• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Purgar Fermento - Fermentação Secundaria

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

antharas

Member
Reaction score
0
Ola! Tenho um fermentador refrigerado Mecbier de 100L, gostaria de ter informações sobre a retirada do fermento para realizar a clarificação;

Estou fazendo assim:
1- Fermentação Ale normal (18º)
2-Purgo o fermento
3- Subo até 20,5 º, depois um grau por dia até chegar a 23,5º
4- Maturação a 10º (06 dias)
4- Faço Cold Crash em 0º ( O tempo necessário)

O momento correto de retirar o fermento, caso queira reutilizá-lo é entre quais passos?

Ola! Tenho um fermentador refrigerado Mecbier de 100L, gostaria de ter informações sobre a retirada do fermento para realizar a clarificação;

Estou fazendo assim:
1- Fermentação Ale normal (18º)
2-Purgo o fermento
3- Subo até 20,5 º, depois um grau por dia até chegar a 23,5º
4- Maturação a 10º (06 dias)
4- Faço Cold Crash em 0º ( O tempo necessário)

O momento correto de retirar o fermento, caso queira reutilizá-lo é entre quais passos?

...

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=qIaSuOPwTro[/ame]

Não vou exatamente responder à sua pergunta, pois eu mesmo nem faço reaproveitamento.
Mas sobre o seu processo, a principal razão de fazermos a etapa 3 é para que o fermento absorva os subprodutos gerados durante a fermentação. Como você purgou o fermento antes, não faria muito sentido subir a temperatura.
Outra coisa, é que tirando o fermento nesse ponto, muito dele ainda está em suspensão, que eventualmente decanta após o cold crash/maturação.

Não vou exatamente responder à sua pergunta, pois eu mesmo nem faço reaproveitamento.
Mas sobre o seu processo, a principal razão de fazermos a etapa 3 é para que o fermento absorva os subprodutos gerados durante a fermentação. Como você purgou o fermento antes, não faria muito sentido subir a temperatura.
Outra coisa, é que tirando o fermento nesse ponto, muito dele ainda está em suspensão, que eventualmente decanta após o cold crash/maturação.
Concordo com o Gustavo nessa. Não sei se o fermento que está em suspensão é o suficiente para metabolizar todos os subprodutos da fermentação primária. Por isso, minha recomendação seria purgar após a fermentação secundária.

Abraço!

Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk

Concordo com o Gustavo nessa. Não sei se o fermento que está em suspensão é o suficiente para metabolizar todos os subprodutos da fermentação primária. Por isso, minha recomendação seria purgar após a fermentação secundária.

Abraço!

Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk

Tem bastante fermento sim, até porque o fermento que está no fundo é o que já floculou, está todo compacto no fundo e não tem tanta influência nesta fase. Eu purgo duas vezes, após a primária e após o cold crash. Após a primária pois o fermento ainda não está tão denso e também não sofreu os efeitos do cold crash e após o cold crash para pegar aquele resto de fermento que estava em suspensão.

Back