• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Quando tudo dá errado!

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lpera

Well-Known Member
Reaction score
405
Pois é, razão desse post é apenas compartilhar sobre a minbha 7ª brassagem e o perrengue que foi!!!!

Resolvi partir para uma Black IPA com centeio, lúpulos Centennial, Amarillo e Simcoe, fermento S-04. Receita foi montada com muito carinho, ABV estimado em torno de 8.7%.

Comecei a me preocupar quando terminei de moer os grãos (tenho um barley crusher de rolos e deixo para moer em casa)..a quantidade era absurda e comecei a me preocupar.

A receita tinha uma OG de 1081 se não me engano, digo isso porque meu laptop foi pro pau, e só tinha ele, então não lembro exatamente quais foram os cálculos do BS.

No mash já senti o drama, não iria caber todo o malte e a água que eu calculei,e ntão resolvi fazer o mash com 3 litros a menos...erro número um pois essa receita tem centeio e até u pouco de trigo...já saberia que seria complicado de filtrar, a cama de grãos estava para cima da metade da panela...dito e feito, a circulação demorou umas 2 horas, mais 1:30 horas para o sparge...fiz o mash com uma temperatura bem baixa (em torno dos 64 graus por 1:30 horas) e não fiz mash out, então imagina pra esse caramelo viscoso nessa temperatura baixa sair pela torneira, foi complicado.

OG passou e ficou em 1086, muito alta, mas não reclamo de OG alta!!!! Hora de colocar no fermentador. Hidratei 4 pacotes de S-04, meu fermentador tem capacidade para 22 litros...foram exatos 21 litros para o mesmo, deixei aerar bem (depois ainda deinuma turbinada com a bomba de aquário) e aespuma ja estava transbordando...deveria ter entendido o recado e deixado o fermentador com menos....mas....

Bom, vou fermentar a 17 graus, hoje de manhã chequei o TIC e estava a 17.1, que bom, temperatura esta controlada, aí abri a geladeira...tinha cerveja por tudo, o airlock entupiu e a pressão foi tão grande que estava vazando por um dos lados do fermentador, uma zona sem tamanho.

Tirei o airlock para limpar e deu aquela explosão, mais espuma para tudo quanto é lado. Preparei uma solucao de peracético, dei uma garibada no balde, retirei 1,0 litro e deixei lá.

Bom, sabe-se lá como essa leva vai ficar, uma pena pois o cheiro do mosto estava espetacular!!!!

Resumindo: perdi o computador, brassagem de 8 horas, sujeira na geladeira e a dúvida se vai ficar bom ou não!!!

Ipera, salvo engano, em teoria, fermento seco devidamente hidratado não necessita de aeração do mosto.

Pois é, deixar pouco headspace é uma baita dor de cabeça, já tive uma experiência parecida, mas não tão desastrosa como a que foi narrada por você, é uma incomodação ficar limpando tudo.

Ipera, salvo engano, em teoria, fermento seco devidamente hidratado não necessita de aeração do mosto.

Normalmente eu não aero fermento seco, mas como a OG é alta (1086) li alguns comentários de que ajuda, por via das dúvidas usei uma bomba de aquário por 45 minutos.

A reserva do fermento seco é suficiente para algumas reproduções, mas creio que com uma OG alta haverá mais ciclos de reprodução até consumir todo o açúcar.

Agora é torcer pra ficar boa e ter valido a pena hehe, boa sorte aí

meu fermentador tem capacidade para 22 litros...foram exatos 21 litros para o mesmo

Cara, pra 20 litros, o negócio é comprar um balde de pelo menos uns 25 litros (acho que nem tem), ou se não partir pra balde ou bombona de 30 litros (foi o que eu fiz, bombona de 30).

Com esse balde de 22 litros, se tu colocar pra fermentar mais que 18 litros é quase certo que vai transbordar.

e outra, se tu tá na dúvida se pode transbordar ou não, usa blow off, e não airlock. Eu sempre uso blow off, com a mangueira dentro de um vidro de conserva com álcool 70. Quando usava balde de 22 litros, nas vezes que transbordou, nunca chegou a encher o pote. Na dúvida, usa uma pet de 2 litros, daí é tranquilaço!

Cara, pra 20 litros, o negócio é comprar um balde de pelo menos uns 25 litros (acho que nem tem), ou se não partir pra balde ou bombona de 30 litros (foi o que eu fiz, bombona de 30).

Com esse balde de 22 litros, se tu colocar pra fermentar mais que 18 litros é quase certo que vai transbordar.

e outra, se tu tá na dúvida se pode transbordar ou não, usa blow off, e não airlock. Eu sempre uso blow off, com a mangueira dentro de um vidro de conserva com álcool 70. Quando usava balde de 22 litros, nas vezes que transbordou, nunca chegou a encher o pote. Na dúvida, usa uma pet de 2 litros, daí é tranquilaço!

Pois é cara, eu sou teimoso...minha mulher quando viu eu fazendo arte na brassagem anterior já tinha dito para eu usar uma mangueira e não mais airlock.

Eu vou migrar para 80 litros no fim do ano e não quero gastar com esse setup, entao vou me contentar com 17-18 litros!

Valeu!

Back