• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Resfriamento em single vessel

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

TiagoOLima

Member
Reaction score
1
Bom dia, pessoal!
Estou abrindo esse tópico (espero que na aba correta) depois de muito pesquisar e não ter minhas dúvidas sanadas.
Estou montando um equipamento single vessel para fazer entre 50 e 80 litros de cerveja e minha dúvida é quanto ao sistema de resfriamento. Quando comecei a montar o equipamento tinha a convicção de que o chiller de placas ou contrafluxo seriam as melhores opções, mas estudando e lendo tópicos aqui no HBT comecei a duvidar um pouco disso. Estou comprando uma bomba chinesa 15R (espero que seja suficiente) e posso fazer recirculação/whirlpool. Se entendi direito isso pode fazer do chiller de imersão a melhor escolha, é isso?
Tenho ainda a opção do pré-chiller no gelo que provavelmente vá utilizar independente da escolha do tipo de chiller.
Enfim, como todo bom estudo gera mais perguntas que respostas, estou mais em dúvida do que quando comecei a pesquisar. kkkk
O que seria melhor pra mim? Placas? Contrafluxo? Imersão? Não estou preocupado com o preço deste item: quero o resfriamento mais eficiente.

Agradeço desde já a ajuda!

Tiago.

Vc já leu o tópico fixo sobre chiller?
Pelo que já li os mais eficientes são os de placa
Uso um contra fluxo ( que eu fiz) resfria 30l em uns 10 min pra 23°c

André Wenderosck

Vc já leu o tópico fixo sobre chiller?
Pelo que já li os mais eficientes são os de placa
Uso um contra fluxo ( que eu fiz) resfria 30l em uns 10 min pra 23°c

André Wenderosck

Li sim, André!
Ele tem me guiado bastante!
Mas já que vc falou nele, vou trazer aqui uma de minhas dúvidas, que é algo que Guenther comenta mas acaba sem resposta no tópico:

Embora ele conclua que o chiller de placas é mais eficiente que o de imersão, como fica a observação feita pode ele de que o mosto que está ainda quente dentro da panela demora para entrar pelo chiller e ser resfriado, causando assim consequências à lupulagem feita?
Este é um problema real, correto?

Li sim, André!
Mas já que vc falou nele, vou trazer aqui uma de minhas dúvidas, que é algo que Guenther comenta mas acaba sem resposta no tópico:

Embora ele conclua que o chiller de placas é mais eficiente que o de imersão, como fica a observação feita pode ele de que o mosto que está ainda quente dentro da panela demora para entrar pelo chiller e ser resfriado, causando assim consequências à lupulagem feita?
Tempo de resfriamento de fato impacta a isomerização dos lúpulos e consequentemente o valor do IBU da receita (resfriamento mais lento em teoria resulta em mais amargor).

Eu particularmente gosto muito do meu chiller de imersão. É rápido, fácil de limpar e facilita a vida na hora de fazer lupulagem durante o whirlpool (late hop additions).

Li sim, André!

Se vc demorar mais que 30min pra resfriar o mosto sem dúvida será um problema fora Isso a diferença de amargor e imperceptível, e caso ache que o aroma não ficou como esperava, e so na próxima em vez de fazer a adição 5min, faz no whirlpool (exemplo), se mesmo assim não ficou como esperado, foi a quantidade de lúpulo utilizada.
Pelo que já li, o mais importante não e o método utilizado, e o tempo que vc demora fazer esse resfriamento
f05abe8f5dfc7a38cc94baa451e895bd.jpg

André Wenderosck

o mais importante não e o método utilizado, e o tempo que vc demora fazer esse resfriamento

André Wenderosck

Exatamente esta é minha preocupação e busca por eficiência.
Então vejam se minha conclusão está correta:
Se não posso deixar o mosto quente na panela por vários minutos até que ele entre num chiller me restam duas alternativas:
a. Chiller de imersão;
b. Chiller de placas ou contrafluxo com recirculação (o mosto que sai do chiller frio volta para a panela e ajuda a resfriar o que lá está).

Concluí corretamente?

Se não posso deixar o mosto quente na panela por vários minutos até que ele entre num chiller me restam duas alternativas:
a. Chiller de imersão;
b. Chiller de placas ou contrafluxo com recirculação (o mosto que sai do chiller frio volta para a panela e ajuda a resfriar o que lá está).

Concluí corretamente?

Cara, se você utilizar um chiller de placas ou contrafluxo de bom tamanho com um pré-chiller, você vai conseguir uma vazão grande de mosto, sendo suficiente para um resfriamento rápido.

Eu utilizo chiller de imersão e acho ótimo, apesar de dar um pouco mais de trabalho do jeito que eu faço. Faço assim:

1- Coloco o chiller no mosto nos 10' finais da fervura, para sanitizá-lo;
2- Ao fim da fervura, retiro ele e o coloco em uma superfície sanitizada, para realizar o whirlpoll;
3- Deixo os sedimentos decantarem por 5' a 10';
4- Recoloco o chiller cuidadosamente no mosto (para não mexer o trub) e ligo a água;
5- Baixo a temperatura até ~35°C (até essa temperatura ele baixa muito rápido), o que diminui muito a perda de aroma dos lúpulos e dá um belo cold break;
6- Coloco o mosto no fermentador;
7- Com a panela já vazia, coloco o chiller no fermentador, ligado no pré-chiller, e fico movimentando ele (essa movimentação acelera muito a troca de temperatura, e no fermentador não tem trub pra movimentar);
8- Baixo até a temperatura desejada e adiciono o fermento.

Penso em talvez comprar um chiller de placas um dia, mas continuaria utilizando o chiller de imersão. Usaria o chiller de placas após baixar a temperatura para aqueles 35°C na panela, na transferência para o fermentador, mas não sei se compensa. Por enquanto estou satisfeito com o método que uso.

a. Chiller de imersão;

Concluí corretamente?
Não!
Vc pode deixar alguns minutos o mosto quente na panela fazendo o whirlpool.
Não tem problema. eu deixo o meu 5-7min ate o mosto girar bem lento ou parar e depois início o resfriamento, levo o cold break pro fermentador, não tem problema, serve de nutriente pra levedura, demoro de 6 a 8 pra resfriar, nunca tive problema. Consigo resfriar pra 22/23°c (a temperatura da agua). Tempo total de resfriamento 15min.
Chiller de contra-fluxo em alumínio 3/8" 15mt que eu fiz saiu a aproximadamente $100. Com $160 vc consegue um de 30 placas no aliexpress.
O de imersao e o mais barato, mais fácil de limpar, e o menos eficiente.
O contra fluxo é preço médio eficiência média, se for de cobre da zinabre pq nunca fica seco, sai recirculando vinagre branco (Mais vc não vê dentro do tubo) o de alumínio não oxida, vc não sabe quando ta sujo, mais pode limpar por dentro deixando de molho com vanish, faço isso a cada 4 brassagens, depois de cada brassagem passo 20l de água fervente dentro dele bem devagar sem água de resfriamento.
O de placa e o mais eficiente mais caro, se comprar no aliexpress não e muito caro mais demora a chegar, e de inox pode limpar com soda, peracetico, vanish. E nunca vai acabar.

André Wenderosck

Tiago, tive a mesma dúvida que você e li alguns tópicos muito bons sobre o assunto aqui no fórum. Acabei decidindo por usar chiller de imersão, fazendo whirpool constante com uma bomba durante o resfriamento. Pode não ser a melhor solução, mas fiquei bem satisfeito com o resultado.
Pensei em comprar um chiller de placas, que, com com certeza, é mais eficiente na troca de calor. Porém, entendi que ele é mais difícil de limpar e pode entupir durante a transferência, além do problema de manter o mosto muito quente por um tempo considerável, continuando isomerizando os alfa-ácidos e perdendo aroma de lúpulo em adições tardias.

Eu produzo por volta de 40 litros finais e mandei fazer um chiller de 1/2'', em aço inox, com 20m de comprimento. Passo por ele água gelada, empurrada com uma bombinha daquelas de máquina de lavar (usar um pré-chiller passando por um balde com água e gelo seria semelhante). Ao mesmo tempo, faço whirpool com bomba durante o resfriamento. O mosto sai pela válvula frontal da panela, passa pela bomba e volta por uma entrada à meia altura, com um cotovelo pelo lado de dentro da panela, fazendo o líquido entrar tangencialmente, gerando o redemoinho (Posso tirar uma foto, se você quiser ver). A temperatura cai bem rápido; acredito que fazer o whirpool constante ajuda bastante nisso, por conta da homogenização da temperatura.
Além disso, fazendo esse whirpool com bomba, o cone de trub fica muito bem formado, bastante concentrado no centro da panela.

Se você não encontrar ou achar caro o chiller em aço inox, não vejo problema em utilizar um de cobre. Acho que você vai precisar de um com mais de 15m de comprimento e de preferência com bitola de 1/2'' ou 5/8''. E pra ter uma boa eficiência é fundamental que você faça whirpool ou fique mexendo o chiller durante o resfriamento.

Tempo de resfriamento de fato impacta a isomerização dos lúpulos e consequentemente o valor do IBU da receita (resfriamento mais lento em teoria resulta em mais amargor).

Eu particularmente gosto muito do meu chiller de imersão. É rápido, fácil de limpar e facilita a vida na hora de fazer lupulagem durante o whirlpool (late hop additions).

Cara Placas e Contra Fluxo só é "mais eficiente" contra um chiller de imersão normal...
Agora contra esse eles comem poeira, não dá nem pra comparar...
https://jadedbrewing.com/collections/frontpage/products/the-hydra

Vídeo dele em ação somente agitando o chiller...
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=0xegmyzS84U&t=168s[/ame]

Você pode comprar ou fazer se tiver um pouco de paciência, 1 chiller com 3 voltas, nada muito complicado se vc tem um maçarico portátil, arame solda de prata, fluxo, bobina de tubo de cobre e algumas conexões.
Com 1 balde que caiba dentro de seu caldeirão vc molda ele de forma "meio cônica"...as separações das bobinas com arame tbm não é nada difícil.
Vi num fórum gringo que o cara usou uma luva de redução de cobre na entrada e saída dos 3 canos de cobre mais deu vazamento, prestando atenção nos vídeos vc percebe que ele entra em um "cap" ou "tampão" de cobre, depois que é soldado na luva de redução.

Cara Placas e Contra Fluxo só é "mais eficiente" contra um chiller de imersão normal...

Vídeo dele em ação somente agitando o chiller...
https://www.youtube.com/watch?v=0xegmyzS84U&t=168s

Você pode comprar ou fazer se tiver um pouco de paciência, 1 chiller com 3 voltas, nada muito complicado se vc tem um maçarico portátil, arame solda de prata, fluxo, bobina de tubo de cobre e algumas conexões.
Com 1 balde que caiba dentro de seu caldeirão vc molda ele de forma "meio cônica"...as separações das bobinas com arame tbm não é nada difícil.
Vi num fórum gringo que o cara usou uma luva de redução de cobre na entrada e saída dos 3 canos de cobre mais deu vazamento, prestando atenção nos vídeos vc percebe que ele entra em um "cap" ou "tampão" de cobre, depois que é soldado na luva de redução.

Sim, exatamente por isso optei por chiller de imersão :)

Uma pena esses chillers da Jaded não estarem disponíveis por aqui ainda, sonho de consumo, hahaha, apesar do meu duplo de inox já fazer um ótimo trabalho.

Cara, que chiller Insano!
Pra mim, fazer um troço desses é muito complicado! Mas vale a ideia de que um chiller de imersão pode ser muito eficiente sim! :)

Hoje achei um pessoal que trabalha com serpentinas de alumínio e estou pensando em encomendar 40 metros de tubo 3/4 para meus 80 litros. Como os 40 metros teriam mais altura que minha panela, pensei numa serpentina interna à outra.
Acham que faz boa diferença se essas serpentinas estiverem separadas por uns 5 cm de diâmetro, ou posso colar uma na outra como a Hydra do vídeo?

Dependendo de quanto vai gastar Vale mais a pena um de placas do aliexpress.

André Wenderosck

Pessoal, como é que faço o whirlpool com bomba?
Tentei vários processos, fazendo o whirlpool antes de colocar o chiller de imersão, mas ele bagunça o trub e no final acabo perdendo muito mosto para evitar o trub no fermentador.
Outro processo que já tentei é fazer o whirlpool com o chiller já colocado, mas não é eficiente pois não tem muito espaço para um processo vigoroso, perdendo muito mosto, também.

Eu recirculo, fazendo o mosto voltar pra panela utilizando um joelho por dentro, na lateral, um pouco mais baixo que a metade da altura da panela.
Dá uma olhada nas fotos. O mosto sai pela válvula da frente e volta por essa lateral, à meia altura. Na outra foto dá pra ver o joelho por dentro da panela (na foto estava apontando no sentido contrário ao que utilizo).

Attachments

• IMG_20170812_142333662.jpg
    IMG_20170812_142333662.jpg
    156.7 KB
  • IMG_20170812_103232003.jpg
    IMG_20170812_103232003.jpg
    138.8 KB
Back