• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Rampas de uma Weizenbock.

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kalilac

Member
Reaction score
1
Boa tarde a todos.

Vou fazer minha primeira Weizenbock e estou com duvidas nas rampas e quantas são. Pequei uma receita aqui porem falava que estava fora do estilo. Não sei se tem haver com as rampas ou somente com os ingredientes mas segue o tenho:

rampas:
42º 10 min
52º 30 min
65º 30 min
72º 30 min
78º 10 min

Posso seguir estas? Vou fazer 20l, posso utilizar essa sequencia?

Atenciosamente,

Ainda não fiz este estilo, mas já está na minha lista de brassagens de inverno.
Então, pensando em montar uma receita para este estilo, eu faria as seguintes rampas:

43-45ºC 10 min (formar os precursores do aroma de cravo)

Faria um subida lenta até a temperatura de sacarificação (nessa parte eu não iria parar em uma temperatura específica para a parada proteica, até porque é um estilo que pede uma cerveja turva e a princípio só usaria grãos maltados. Acredito que uma subida lenta já seria o suficiente)

69ºC 60 min (acho que só uma temperatura na sacarificação priorizando a enzima alfa já seja o suficiente, pois este estilo pede corpo de médio-alto a alto)

76ºC 10 min (aqui é costume mesmo e um pouco de medo dos taninos kkk)

Acho que pode pular essa etapa de 52°C e aumentar pra 20min a de 45°C.. vai ter formação de precursor e atividade de proteases também. Se usar só trigo maltado, excesso de tempo na parada proteica vai afetar a retenção de espuma, e no caso, está com 40min já, sem falar no tempo de subida para sacarificação. Depois subir rápido pra sacarificação.. pode até se aventurar numa decocção ai (se souber)

Pras rampas de sacarificação, a menos que esteja com pressa na brassagem, não tem motivos pra trabalhar as enzimas separadas no seus ótimos de temperaturas. Use 67°C e mantem essa temperatura por ~1h30min mais ou menos.

Mash-out fique abaixo dos 76°C, evita extração demasiada de taninos e ainda assim aumenta a fluidez do mosto pra lavagem..

abraços

Back