• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Reaproveitamento de Fermento - SOCORRO

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Celsimar

Member
Reaction score
1
Caros, cervejeiro.

Engarrafei ontem a noite e estou tentando fazer a lavagem e reaproveitamento do fermento (S-23 Numa Vienna Lager), porem, como pode ver na foto, ta dificil de identificar onde comeca o trub que preciso descartar. A unica coisa que fiz diferente doque assisti no video no Youtube e que como tinha cerveja sobrando, eu nao acrescentei agua, somente sabudi o fermentador, Esta na geladeira a 10c ja por 12 horas. Veja a foto:

Obrigado,
Celsimar

IMG_7709-Resized.jpg

Caros, cervejeiro.

Engarrafei ontem a noite e estou tentando fazer a lavagem e reaproveitamento do fermento (S-23 Numa Vienna Lager), porem, como pode ver na foto, ta dificil de identificar onde comeca o trub que preciso descartar. A unica coisa que fiz diferente doque assisti no video no Youtube e que como tinha cerveja sobrando, eu nao acrescentei agua, somente sabudi o fermentador, Esta na geladeira a 10c ja por 12 horas. Veja a foto:

Obrigado,
Celsimar

View attachment 117542

Se você não adicionou água, então não lavou...

Mesmo que exista cerveja, você precisa adicionar água (previamente fervida e preferencialmente sem oxigênio)... Dá uma pesquisada aí no fórum que tem um procedimento para fazer.

Mas basicamente você precisa adicionar água, chacoalhar, aguardar decantar o mais pesado por 20 minutos e retirar pela torneira do balde somente esse sobrenadante (células menos floculentas).

Depois você deixa na geladeira por 12h horas, afim de decantar todas as células. Aí é o contrário, pois descartará o sobrenadante, ficando com as células viáveis no fundo que por peso poderá estimar a quantidade para inocular.

Do jeito que você fez, tem muita célula morta no pote...Mas de repente pode inocular...espere alguém postar se dá para usar como está, pois nunca fiz dessa forma

Achei o procedimento correto, que um amigo do fórum montou...segue anexo

Attachments

• Procedimento para reutilização de LAMA e propagação de fermento.pdf
    298.7 KB
Back