Resfriametno / Sparge - Finalização

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

romer0

Active Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
42
Reaction score
6
Boa tarde, galera
Eu estava pensando aqui comigo, se seria possível o seguinte processo.
Fazer a mostura com pouca / sem lavagem. Aí eu iria com algo em torno de 18L para a fervura.
Ferveria e faria as adições de lupulo conforme a receita e, ao final, misturar a quantidade de mosto fervido (provavelmente algo em torno de 15L), com água gelada, calculando para ficar com a OG desejada. Claro, esta agua gelada seria pré-fervida.

A idéia é otimizar a velocidade de resfriamento, ao mesmo tempo que teria um controle maior da OG e do volume final.
O que voces acham, possivel? Não?
Quais seriam os beneficios e maleficios?
 
Fazendo um cálculo de padeiro, para você resfriar até 20°C uma determinada quantidade de mosto fervente, a quantidade de água gelada (0°C) necessária seria 4 vezes o volume do mosto.

Ou seja, para resfriar 15 litros de mosto seriam necessários 60 litros de água gelada. Consquentemente, o mosto incial precisaria ser 5 vezes mais concentrado (1,200 para uma cerveja de 1,040 por exemplo).

Obter uma OG dessa ordem é inviável com uma mosturação convencional. Você precisaria partir de um volume grande fazer uma fervura longa ou usar double mash ou algo do gênero.

Se você facilitar um pouco e resfriar só até 35°C (e deixar a geladeira fazer o resto do serviço), ainda assim precisaria de 2x o volume do mosto em água gelada - e o mosto precisaria ser 3x mais concentrado (1,120 para uma cerveja de 1,040).

Além disso, você precisaria muito mais lúpulo, porque o fator de utilização seria prejudicado pela densidade elevada.

Ou seja, não parece viável, a não ser que você queira fazer cervejas de 1,030.
 
Aproveitando o tópico.
Estou querendo melhorar meu controle da fermentação, mas a produção é longe de casa, sendo na casa de campo.
Eu pensei em comprar/montar um controlador de temperatura com temporizador.

Alguem tem algum pra sugerir?
Algo que possa ser programado para uma variação de temperatura (entre -5 e 30ºC) e um tempo (de 1d a 15d, ou de hora em hora, mas chegando a um máximo de 500 horas, por exemplo)
 

Latest posts

Back
Top