Refermentação na Garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

borrife

Well-Known Member
Joined
Oct 23, 2014
Messages
279
Reaction score
17
Bom, postei na seção de fermentação e não obtive resposta, então segue a duvida:


Boa noite queridos cervejeiros,


Estou maturando/clarificando a minha primeira leva de cerva, uma APA.

Envasei terça feira 1 litro em três garrafas-teste, pra ir sentindo a carbonatação.

Usei a proporção de 5g/L de açúcar, diluido em água.
Abri uma hoje (quase 4 dias depois) e fez barulho de gás ao abrir () portanto não formou quase nada de espuma e nao borbulhou o liquido.

Tem alguma coisa errada?

A cerveja ficou encorpadinha, e bem lupulada (amargor).
 
Bom, postei na seção de fermentação e não obtive resposta, então segue a duvida:


Boa noite queridos cervejeiros,


Estou maturando/clarificando a minha primeira leva de cerva, uma APA.

Envasei terça feira 1 litro em três garrafas-teste, pra ir sentindo a carbonatação.

Usei a proporção de 5g/L de açúcar, diluido em água.
Abri uma hoje (quase 4 dias depois) e fez barulho de gás ao abrir () portanto não formou quase nada de espuma e nao borbulhou o liquido.

Tem alguma coisa errada?
A cerveja ficou encorpadinha, e bem lupulada (amargor).

Boa tarde jonnes,

4 dias é pouco. Abri a proxima agora em duas semanas. Deixar suas garafas na mesma temperatura, assim como voce fez na fermentaçāo primaria. Coloca depois uma garafa para o test na geladeira e resfriar ate 6 graus.

Agora é hora para experimenta e daqui a pouco melhor voce comprar e usa um manometro.

Abraço
 
Bom, postei na seção de fermentação e não obtive resposta, então segue a duvida:


Boa noite queridos cervejeiros,


Estou maturando/clarificando a minha primeira leva de cerva, uma APA.

Envasei terça feira 1 litro em três garrafas-teste, pra ir sentindo a carbonatação.

Usei a proporção de 5g/L de açúcar, diluido em água.
Abri uma hoje (quase 4 dias depois) e fez barulho de gás ao abrir () portanto não formou quase nada de espuma e nao borbulhou o liquido.

Tem alguma coisa errada?

A cerveja ficou encorpadinha, e bem lupulada (amargor).


4 dias é pouco tempo, nunca é suficiente para uma carbonatação ideal.

Um período que geralmente da um resultado razoável é no mínimo 2 semanas, as vezes 1 semana está bom para tomar, mas duas normalmente se tem um resultado adequado. Além da levedura gerar o gás, esse gás também deve incorporar ao líquido para ter uma boa formação de espuma, e isso também leva tempo.

Esse processo nunca é exato pois depende de diversos fatores como a levedura utilizada, a quantidade de primming, a temperatura de armazenamento, quantidade de levedura que foi pra garrafa. Mas uma coisa é certa, 4 dias é pouco em qualquer circunstância.
 
4 dias é pouco tempo, nunca é suficiente para uma carbonatação ideal.

Um período que geralmente da um resultado razoável é no mínimo 2 semanas, as vezes 1 semana está bom para tomar, mas duas normalmente se tem um resultado adequado. Além da levedura gerar o gás, esse gás também deve incorporar ao líquido para ter uma boa formação de espuma, e isso também leva tempo.

Esse processo nunca é exato pois depende de diversos fatores como a levedura utilizada, a quantidade de primming, a temperatura de armazenamento, quantidade de levedura que foi pra garrafa. Mas uma coisa é certa, 4 dias é pouco em qualquer circunstância.

Estão refermentando num quartinho fechado ao abrigo da luz.

Depois que estiver com uma boa carbonatação, é necessário colocar na geladeira logo? São muitas garrafas, não devo ter espaço hahah
 
Estão refermentando num quartinho fechado ao abrigo da luz.

Depois que estiver com uma boa carbonatação, é necessário colocar na geladeira logo? São muitas garrafas, não devo ter espaço hahah

Cara eu mantenho as minhas no escuro a temperatura ambiente (tudo bem que em Curitiba é mais baixa que a média), apenas umas 3-4 na geladeira para quando quiser tomar, na medida que vou tomando eu vou repondo na geladeira.
 
Fala, conterrâneo!

Eu deixo refermentar num armário, em temperatura ambiente mesmo.
Espera uns 10 dias que vai ficar beleza.
 
Então peraí só entender, vc fez o envase de 1 litro sem terminar a maturação? Não entendi muito bem o porquê rsrsrs, não precisava essa ansiedade toda rsrs

outra coisa, 4 dias é muito pouco, eu deixo minhas garrafas por 15 dias. Gerou um pouco de Gás Carbônico apenas.

Abra apenas com 7 dias, se não estiver ok, abra com 15, ou mais

vc anda muito ansioso rs
 
Então peraí só entender, vc fez o envase de 1 litro sem terminar a maturação? Não entendi muito bem o porquê rsrsrs, não precisava essa ansiedade toda rsrs

outra coisa, 4 dias é muito pouco, eu deixo minhas garrafas por 15 dias. Gerou um pouco de Gás Carbônico apenas.

Abra apenas com 7 dias, se não estiver ok, abra com 15, ou mais

vc anda muito ansioso rs

Como já tinha parado de atenuar de acordo com o densímetor, engarrafei 1 litro apenas de teste, para ir sentindo a carbonatação no paladar ;)
 
Um fato curioso (pra mim) é que perdi 4 litros com trub e amostras de densidade!

Pus 20L pra fermentar e engarrafei apenas 16!
 
Um fato curioso (pra mim) é que perdi 4 litros com trub e amostras de densidade!

Pus 20L pra fermentar e engarrafei apenas 16!

cara, isso é ansiedade.
Eu, como também produzo pouco (na faixa de 20 litros), só começo a tirar amostra com o densímetro quando já tenho quase certeza que atenuou 100%. e não "perco" estas amostras. Eu envaso em garrafinhas de 250 ml com priming individual. Geralmente preciso apenas de 2 amostras (máximo 3) pra ter certeza que parou de atenuar.

na lama do fundo, perco no máximo dos máximos pouco mais de 1 litro. Se eu levo 20 litros pro fermentador, engarrafo uns 0,5l em amostras de densímetro e mais uns 18,5l após o priming
 
cara, isso é ansiedade.
Eu, como também produzo pouco (na faixa de 20 litros), só começo a tirar amostra com o densímetro quando já tenho quase certeza que atenuou 100%. e não "perco" estas amostras. Eu envaso em garrafinhas de 250 ml com priming individual. Geralmente preciso apenas de 2 amostras (máximo 3) pra ter certeza que parou de atenuar.

na lama do fundo, perco no máximo dos máximos pouco mais de 1 litro. Se eu levo 20 litros pro fermentador, engarrafo uns 0,5l em amostras de densímetro e mais uns 18,5l após o priming

Eu entendo.

Mas dou um desconto pra mim mesmo, pois é minha primeira vez.

Bebi uns 150 ml de mosto depois da recirculação, pra saber o gosto, bebi um pouco do liquido pós fervura, bebi um pouco do fermento no fundo do fermentador no dia do envase...

Sou um cara curioso!

Mas tudo é aprendizado, na próxima tirarei menos amostras (tirei cerca de 5) e estou anotando o que preciso melhorar.

abraço!
 
Eu entendo.

Mas dou um desconto pra mim mesmo, pois é minha primeira vez.

Bebi uns 150 ml de mosto depois da recirculação, pra saber o gosto, bebi um pouco do liquido pós fervura, bebi um pouco do fermento no fundo do fermentador no dia do envase...

Sou um cara curioso!

Mas tudo é aprendizado, na próxima tirarei menos amostras (tirei cerca de 5) e estou anotando o que preciso melhorar.

abraço!

Nem tire amostras antes de sete dias de fermentação. Eu, na verdade, só tiro uma amostra antes de fermentar e outra antes de engarrafar. Tenha paciência, controle seu método, suas taxas de inoculação e a saúde de seu fermento e não precisará tirar tantas amostras.
 
Nem tire amostras antes de sete dias de fermentação. Eu, na verdade, só tiro uma amostra antes de fermentar e outra antes de engarrafar. Tenha paciência, controle seu método, suas taxas de inoculação e a saúde de seu fermento e não precisará tirar tantas amostras.

Mas meu caro, como saber se ela já parou de fermentar retirando apenas duas amostras?
 
Bom, postei na seção de fermentação e não obtive resposta, então segue a duvida:

Não faça double posting!

É ruim para a organização do fórum e divide respostas que poderiam estar concentradas em um único tópico.

Sobre sua dúvida, 4 dias é muito pouco para que o CO2 formado seja incorporado no líquido, como o @Fagner disse.

Duas semanas é o tempo legal se a fermentação ocorreu tranquilamente, o pitch rate foi correto, mas não é exato.

Na dúvida, invista num manometro de garrafa. É um bom instrumento, não só para conferir a quantidade de CO2, mas também para ver se os processos de fermentação e maturação estão ok, além de evitar hiper carbonatação e acidentes.

Abraço.
 
Mas meu caro, como saber se ela já parou de fermentar retirando apenas duas amostras?

Paciência, controle de temperatura, sanitização, condicionamento, descanso de diacetil e taxas de inoculação corretas são técnicas que, depois de entendidas e dominadas, dispensam a 'leitura frenética' da gravidade.

Se o ambiente é controlado e o processo é consistente, a fermentação é previsível até certo ponto.

Claro que isso só vem depois de algum tempo. No meu caso, eu precisei brassar uns 50 litros (faço levas que variam entre 5 e 10) para aprender a confiar nos meus processos, anotações, equipamento e instinto.

Abraços
 
Mas meu caro, como saber se ela já parou de fermentar retirando apenas duas amostras?

Eu não uso airlock e não tiro amostras. Só precisa conhecer aquelas variáveis que citei acima e vc vai saber exatamente o que está acontecendo. Antes de maturar eu apenas selo as tampas dos fermentadores por alguns minutos, se formar pressão, ainda está fermentando. Caso não esteja, bora pra maturação.
 
ahhh sim, entendi... mas 4 dias eh pouco ta? rsrsrs

kkkkkk


vamos seguindo, esse mês ja faço a próxima leva.

E meu TIC chegou, vou instalá-lo na geladeira e terei controle na fermentação!

um viva!


OBS: é difícil demais instalar o tic?

vou dar uma boa pesquisada
 

Latest posts

Back
Top