Refratometro como alcoometro para destilados

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Bom, ja sei que os refratometro medem açucar, e caso usado para determinar a FG de uma breja, precisamos realizar a correção da medida.

Minha questão é: Posso usar um refratómetro corrigido para trabalhar com altas concentrações de alcool e ir diluindo até chegar no ABV desejado, como eu faria com um alcoometro?
No caso, faço licor triple sec, uso apenas álcool de cereais, açúcar e óleo da laranja. Precisaria apenas medir a "OG" do licor semi pronto e adicionar água até atingir a "FG" desejada? A "OG" do alcool puro não é importante nesse caso?
 
Não dá para fazer com regra de tres? Exemplo: Voce usou 500ml de alcool de cereais a 93% e no final tem 1200ml de Licor.
Logo em 500ml do "alcool de cereais" tem 93% de alcool puro. logo são 465ml de alcool no total.
465ml sobre o volume total (1200ml) = 0,3875 = 39%
 
Não dá para fazer com regra de tres? Exemplo: Voce usou 500ml de alcool de cereais a 93% e no final tem 1200ml de Licor.
Logo em 500ml do "alcool de cereais" tem 93% de alcool puro. logo são 465ml de alcool no total.
465ml sobre o volume total (1200ml) = 0,3875 = 39%
Sim sim, venho fazendo dessa forma. A questão é q como comprei um refratômetro, pensei q seria mais pratico.
 
Acredito que por regra de 3 é mais correto, pois o refratometro e densimetro, medem a densidade do liquido, como o alcool é menos denso, ai vemos a medida inicial e a final e ai fazemos o calculo para saber o quanto de açucar de transformou em alcool
 
Acredito que por regra de 3 é mais correto,
Então, nunca tive problemas com ela, porém acredito que ela também tenha algumas limitações. Uma vez estava conversando com um químico sobre isso, e ele disse q o correto seria usar as formulas de titulo e concentração ao invés da regra de 3 para conseguir uma medida realmente precisa. Ai entre uma aproximação da regra de 3 ou aproximação com refratómetro, preferia o refratómetro pela praticidade kkkkkkkkk.
 
Back
Top