• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Receita Weiss com gosto de pão.

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pellin

Well-Known Member
Reaction score
32
Olá amigos,

Sou muito fã de cervejas de trigo, faço-as regularmente. Porém não consigo imitar uma que tomei a algum tempo atrás (comercial que não lembro o nome). Tinha um sabor e aroma de pão novo, parecia de fermento mesmo.
Já usei o Wb-06 e S-33, e brassagens com 40, 50 e até 60% de trigo na receita e nada de imitar esse sabor e aroma que tanto procuro...

Alguém tem ideia de como conseguir? Acredito que o padrão desta variedade é pra ter gosto de pão mesmo, mas não consigo esse resultado.

Att

Pellin

Olá amigos,

Sou muito fã de cervejas de trigo, faço-as regularmente. Porém não consigo imitar uma que tomei a algum tempo atrás (comercial que não lembro o nome). Tinha um sabor e aroma de pão novo, parecia de fermento mesmo.
Já usei o Wb-06 e S-33, e brassagens com 40, 50 e até 60% de trigo na receita e nada de imitar esse sabor e aroma que tanto procuro...

Alguém tem ideia de como conseguir? Acredito que o padrão desta variedade é pra ter gosto de pão mesmo, mas não consigo esse resultado.

Att

Pellin

Experimenta usar malte pilsen alemão no lugar do nacional e um fermento bom, tipo Heffeweizen da bio4 ou white labs/wyeast... pra não ficar com aquele exageiro de aroma de banana tem q fermentar frio, tipo 17 graus...

Experimenta usar malte pilsen alemão no lugar do nacional e um fermento bom, tipo Heffeweizen da bio4 ou white labs/wyeast... pra não ficar com aquele exageiro de aroma de banana tem q fermentar frio, tipo 17 graus...

Ok, quem sabe pode dar certo... ja usei pale ale e pilsen nacional, mas o alemão ainda não. Quanto a temperatura sempre uso essa faixa mesmo.

Valeu!!

Ja pensou em testar aveia ligeiramente torrada?

Sds,

Fabiano da Mata

É que a aveia torrada tem um cheiro de pão, daí a indicação de teste.

Eu nunca fiz. Conversando com o pessoal aqui da OLEC, que me disseram para torrar a aveia ao fazer uma oatmeal stout. Ai imaginei que pudesse ser o caminho.

Uma ideia muito interessante mesmo...
Certamente uma weiss alemã não usaria aveia, quanto mais torrada, mas deve ficar bem legal mesmo, tentaria talvez na proporção de 5 a 10%

Interessante... mas que ponto seria essa torra?

Quanto a coloração sabe como ficou a aveia?

Eu ainda nao testei, mas quem me indicou disse que é para ficar levemente dourada (uns 10-15 min em forno a 180°C. Outra alternativa é usar o malte Biscuit.

Eu ainda nao testei, mas quem me indicou disse que é para ficar levemente dourada (uns 10-15 min em forno a 180°C. Outra alternativa é usar o malte Biscuit.

No blog do ricardo rosa tem uma cerva q ele tosta a aveia, acho q é uma brown ale, pode servir como referencia...

O malte Biscuit é legal, mas ele tem gosto de biscoito, acho que o malte munich tem mais gosto de pão...

podia fazer 50% trigo 50% munich eheheheh ia ficar interessante :fro:

E quanto ao uso de fermento pra pão? não traria esse sabor? usar 1 ou 2 gramas junto com a levedura pra Weiss? Se é que é possível usar levedura pra pão em cerveja..rsrs

Fala Pellin

Não, a levedura de pão não produz notas de pão. Apesar de ser a mesma espécie, são cepas completamente diferentes. Não são melhoradas para fermentação alcoolica, não floculam quase nada, e produzem uma quantidade absurda de off-flavor.

Agora, se dá pra produzir cerveja com fermento de pão seco. Dá. Mas será uma cerveja cheia de off-flavors, com gosto de fermento, turva, e por ai vai!

Abraço

Fala Pellin

Não, a levedura de pão não produz notas de pão. Apesar de ser a mesma espécie, são cepas completamente diferentes. Não são melhoradas para fermentação alcoolica, não floculam quase nada, e produzem uma quantidade absurda de off-flavor.

Agora, se dá pra produzir cerveja com fermento de pão seco. Dá. Mas será uma cerveja cheia de off-flavors, com gosto de fermento, turva, e por ai vai!

Abraço

Já fiz cerveja com fermento de pão. Realmente é um pessimo floculante e isso resulta em gosto de fermento, assim como aquela sensação na boca típicos, mas usando controle de temperatura, assim como nas levas normais, ele não produz tantos off-flavors assim não, talvez tenha sido algum outro aspecto da fermentação que resultou nisso.

Fermento de pão realmente não dá gosto de pão. O negócio é procurar por cereais ou maltes que tragam esse caráter, como os de tosta leve/média. O fermento de pão não tem uma performance legal pra cerveja, não recomendo...

Legal, essa eu não sabia mesmo... Vou tentar com a aveia levemente torrada, mal não deve fazer.

Cara, fiz uma experiência com trigo usando três leveduras diferentes, a neutra (us 05) ficou com gosto de pão mas eu não gostei muito não... Descrevi a experiência num tópico que chama "weiss - receita":

Pessoal, experimentei as danadas!!!
Não havia explicado então ai vai: O mosto foi feito com 4 kg de malte de trigo, 4kg de malte pilsen e 0,5kg de carared, 60 litros de água mineral. A OG foi de 1051, IBU 9, fermento foi inoculado a 20 graus e a fermentação ocorreu a 24 graus

A WB06 ficou do jeito que eu gosto, apesar de que te é sem gás, um sabor de cravo e banana muito legal FG 1011

Na verdade não era T58 e sim o Mangrove Jack's m27 (belgian ale). A atenuação foi absurda, 1003 de FG. O sabor ficou muito bom, completamente diferente do tradicional bem frutado e um apimentado muito discreto.

O Us 05 não ficou bom. A FG foi de 1011 também mas o sabor ficou estranho, ficou com sabor de pão

Ainda não fiz os blends... Talvez misturando da para salvar os quinze litros de pão...

Olá amigos,

Att

Pellin

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Olá amigos,

Att

Pellin
Opa. Casualmente brassei uma weiss neste fds..o fermento tá trabalhando bem e hoje (3 dias depois), tirei um dedo para sentir o aroma e observei bem destacado esse aroma de pão novo, no início pensei que pudesse ser algum problema, então vim pesquisar no fórum e me dei com essa sua questão.

Usei 40% de pilsen alemão da globalmalt, 55% de trigo branco e 5% carapilsen. Como fermento, usei o wb-06 reidratado, misturei no mosto a 18 graus (temperatura do mosto).

Ela está fermentando entre 17 e 18 graus.

Abs

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Last edited:

Latest posts

Back