• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Projeto de Cervejaria (Start-Up)

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
A Unica vacilada que eu dei foi de agitar um pouco o fermento.

Mas eu li o How to Brew que o pessoal traduziu e disponibilizou nesse link abaixo, esse é o livro que o proprio autor disponibilizou no site, então não tem problema compartilhar essa informação se tiver problema peço desculpas aos moderadores.
http://howtobrew.homebrewer.com.br/index.php/Página_principal

Esse lance de "jogar" o fermento seco no mosto está em todo lugar, até na websérie da Cerveja Feita em Casa de uma marca famosa.

Tem uns videos da gringa que dá até medo de ver como os caras fazem cerveja, ontem eu vi um video How to Brew Beer que é sinistro rs.

Enfim, cometi diversos erros em todo o processo, e isso eu já esperava, mesmo lendo teorias desde dezembro, na pratica a conversa é outra.

Foi F*** controlar a temperatura no termômetro analógico, o grain bag não ficou parado na panela, tive que ficar regulando diversas vezes, na hora de fazer a lavagem dos grãos eu fui fazer uma manobra que eu ASSISTI na web quase deu certo, se não fosse o fato de eu ter tomado um banho de mosto quente! A fervura e a fermentação não tiveram muito segredo, a ativação do fermento aconteceu exatamente como o Guender descreveu, surgiram algumas montanhas.

Mas enfim, a minha intenção e minha lucidez já sabiam que ali não sairia uma boa cerveja e sim para conhecer o processo, e graças a todos esses erros o próximo processo vai sair bem mais eficiente. Tenho noção que só vou fazer uma boa leva de Cerveja com C na quinta ou sexta vez.

Outro pronto é farei o curso no Pier aqui em SP dia 11/04, alguem mais vai fazer ?

Estou com uma duvida....como estou em duvida se o processo vai gerar alguma cerveja e que está rolando alguma fermentação, da pra retirar uma amostra e provar ?

Até dá, mas ela vai estar cheia de sub-produtos e off flavors... Eu ainda não domino a arte de detectar problemas, creio que tu também não... Então tirar uma amostra antes, para avaliar se vale a pena ou não continuar, acho que não é necessário. Ainda mais que a leva é pequena, acho que vale mais a pena esperar a fermentação concluir, e tu desfrutar ela prontinha, e analisar como ficou definitivamente...

Eu deixo para fazer essa experimentação, quando meço a densidade no fim da fermentação. Quanto menos desperdício melhor.

A propósito: a minha proveta é de 250ml, sempre fico com um dó no coração a cada medição. Existe e vale a pena usar uma proveta menor??

Sei que tem um "mini densímetro" que usa cerca de 50/80ml de mosto na proveta...Mas ai teria que comprar mais 2 coisas.

E eu ainda to colocando na balança se compro o densímetro padrão ou um refratometro. Vejo que nem sempre da pra confiar muito no calculo de FG do refratometro depois da conversão. Mas o fator desperdício em levas pequenas como a nossa pesa mais no bolso eu acho.

"Densímetro em produção de galão, năo rola...."

Porque rcorreas ?

E quando você diz galão, ao que você se refere ?

Abraço

Me refiro às levas de 5 litros....

Com densímetro a perda é muito grande....

Da os 27 obamas COM o frete.

Ta 18,50 + 8,50 de frete.

Se pudesse ja comprava agora. Já que vai demorar pra chegar. Mas cartão não ta liberado ainda :D

O rMachado já respondeu... Custou 27 dólares já com o frete, mas pode ser que não demore tanto pra chegar pra vocês. O meu levou esse tempo todo porque eu fiz a compra em dezembro e essa época de festas é muito complicada.

O rMachado já respondeu... Custou 27 dólares já com o frete, mas pode ser que não demore tanto pra chegar pra vocês. O meu levou esse tempo todo porque eu fiz a compra em dezembro e essa época de festas é muito complicada.

Está demorando igual, ou até mais....

Depois da greve dos Correios, tem pilhas de encomendas de quase 5 andares nos depósitos em Curitiba e São Paulo....

Em tempo, o meu eu comprei por 24 Obamas no Aliexpress, e neste momento, ele deve estar em uma destas pilhas monstruosas que eu relatei...

Pessoal, mas cuidado com o refratometro. ele NAO é indicado para ser usado depois que houve fermentação. o resultado sai distorcido.

Bom,

A vida de abrir uma cervejaria não é fácil.
A essência é a receita, e identidade é a marca.

Então...pra galera que pensa em registrar a marca...é bom pensar no plano A e B
O Registro da Marca está saindo R$ 1.000,00 fora que nem sempre o nome que se deseja estará disponivel....ou seja..quem quiser se registrar, tenha mais de um nome em mente...caso tenham o azar de já ter uma marca registrada.

First!

Attachments

• 2014-04-09_23-17-01_600.jpg
    2014-04-09_23-17-01_600.jpg
    29.7 KB
Prezados, boa tarde.

Temos procurado a legislação (a qual limos ávidamente) e temos algumas dúvidas a ser tiradas.

Alguem dispõe do numero de telefone do MAPA, em São Paulo, para podermos limpas as dúvidas que tem surgido?

Grato/Abçs

Obrigado Fagner!,
Ontem mesmo acabamos indo lá.

A simples vista, parece que o processo não é tão complexo; só tem que seguir a normativa sem fugir da linha.

Vamos ver... agora iremos estabelecer alguns contatos com fabricantes de equipamento para micro-cervejarias para saber qual o equipamento ideal para nosso projeto.

Abraço!

Galera, se alguém souber gostaria de saber se é permitida a fermentação/maturação de cerveja em bombonas alimentícias, no caso, se a vigilância sanitária permite ou não, ou se o inox é insubstituível.

vlw moçada!

Galera, se alguém souber gostaria de saber se é permitida a fermentação/maturação de cerveja em bombonas alimentícias, no caso, se a vigilância sanitária permite ou não, ou se o inox é insubstituível.

vlw moçada!

Olá Andrezim,

Peço que abra tópicos novos ao invés de fazer perguntas diferentes em tópicos antigos. Assim facilita a vida de quem quer ler tanto o tópico original, quanto pra quem usa a ferramenta de busca, caso tenha uma dúvida semelhante à sua.

Abraço

Latest posts

Back