• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Proporção H2O/Malte

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, quero colocar aqui uma discussão que tivemos em outro forum uma vez e que muitos ainda estão testando.

No livro do Horst Dornbusch (Bavarian Helles) existem algumas informações muito interessantes, entre elas, algo sobre a consistência (concentração) da brassagem, o que acabou mudando minha forma de brassar.

A informação é de que a atividade proteolítica das proteases ocorre de forma muito mais intensa quando a brassagem é bem consistente (proporção em torno de 2:1, ou seja, 2 partes de água para 1 de grãos). Por outro lado, a atividade de sacarificação por parte das amilases (alfa e beta) é muito mais intensa quando a consistência é menor, em torno de 3:1. Segundo o autor, nesta concentração a conversão total do amido pode ocorrer em apenas 20 minutos.

Em dúvida, fiz o teste em uma Helles. Fiz o mash in com 10L de água (2:1) e adicionei mais água quente (90°C) para diluir a solução e aumentar a temperatura (3,2:1). Resultado: conversão total em 20 minutos. Isso reduziu meu tempo de brassagem, mesmo tendo feito uma parada proteica.

Sei que muitos já tem uma conversão total em pouco tempo naturalmente e não precisam mudar qualquer processo, mas fica a informação. Aliás, eu faço parada proteica em todas as minhas cervejas desde então e a grande vantagem é poder mudar de rampa instantaneamente. Assim, não tenho brassagens que durem mais de uma hora. :rockin:

Vamos ver se entendi, para 5kg de malte utiliza-se:

. 10L (2:1) de água para o Mash-in
. Depois adiciona-se mais 5L (3:1) de água na sacarificação?

E se eu não fizer parada proteica, como é a utilização das proporções de 2:1 e depois 3:1??

Olá, Ronaldo.

Pelo que sei foi o Palmer que popularizou o valor de 2,5 litros/kg. Porém, fiz um curso com um mestre cervejeiro que explicou que as enzimas beta-amilase e alfa-amilase são do tipo hidrolases, ou seja, elas utilizam água no processo de quebra dos amidos.

Sendo assim, a mosturação é beneficiada por uma proporção maior, tipo 4,0 litros/kg, pois quanto mais água, melhor a atuação das enzimas.

No entanto, esse benefício se estenderia até uma proporção de 5,0 litros/kg, acima disso o ganho de eficiência é muito pequeno.

Eu pessoalmente passei a fazer com 4,0 litros/kg e minha eficiência aumentou consideravelmente, muitas vezes consigo um volume muito maior do que o previsto com a mesma OG. Já aconteceu inclusive de eu ter que parar de lavar o malte com a OG pré-fervura maior do que o planejado, porque a panela de fervura não comportava.

Abraço!

Olá, Ronaldo.

Pelo que sei foi o Palmer que popularizou o valor de 2,5 litros/kg. Porém, fiz um curso com um mestre cervejeiro que explicou que as enzimas beta-amilase e alfa-amilase são do tipo hidrolases, ou seja, elas utilizam água no processo de quebra dos amidos.

Sendo assim, a mosturação é beneficiada por uma proporção maior, tipo 4,0 litros/kg, pois quanto mais água, melhor a atuação das enzimas.

No entanto, esse benefício se estenderia até uma proporção de 5,0 litros/kg, acima disso o ganho de eficiência é muito pequeno.

Eu pessoalmente passei a fazer com 4,0 litros/kg e minha eficiência aumentou consideravelmente, muitas vezes consigo um volume muito maior do que o previsto com a mesma OG. Já aconteceu inclusive de eu ter que parar de lavar o malte com a OG pré-fervura maior do que o planejado, porque a panela de fervura não comportava.

Abraço!

Mas até onde sei, conversão enzimática não influencia na OG.
Deve ter havido outros motivos para vc ter tido uma eficiência maior.

Amigo Carlos,

Particularmente, talvez não diretamente, acredito que tenha haver de alguma forma, sim. Claro que brassagem é uma coisa que tem n variáveis envolvidas. Porém, o software estima uma eficiência da mostura. E se você consegue uma OG maior do que o esperado, e um volume maior do que o esperado, em tese a sua eficiência foi maior. E, acredito eu, isso pode estar relacionado à melhor extração dos açúcares.

Bom, mas isso é uma conjectura.

Abraço!

Back