• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Quantidade Café e Cacau RIS

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eric Carbobiach

Well-Known Member
Reaction score
117
Salve, galera!

Chegou o tão temido dia que farei uma RIS. Gostaria de usar café e nibs de cacau. Mas, como nunca usei antes, gostaria de parâmetros. Sei que isto é muito pessoal, mas um pouco do empirismo dos colegas ajuda muito na elaboração de receitas.
Eu quero que o café e o cacau não sejam muito fortes, quero que eles apareçam, mas com sutileza. Poderiam indicar uma relação de quantidade/litro e quanto tempo deixo na cerveja?
Outra coisa, como uso o café? Posso comprar moído, ou exige alguma moagem especial que farei em casa? E, muito importante, qual café vocês recomendam?

Não fiz uma RIS, mas fiz uma Oatmeal Stout com meus amigos e adicionamos apenas café em grãos no fim da maturação e deixei 2 dias. A relação que usamos foi de 5g/L e PARA NÓS ficou bem sútil no sabor e o aroma ficou bem perceptível.

Compramos um café arábica em grãos com torra média e moemos grosseiramente no próprio moedor do malte e fizemos um "dry beaning". A ideia é repetir a receita e fazer com cold brew ou "passar uma cafezinho" a frio pra ver se há diferença.

Dá uma olhada nesse link que tem umas dicas legais sobre as maneiras de fazer a adição: https://www.homebrewsupply.com/learn/adding-coffee-to-your-homebrew.html

Sobre a adição de cacau, vou ficar te devendo!!! hehehe

Não fiz uma RIS, mas fiz uma Oatmeal Stout com meus amigos e adicionamos apenas café em grãos no fim da maturação e deixei 2 dias. A relação que usamos foi de 5g/L e PARA NÓS ficou bem sútil no sabor e o aroma ficou bem perceptível.

Compramos um café arábica em grãos com torra média e moemos grosseiramente no próprio moedor do malte e fizemos um "dry beaning". A ideia é repetir a receita e fazer com cold brew ou "passar uma cafezinho" a frio pra ver se há diferença.

Dá uma olhada nesse link que tem umas dicas legais sobre as maneiras de fazer a adição: https://www.homebrewsupply.com/learn/adding-coffee-to-your-homebrew.html

Sobre a adição de cacau, vou ficar te devendo!!! hehehe

Show! Muito obrigado, cara! Esse link foi muito bom. Acho que vou optar por fazer como vocês fizeram, com o dry beaning.

Latest posts

Back