brunonacari
Well-Known Member
- Joined
- Jan 26, 2016
- Messages
- 180
- Reaction score
- 30
Pessoal, quero colocar aqui uma discussão que tivemos em outro forum uma vez e que muitos ainda estão testando.
No livro do Horst Dornbusch (Bavarian Helles) existem algumas informações muito interessantes, entre elas, algo sobre a consistência (concentração) da brassagem, o que acabou mudando minha forma de brassar.
A informação é de que a atividade proteolítica das proteases ocorre de forma muito mais intensa quando a brassagem é bem consistente (proporção em torno de 2:1, ou seja, 2 partes de água para 1 de grãos). Por outro lado, a atividade de sacarificação por parte das amilases (alfa e beta) é muito mais intensa quando a consistência é menor, em torno de 3:1. Segundo o autor, nesta concentração a conversão total do amido pode ocorrer em apenas 20 minutos.
Em dúvida, fiz o teste em uma Helles. Fiz o mash in com 10L de água (2:1) e adicionei mais água quente (90°C) para diluir a solução e aumentar a temperatura (3,2:1). Resultado: conversão total em 20 minutos. Isso reduziu meu tempo de brassagem, mesmo tendo feito uma parada proteica.
Sei que muitos já tem uma conversão total em pouco tempo naturalmente e não precisam mudar qualquer processo, mas fica a informação. Aliás, eu faço parada proteica em todas as minhas cervejas desde então e a grande vantagem é poder mudar de rampa instantaneamente. Assim, não tenho brassagens que durem mais de uma hora. :rockin:
Vamos ver se entendi, para 5kg de malte utiliza-se:
. 10L (2:1) de água para o Mash-in
. Depois adiciona-se mais 5L (3:1) de água na sacarificação?
E se eu não fizer parada proteica, como é a utilização das proporções de 2:1 e depois 3:1??