• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Resfriar mosto com banho de gelo

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alexrnbr

Well-Known Member
Reaction score
61
Olá cervejeiros,

Esta é minha primeira mensagem no fórum e gostaria de saber de vocês uma coisa.

Até pouco tempo eu produzia pequenas levas de 5 litros, e para isso conseguia trabalhar bem o resfriamento do mosto com a panela em banho de gelo, geralmente atingindo 20ºC em uns 30-40 minutos.

Agora vou aumentar para 20 litros, e pretendo utilizar a mesma técnica por enquanto. Pela maior quantidade, provavelmente levará mais tempo. Porém, gostaria de saber se vocês acham que a técnica a seguir pode auxiliar na diminuição do tempo:

Ao invés de usar apenas gelo em uma bacia, pensei em fazer uma mistura (recomendada pra gelar rápido cerveja em churrasco) composta de gelo, sal e álcool.
Já usei essa mistura pra gelar latinhas de cerva na proporção 5kg de gelo, 250ml de alcool e 250g de sal. Assim, pretendo usar 20kg de gelo, 1 litro de alcool e 1 kg de sal.

Vocês acham que terei sucesso em diminuir o tempo necessário para resfriar o mosto, talvez chegando próximo a 30min?

Abraços

Resfriei desta forma nas minhas primeiras brassagens de 20L, quando passei pra 40L ficou inviavel... o processo que era demorado ficou interminavel. Quer um conselho, com o valor do gelo + alcool + sal de duas brassagens tu compra um chiller de imersão de 15 metros e evita dor de cabeça.

Oi André. Meu problema não é o custo do chiller, mas sim o desperdício de água com esses métodos mais utilizados. Até que eu tenha uma forma de coletar e reutilizar toda a agua usada em metodos como chiller, pretendo ficar no banho de gelo. Pelo menos se eu conseguir um resfrimento de até 60minutos, de preferencia menos.

Valeu

Oi André. Meu problema não é o custo do chiller, mas sim o desperdício de água com esses métodos mais utilizados. Até que eu tenha uma forma de coletar e reutilizar toda a agua usada em metodos como chiller, pretendo ficar no banho de gelo. Pelo menos se eu conseguir um resfrimento de até 60minutos, de preferencia menos.

Valeu

Congela água em potes de sorvete, no congelador e bota eles num balde com água, que tenha uma torneira ou valvula e uma bombinha, pode ser de maquina de lavar mesmo dessas de 30 reais. Fazendo essa água passar pelo chiller e retornar vai gastar um minimo de água. Mas seria bem mais eficiente resfriar com água da torneira pelos primeiros 10 ou 15 minutos jogando fora essa água (ou coletando em algum recipiente grande) e depois mudar pro resfriamento fechado.

Alternativas com gasto de água vão do espaço que vc tem disponível tambem. Se vc tem piscina, ou um patio grande pra botar uma caixa da água... essas coisas. Fora isso, não tem muito milagre. Vai desperdiçar álcool, sal... imagina quantos litros de água são postos fora pra produzir um litro de álcool.

Abraço

Abraço

@alexrnbr, o que já fiz foi prever um volume menor de mosto na fervura e compensar isso acrescentando bloco(s) de gelo dentro do mosto assim que desligo o fogo e começo o resfriamento. Eu fervo água mineral (pode ser excesso mas prefiro não arriscar) e congelo em potes de sorvete limpos e sanitizados. Sempre tenho uns 2 ou 3 potes congelados. Isso ajuda um bocado enquanto uso o chiller normalmente. Cara, a água quente que sai do chiller eu armazeno em baldes de 17L de margarina que peguei nas padarias locais e reaproveito lavando praticamente todo o equipamento, inclusive o chiller. Claro que depois ainda arremato com esponja e mangueirada mas a água quente ajuda muito na limpeza. E ainda reaproveito a água para lavar o pátio e descarga. Dá pra amenizar.
Obs.: postei praticamente ao mesmo tempo que o Tiago.

Muito bem lembrado pelo Tiago, o gasto de água e energia para produzir o álcool, o gelo e o sal talvez seja um "desperdício" maior que o da água do chiller.

Sugestões de reuso da água do resfriamento:

Lavar o equipamento
Encher máquina de lavar roupas
Deixar esfriar e regar plantas
Usar em descarga de banheiro
Lavar o carro / moto / bicicleta

Eu reafrio geralmente ate 35 graus C e ponho na geladeira. Assim que chega na temperatura de inocular a levedura, ai ou mando o starter para dentro. Geralmente ficar umas 4 h ali ate chegar aos 22-25 graus C.

faça um balde com gelo e agua, ponha uma bomba dentro e quando passar no chiller volta pro balde, já vi usarem esse esquema, funciona muito bem, gela rápido e não desperdiça muito

Valeu

pra essa água primária (derrubar a temperatura até uns 50 ºC com chiller), é só deixar um fluxo bem baixo e drenar pra máquina de lavar roupas... eu faço isso sempre nas minhas levas... depois, água com gelo, de preferência, em sistema fechado com bombinha, da forma que o Tiago falou...

Acho que já falaram tudo mas só pra constar eu faço o resfriamento de 100L com gelo e chiller de imersão, demoro uns 40 minutos. No caso de resfriar apenas com gelo, conforme perguntou, o tempo será de acordo com a quantidade de gelo que utilizar. Para demorar o mesmo tempo que levava para esfriar 5 litros, agora utilizando 20 litros, faça uma quantidade de gelo suficiente. Não sei lhe dizer se a quantidade seria 4 vezes maior, ou seja, se é uma conta linear mas eu faria uma quantidade maior que isso e se fosse muito nas próximas levas iria ajustando, foi o que fiz com meu processo.

Oi galera,

Agradeço a todos pelas opiniões. Por enquanto a que considero mais viável é realmente tentar bolar um esquema de sistema fechado, assim usaria uma quantidade menor de água corrente, e a coleta para reutilização em outros usos seria mais factível à minha realidade.

Valeu demais!

Back