• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Quando tudo dé errado 2

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Danny1

Active Member
Reaction score
3
Ontem usei pela primeira vez minha panela elétrica e não extrai nada de açúcar na mosturação. Depois de uma hora e meia o teste do iodo continuava *****.
Usei uma receita para 20L de acordo com o BeerSmith. No meio da brassagem a temperatura dentro da panela estava marcando 80 graus. Acredito que ficou uns 20 minutos nessa temperatura até que identifiquei o erro. Isso ocorreu depois de apenas 10 minutos de brassagem(de 10 minutos a 30 ficou em 80). Esse seria o motivo de não ter convertido nenhum açucar?

abraços

Sim, as enzimas foram desnaturadas. A panela não tem termostato?

Pois é amigo, vou esperar o que os mais experientes têm a dizer mas do que eu li, depois dos 78-79 você já desnatura as enzimas completamente.

Não tenho sistema elétrico, e não sei exatamente como é o seu, mas acredito que o ideal é medir a temperatura do líquido (além de ser maior perto da fonte de calor, é onde as enzimas estão), na saída da válvula extratora, recirculando sempre que a resistência estiver ligada. Assim o líquido que cai na cama de grãos não passa do valor pretendido, e a cama de grãos também não.

O Guenter ou o pessoal habituado à esse sistema podem te dar mais dicas e informações.
Aproveite para detalhar melhor como o seu sistema funciona.

Ontem usei pela primeira vez minha panela elétrica e não extrai nada de açúcar na mosturação. Depois de uma hora e meia o teste do iodo continuava *****.
Usei uma receita para 20L de acordo com o BeerSmith. No meio da brassagem a temperatura dentro da panela estava marcando 80 graus. Acredito que ficou uns 20 minutos nessa temperatura até que identifiquei o erro. Isso ocorreu depois de apenas 10 minutos de brassagem(de 10 minutos a 30 ficou em 80). Esse seria o motivo de não ter convertido nenhum açucar?

abraços

Chegou a medir no densímetro?

Não sei como é teu sistema elétrico, mas no meu pseudo herms (mistura de BIABasket c/ Heat exchange tosco) eu meço o retorno do mosto pra panela.

A alfa amilase tem seu pico nos primeiros 20 minutos da mosturação, e a partir de 76ºC já começamos a ter degradação de enzimas.

Boa sorte na próxima e reveja seu sistema de medição de temperatura.

Abraços,

Não sei como é teu sistema elétrico, mas no meu pseudo herms (mistura de BIABasket c/ Heat exchange tosco) eu meço o retorno do mosto pra panela.

A alfa amilase tem seu pico nos primeiros 20 minutos da mosturação, e a partir de 76ºC já começamos a ter degradação de enzimas.

Abraços,

A temperatura é medida no retorno do mostro para a panela. Outro fator estranho foi ter formado uma espuma densa(Como se fosse feita com muito sabão). Eu medi a gravidade do mostro e deu 1045.

Segue foto da espuma.

Attachments

• 20150706_185631.jpg
    20150706_185631.jpg
    127.9 KB

Abraços,

Eu medi com densímetro e deu 1045

densimetro mede densidade, não açucar necessariamente... vc pode ter extraido todo o amido do grão sem ter formado nenhum açucar!
Na torcida para ter sido o contrário!
quando fiz uma wit formou essa espuma tb... não sei explicar o porque, mas foi otima que ela retinha os carunchos que estavam no malte sHUAhuasHUsa

No domingo brassei pela primeira vez no meu equipamento novo (RIMS), também formou esta espuma, fiquei na dúvida se é normal.

Attachments

• espuma.jpg
    espuma.jpg
    146.5 KB
densimetro mede densidade, não açucar necessariamente... vc pode ter extraido todo o amido do grão sem ter formado nenhum açucar!
Na torcida para ter sido o contrário!
quando fiz uma wit formou essa espuma tb... não sei explicar o porque, mas foi otima que ela retinha os carunchos que estavam no malte sHUAhuasHUsa

Como o teste de iodo deu negativo eu joguei tudo fora para não correr risco e aumentar o prejuizo(levedura,refrigerador e tempo).

Como o teste de iodo deu negativo eu joguei tudo fora para não correr risco e aumentar o prejuizo(levedura,refrigerador e tempo).

Rapaz, que dó! Nunca jogue cerveja (ou mosto nesse caso) fora. Tudo sempre vale de aprendizado e as vezes, surpresas acontecem. Na minha tericeira brassagem, uma American Amber, usei um termometro culinário que não vi que estava levemente descalibrado (erro de 6 graus pra baixo), fiz a mostura a 70 por 3 horas e nada de iodo negativo. Toquei o barco assim mesmo, carquei 2kg de açucar na fervura só pra garantir que ia ter álcool e meu velho, não é que aquela bichinha ficou boa demais?

Sempre falo pra galera aqui, jogar cerveja fora só se apodrecer e ficar humanamente impossível beber. Caso contrário, jamais, hehehehe!

Abraço.

Rapaz, que dó! Nunca jogue cerveja (ou mosto nesse caso) fora. Tudo sempre vale de aprendizado e as vezes, surpresas acontecem. Na minha tericeira brassagem, uma American Amber, usei um termometro culinário que não vi que estava levemente descalibrado (erro de 6 graus pra baixo), fiz a mostura a 70 por 3 horas e nada de iodo negativo. Toquei o barco assim mesmo, carquei 2kg de açucar na fervura só pra garantir que ia ter álcool e meu velho, não é que aquela bichinha ficou boa demais?

Sempre falo pra galera aqui, jogar cerveja fora só se apodrecer e ficar humanamente impossível beber. Caso contrário, jamais, hehehehe!

Abraço.

Se eu tivesse me lembrado do açúcar acho que seria uma boa para salvar a receita. Ou até mesmo uma rapadura que tenho aqui e não consegui usar até hoje. Será que mesmo sem açúcares do malte ela ficaria boa com açúcar comum puro?

Se eu tivesse me lembrado do açúcar acho que seria uma boa para salvar a receita. Ou até mesmo uma rapadura que tenho aqui e não consegui usar até hoje. Será que mesmo sem açúcares do malte ela ficaria boa com açúcar comum puro?

Cara, não é a situação ideal, mas fica bem bom sim. Segue a foto dela com 3 dias de garrafa (naquela época eu tirava bastante foto, hoje quase não tiro mais, hahahahah)

Attachments

• _red-1341088954.jpg
    _red-1341088954.jpg
    31 KB
  • _red2-1341088954.jpg
    _red2-1341088954.jpg
    13 KB
minhas ultimas brassagesm (quando eu comecei a utilizar bomba de recirculação) também apareceu espuma, coincidentemente ou não, minha eficiencia foi bem mais baixa que o usual.

alguém chegou a alguma conclusão sobre a espuma?

Eu tive geração de espuma quando o fluxo de líquido nas mangueiras ficava baixo, fazendo a bomba jogar ar para dentro da mangueira, fazendo essa espuma.

Eu tive geração de espuma quando o fluxo de líquido nas mangueiras ficava baixo, fazendo a bomba jogar ar para dentro da mangueira, fazendo essa espuma.

Sim, eu tb percebi isso.
As vezes por questão de vazão baixa (entupimento) o liquido tem dificuldade em ir pra bomba o que faz adicionar ar.
dai surgem as questões:
essa espuma (pelo fato de ser doce) vai reduzir a eficiencia?

Sim, eu tb percebi isso.
As vezes por questão de vazão baixa (entupimento) o liquido tem dificuldade em ir pra bomba o que faz adicionar ar.
dai surgem as questões:
essa espuma (pelo fato de ser doce) vai reduzir a eficiencia?

Olha... eu não tive redução. Minha eficiência ficou em 76%, que está dentro da média que conseguia sem a bomba. A espuma chegou a passar da altura da panela.

Back