não seriam muito e passariam do "limite" de 1ºC/min que vi indicado várias vezes aqui no HBT?
O ideal é nunca ressucitar um tópico, sempre criar um novo.

Sobre sua pergunta, vc quer fazer BIAB. BIAB usa uma bag ou saco fininho, e isso não é indicado pra recircular. Como pretente ligar a resistência e não queimar nada, e homogeneizar a temperatura?

Em BIAB, na minha opinião, é absurdamente mais fácil ter uma quantidade pequena de água fervendo em volta e fazer infusão dessa água para subir a temperatura.

Abraço,

Por segurança, o ideal seria o TIC alimentar o Dimmer por uma contatora.... mas eu usei durante MUITO tempo um TIC acionando uma resistência de 3000 watts direto, sem galho. Fora isso, tenho TIC acionando motor de câmara fria, também direto.

Agora, 5000 watts pra esse volume, eu acho totalmente desnecessário.

Abraço,

Você ligou o TIC em 220v direto em uma resistência de 3000w?

Estava pensando em ligar uma de 2700W, mas estava receoso de queimar os relês dele.

Acredita que vai de boa?

O ideal é nunca ressucitar um tópico, sempre criar um novo.

Sobre sua pergunta, vc quer fazer BIAB. BIAB usa uma bag ou saco fininho, e isso não é indicado pra recircular. Como pretente ligar a resistência e não queimar nada, e homogeneizar a temperatura?

Em BIAB, na minha opinião, é absurdamente mais fácil ter uma quantidade pequena de água fervendo em volta e fazer infusão dessa água para subir a temperatura.

Abraço,

Olá, obrigado pela resposta.

Fiz BIAB algumas vezes com um voil usando um sub-conjunto do meu equipamento de 3 panelas. Isso que você falou de não queimar nada foi exatamente a dúvida que postei ontem aqui (ressuscitei mais um, desculpa, prometo que vou evitar isso hehehe): http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408039&page=2

Alguns ṕosts pra cima um cara fala que usa o voil encostado na resistência e não queima nada, o que achei bem estranho.

Sobre recircular, sei que não é indicado nem necessário num cenário BIAB convencional, mas não vejo qual seria o problema de fazer isso especificamente.

Sobre a questão em si, esquecendo um pouco a ideia de ser BIAB, os 3kw em levas de 20L vão gerar uma velocidade superior a 1ºC/min, tornando interessante um dimmer no caminho?

Back