Relato da minha 1° Brassagem APA-BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Detoni

New Member
Joined
Aug 2, 2016
Messages
2
Reaction score
1
Boa Noite Galera !!!

Bom vou começar me apresentando . Meu nome é Ricardo Detoni e moro em Uberlândia - MG.

Galera , seguinte . Sábado passado (30/07/2016) eu executei minha primeira brassagem tive alguns probleminhas mas já era de se esperar . Vou postar os ingredientes que eu utilizei para uma produção de 5L

American Pale Ale

750g-Malte Pilsner
250g-Carahell
125g-Munich I
63g-Carapils
7,5g-Columbus
1 pacote de S-04

Moagem

Moagem foi tranquila , conservei as cascas mas conseguindo extrair os grãos
(tirei o lupulo mais o fermneto (geladeira) para pegarem a temperatura ambiente)

Brassagem

Iniciando a 70C° adicionei o malte e mantive a 66C°.(3L de agua) Toda vez qu eu acendia o fogão para manter a temperatura eu misturava o mosto por medo de caramelizar .10 min antes de acabar subi a temperatura para 75C°(TESTE DE IODO OK ) 4,5L De agua para lavagem a 75C°(60min)

Recirculação + Lavagem


Coloquei um escorredor de macarrão e depois o Voal . Despejei o mosto e executei a lavagem (4,5L 75C°) . Após a lavagem fiz a recirculação umas 8x com um copo de liquidificador .(Coloquei a patroa para tirar o grosso que restou na panela de brassagem para dar inicio a fervura ).Torci bem o voal (não sei se é aconselhável) para extrair o máximo do mosto .

Fervura (B.O) kkkk

Coloquei o mosto para ferver , assim que iniciou a fervura retirei 100ml para dar um start no fermento(metade) e em um outro copo +100ml de agua para colocar a outra metade do fermento. (esqueci de tampar !!!!). Retirei 250ml para efetuar o OG que deu míseros 1023!!!! (acho que medi muito cedo ). 5 min de Fervura 2,5g de lupulo , 40 min + 2,5 ,10min +2,5. Cara meu mosto peeeerdeu muuuito volume então encurtei 5min na fervura. (Que eram de 60min.

Resfriamento

Como não tinha o chiller eu comprei uma caixa de isopor enchi de gelo e água coloque a panela e mexi com a colher no sentido horário (5 min 25c° sou foda ! ). Enquanto tudo isso coloquei a patroa para esterilizar o balde de fermentação com álcool 70% . Despejei o mosto no balde de fermentação oxigenando bem o mosto . Joguei o fermento e lacrei beem lacrado .

Fermentação

Coloquei o balde dentro de uma caixa de isopor e consigo controlar a temperatura entre 15C°-20C° colocando garrafas congelada . Estou usando o sterilock . Meu problema aqui é que eu não consigo saber se está ocorrendo a fermentação ou não . Hoje estão fazendo 72h que esta fermentando . Irei deixar 10 dias e depois 10 dias maturando finalizando com 10 dias de carbonatação !


Galera o que vocês acham !!??? Onde errei ?
Se estiver alguem em udia quero enturmar !!! Sou novo na cidade.
 
Detoni, parabéns pela 1 brassagem. A questão não é tanto de apontar erros, mas sim de vc conhecer seu equipamento e ir aprimorando. Se faz Biab, comece pelo clássico e depois vai experimentando variações. Do seu relato, dou as seguintes dicas: 1- biab permite moagem mais fina; melhora rendimento. 2- não esprema o grão bag; risco de extrair taninos; deixe acabar de escorrer num recipiente separado e devolve o líquido p panela de fervura. 3- OG se mede no final da fervura, pelo seu relato sua medição foi da densidade pré fervura.

Sucesso!

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk
 
American Pale Ale

750g-Malte Pilsner
250g-Carahell
125g-Munich I
63g-Carapils
7,5g-Columbus
1 pacote de S-04

Não ficou muito escura com essa quantidade de maltes especiais?

Quais lúpulos usou?

Vai fazer DH?

Uma dica de iniciante: Eu uso 1 pacote de fermento pra fazer uma leva de 10 litros. Acho que dá pra dobrar essa leva gastando muito pouco.

Abraços.
 
Back
Top