• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Quem aqui cultiva lúpulos?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Estou com uma área de 2 ha destinada ao plantio de lúpulo, estou testando adaptação de 4 variedades, Columbus, Chinook, Fuggles e Sorachi Ace. As Columbus são as que se desenvolvem melhor, porém, reproduzir ela por estaquia é mais difícil, a Fuggles e a Sorachi Ace são ótimas para reprodução de mudas, das estaquias que fiz não perdi nenhum galhinho se quer. A Chinook não está crescendo como as outras, está com a metade do tamanho, porém todas estão muito saudáveis.
Utilizei fertilizante N-P-K 10-10-10 no solo. Já tive problema com formigas, esse foi fácil de controlar, e com lagartas, estas é de terrível controle, nada que se utilize, natural, é suficientemente eficiente, o que controla as pragas e é relativamente menos agressivo para a saúde humana é o PREMIO da Dupont, se utiliza muito em produção de tomates, porém custa quase R$ 500,00 o litro, mas se usa cerca de 50mL/ha.
Neste ano vamos plantar 100 mudas de cada variedade e iremos testar novas para adaptação.

AbelCarmo,

podes tentar "beauveria bassiana" ou nosódio da lagarta.

tbm uso clonar minhas mudas, acho mais fácil e rápido.

Vou ver se consigo encontrar por aqui algum composto a base de beauveria bassiana.

Obrigado pela dica!

Boa noite, segue algumas fotos do meu cultivo em Brasília. Comprei algumas mudas pelo mercadolivre e estão crescendo e florindo bem. Foram plantadas no chão na primeira semana de março de 2017. Phoenix, Yakima Gold, Chinook e Columbus. A Columbus foi comida pelas formigas mas rebrotou a pouco tempo atrás.

845ae5e8e65d3e2b5747097c2ef75eaf.jpg

2671b02d955be91a542732a7c7c65276.jpg

9f84c6adc9098bebfc8cf46db6a68bb0.jpg

a3cf3e2bfad1e43d931023bb7402915a.jpg

9a09660ccda8a5e64a7710b6ed768b5e.jpg
b9e946e953dca65900558ea65838be4b.jpg

d7eca6a45d689cf9b05b44c0304c6400.jpg

ccad7ca528e00397038513091754430e.jpg
a9fbd12a9accd01d8c147469a9ee8a8d.jpg

Atualização 23/5/2017

ef743a3aa00ea94e394f074b6508f359.jpg

74216c312367acf0c0c42289ca465fb0.jpg

Comecei a colher o Chinook e o Yakima Gold

99b2262492e673f63fd7350d4be3b858.jpg

de48262f17ef925acc1c1153ff123ae9.jpg

473dbb1b65b1dc7857ae0ad41385d373.jpg

d69587bcfb93e4f0abb335db7dc1fc69.jpg

560bfb1a76770b0714710e9998bc48a3.jpg

Colhi nos dias 7,8 e 9/6 1121g de Chinook e 535g de Yakima Gold, vamos ver quando secar.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Estou com uma área de 2 ha destinada ao plantio de lúpulo, estou testando adaptação de 4 variedades, Columbus, Chinook, Fuggles e Sorachi Ace. As Columbus são as que se desenvolvem melhor, porém, reproduzir ela por estaquia é mais difícil, a Fuggles e a Sorachi Ace são ótimas para reprodução de mudas, das estaquias que fiz não perdi nenhum galhinho se quer. A Chinook não está crescendo como as outras, está com a metade do tamanho, porém todas estão muito saudáveis.
Utilizei fertilizante N-P-K 10-10-10 no solo. Já tive problema com formigas, esse foi fácil de controlar, e com lagartas, estas é de terrível controle, nada que se utilize, natural, é suficientemente eficiente, o que controla as pragas e é relativamente menos agressivo para a saúde humana é o PREMIO da Dupont, se utiliza muito em produção de tomates, porém custa quase R$ 500,00 o litro, mas se usa cerca de 50mL/ha.
Neste ano vamos plantar 100 mudas de cada variedade e iremos testar novas para adaptação.

pois então tbm tive um problema sério com formigas, mas to tentando controlar, quanto à controle das pragas, como to fazendo cultivo orgânico, to ainda estudando a melhor forma de equilíbrio natural.

Alguém já obteve sementes ou sabe onde conseguir? Percebi que na internet tem muito vendendo sacaneando.

Alguém já obteve sementes ou sabe onde conseguir? Percebi que na internet tem muito vendendo sacaneando.

Você pode comprar mudas ou rizomas no mercadolivre ou facebook. Ja comprei é tranquilo. Usando semente você pode ter plantas macho e femea, e pra produzir o lúpulo você vai querer so femeas. Você usaria uma planta macho para fazer cruzamentos ou sementes.

Você pode comprar mudas ou rizomas no mercadolivre ou facebook. Ja comprei é tranquilo. Usando semente você pode ter plantas macho e femea, e pra produzir o lúpulo você vai querer so femeas. Você usaria uma planta macho para fazer cruzamentos ou sementes.

Olá Joselito, eu também já comprei pelo facebook, cascade, a pouco tempo. Mas meu objetivo agora é cruzamentos, então preciso de sementes ou planta masculina. Eu comprei semente no mercado livre, de um cara do ES que vende semente de tudo, a semente até que era parecida, mas quando plantei nasceu capim.

Olá Joselito, eu também já comprei pelo facebook, cascade, a pouco tempo. Mas meu objetivo agora é cruzamentos, então preciso de sementes ou planta masculina. Eu comprei semente no mercado livre, de um cara do ES que vende semente de tudo, a semente até que era parecida, mas quando plantei nasceu capim.
Tenho machos Cascade e Centennial. Qualquer coisa manda um inbox

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Fala Guilherme, eu tenho sementes dos cruzamentos que fiz aqui, tb tenho clone do macho que usei, está precisando ainda?

Fala galera!

Alguém de vocês que está cultivando já fez algum tipo de análise nas propriedades de seus lúpulos (quantidade de alfa/beta ácidos, composição do óleo, etc)? Fatores como clima e solo alteram muito a composição deles... As Cannabaceas (família do lúpulo bem como da maconha) são bastante exigentes por fatores químicos para darem as flores com as propriedades que tanto buscamos. Por exemplo, não adianta muito colher uma variedade Columbus em que buscamos principalmente o amargor e ela apresentar um nível baixíssimo de aa.

Vou começar um cultivo experimental em SC em breve e trarei notícias das minhas plantinhas! Se alguém tiver fêmeas de Centennial, Columbus, Saaz compro mudas!

Abraços

Fala galera!

Alguém de vocês que está cultivando já fez algum tipo de análise nas propriedades de seus lúpulos (quantidade de alfa/beta ácidos, composição do óleo, etc)? Fatores como clima e solo alteram muito a composição deles... As Cannabaceas (família do lúpulo bem como da maconha) são bastante exigentes por fatores químicos para darem as flores com as propriedades que tanto buscamos. Por exemplo, não adianta muito colher uma variedade Columbus em que buscamos principalmente o amargor e ela apresentar um nível baixíssimo de aa.

Vou começar um cultivo experimental em SC em breve e trarei notícias das minhas plantinhas! Se alguém tiver fêmeas de Centennial, Columbus, Saaz compro mudas!

Abraços

Eu já tive intenção de cultivar...dei uma desanimada no momento.

Mas se fizesse, usaria somente para DH, ou adições a 0 minutos

Fala galera!

Abraços
Tenho mudas. www.lupulodarecosta.com ou what's 51 98174.6024. Abraços

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Opa, que legal que vc está comercializando mudas! Tenho interesse com certeza! Já fizeste análise química das flores?

Abraço

Também estou cultivando e em breve farei a analise. Alguns cultivos ja sei que foram analisados e em relação aos aromas pra DH parece que estão muito bons.

O Felipe Francisco do perfil Cultivo de Lúpulo no facebook fez uma postagem recente sobre isso.

Segue o link

https://www.facebook.com/solucoesintegradasparaagricultura/posts/870507799765879

Fala galera!

Abraços

Também estou cultivando e em breve farei a analise. Alguns cultivos ja sei que foram analisados e em relação aos aromas pra DH parece que estão muito bons.

O Felipe Francisco do perfil Cultivo de Lúpulo no facebook fez uma postagem recente sobre isso.

Segue o link

https://www.facebook.com/solucoesintegradasparaagricultura/posts/870507799765879

Segue o link

Postei 2 vezes a resposta, deu xabu no meu app aqui. Desculpem a falha técnica.

Estou cultivando em Porto Alegre as seguintes espécies: Cascade, East Kent Goldings, Fuggle e Norther Brewer.

Trouxe eles da Inglaterra, e foram plantados na forma de rizomas em janeiro de 2013. O East Kent Goldings foi o primeiro a crescer e em cerca de 1 mês já estava bem grande. O Cascade demorou para engatar mas depois cresceu mais do que todos os outros, chegando a quase 2 metros. O Norther Brewer foi razoável, deve ter batido em 1 metro. E por fim o probre do Fuggle tomou um ferro do nosso clima, mal conseguiu levantar do pote.

Um detalhe curioso é que depois de uns 3 meses as folhas começaram a ficar amareladas, até secar e irem ao chão. Pesquisando na internet descobri que seria uma possível falta de potássio. Considerando essa afirmação, adquiri um fertilizante e apliquei nos potes. Depois disso o lúpulo voltou bem forte, com folhas bem saudáveis e verdes, mas durou pouco. Agora com esse clima eles estão sofrendo bastante, a maioria das folhas caiu mas a raiz ainda parece saudável. Vamos ver se eles voltam quando começar a esquentar.

As fotos em anexo são do East Kent Goldings com uns 10 dias e depois com 1 mês, aproximadamente, e do Cascade agora em junho.
Amigo, voce ainda tem elas? quer vender mas cepas? Sou de Palmares do Sul e gostaria de plantar..

Aqui interior de SP, altitude de 800m, estão crescendo bem, as variedades comet, cascade, columbus, chinook, hallertau, centennial (este dando problemas)

Attachments

• 28279024_184168458980763_2747630527250310725_n.jpg
    28279024_184168458980763_2747630527250310725_n.jpg
    35.8 KB
  • WhatsApp Image 2018-02-15 at 15.55.02.jpeg
    WhatsApp Image 2018-02-15 at 15.55.02.jpeg
    227.9 KB
  • WhatsApp Image 2018-02-15 at 15.53.45.jpeg
    WhatsApp Image 2018-02-15 at 15.53.45.jpeg
    234.5 KB
  • WhatsApp Image 2018-02-15 at 15.53.07.jpeg
    WhatsApp Image 2018-02-15 at 15.53.07.jpeg
    128.4 KB
  • WhatsApp Image 2018-02-15 at 15.52.29.jpeg
    WhatsApp Image 2018-02-15 at 15.52.29.jpeg
    153.6 KB
Aguem cultivou em vaso e conseguiu colher? qual foi o tamanho/ volume do vaso? como é o local onde as plantas estão? os meus estão devagar aqui no RJ,baixada, é muito quente.
tenho chinook e cascade
abc

Aguem cultivou em vaso e conseguiu colher? qual foi o tamanho/ volume do vaso? como é o local onde as plantas estão? os meus estão devagar aqui no RJ,baixada, é muito quente.
tenho chinook e cascade
abc

aconselho plantar em vasos de 40x40x40 cm
e fazer uma treliça de uns 3,5 metros pelo menos,
que vai bem,
não deixar a parte da terra em cima descoberta, (colocar cascas de árvore, ou serragem ou palha pra proteger do aquecimento do sol) pois se aquece o rizoma e ou raízes ela sente muito o calor, se puder sombreie a parte das raízes

observar adubação nitrogenada para crescimento e potássica pra floração,
um bom humus e esterco curtidos são excelentes.
e drenagem boa da terra.

Pessoal, tenho uma dúvida:
Em abril de 2015 eu recebi 10 rizomas que um amigo trouxe dos EUA. Eu guardei na geladeira até setembro para plantar na estação correta (estou em Porto Alegre e entendi que não deveria plantar no inicio do inverno). Acontece que dos 10, apenas dois sobreviveram (eram 5 Willammette e 5 Columbus e as duas sobreviventes eram apenas columbus). Dessas apenas uma brotou e mês passado colhi a segunda produção já (ela está bem saudável).
Agora, nesse final de semana recebi 6 rizomas que vieram dos EUA novamente através de um amigo (willamette, cascade e centennial). O vendedor não indicou guardar os rizomas na geladeira por muito tempo, pois em 3 meses guardados dessa forma o esperado é de apenas 20% de viabilidade dos rizomas.
Pessoal que tem recebido os rizomas do hemisfério norte está plantando logo quando recebe? Minha duvida é em especial para quem é do sul, pois em junho já tem risco de fazer bastante frio.
Acredito que elas devem brotar e crescer até final de maio, mas em dois meses ela forma raiz suficiente para sobreviver o inverno?
Valeu!

Pessoal, tenho uma dúvida:
Em abril de 2015 eu recebi 10 rizomas que um amigo trouxe dos EUA. Eu guardei na geladeira até setembro para plantar na estação correta (estou em Porto Alegre e entendi que não deveria plantar no inicio do inverno). Acontece que dos 10, apenas dois sobreviveram (eram 5 Willammette e 5 Columbus e as duas sobreviventes eram apenas columbus). Dessas apenas uma brotou e mês passado colhi a segunda produção já (ela está bem saudável).
Agora, nesse final de semana recebi 6 rizomas que vieram dos EUA novamente através de um amigo (willamette, cascade e centennial). O vendedor não indicou guardar os rizomas na geladeira por muito tempo, pois em 3 meses guardados dessa forma o esperado é de apenas 20% de viabilidade dos rizomas.
Pessoal que tem recebido os rizomas do hemisfério norte está plantando logo quando recebe? Minha duvida é em especial para quem é do sul, pois em junho já tem risco de fazer bastante frio.
Acredito que elas devem brotar e crescer até final de maio, mas em dois meses ela forma raiz suficiente para sobreviver o inverno?
Valeu!

O natanael do lúpulo gaúcho tem um canal chamado lúpulo gaucho no youtube. Ele vai saber a melhor dica pra você. Talvez seja o caso de plantar logo e manter em estufa a muda. Pergunta pra ele.

O natanael do lúpulo gaúcho tem um canal chamado lúpulo gaucho no youtube. Ele vai saber a melhor dica pra você. Talvez seja o caso de plantar logo e manter em estufa a muda. Pergunta pra ele.

Eu plantei logo, no último dia 2/4 e em dois dias já começaram a brotar e estão vindo bem rápido e saudáveis. Vou manter no ambiente enquanto a temperatura estiver acima dos 20 graus durante o dia. Depois vou por numa estufa e garantir pelo menos 60 dias de crescimento, que deve ser suficiente para uma boa formação de raízes.
Valeu pelo retorno!

Attachments

• IMG_20180412_113223.jpg
    IMG_20180412_113223.jpg
    152.1 KB
Back