Produzir mais do q a panela permite, é possível?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Romulocrp

Well-Known Member
Joined
Jul 31, 2014
Messages
102
Reaction score
35
Boa tarde pessoa, minha dúvida se divide em duas partes:
Na minha última brassagem a evaporação foi muito vigorosa e dos 21 litros que eu tinha planejado levar para o fermentador fiquei com apenas 16 litro de um mosto com uns 4 pontos a mais no OG
Pergunto, eu poderia adicionar água para diluir o mosto e completar meus 21 litros? Se sim, feveria essa aguá em separado de depois adicionaria direto ao fermentador?

Se isso for possível, eu poderia arriscar fazer uma receita para 40 litros, onde a OG fosse por exemplo 1052 mas na realidade fervesse na panela um mosto com 1070 e depois diluí-lo em mais 10 litros de água pré-fervida?

Pergunto pq meu plano seria, pré-ferver 10 litros de água e já colocá-lo no fermentador, fazer a cerveja normalmente nos 30 litros que é o que minha panela comporta e no final obter 40 litros.

Será que rola?
 
Boa tarde pessoa, minha dúvida se divide em duas partes:
Na minha última brassagem a evaporação foi muito vigorosa e dos 21 litros que eu tinha planejado levar para o fermentador fiquei com apenas 16 litro de um mosto com uns 4 pontos a mais no OG
Pergunto, eu poderia adicionar água para diluir o mosto e completar meus 21 litros? Se sim, feveria essa aguá em separado de depois adicionaria direto ao fermentador?

Se isso for possível, eu poderia arriscar fazer uma receita para 40 litros, onde a OG fosse por exemplo 1052 mas na realidade fervesse na panela um mosto com 1070 e depois diluí-lo em mais 10 litros de água pré-fervida?

Pergunto pq meu plano seria, pré-ferver 10 litros de água e já colocá-lo no fermentador, fazer a cerveja normalmente nos 30 litros que é o que minha panela comporta e no final obter 40 litros.

Será que rola?

Sim, rola fazer a diluição de diversas formas.

No fermentador, fervendo uma água e completando com mosto. Já vi fazer adicionando água mineral direto também.

Ou depois de completar a fermentação, na cerveja pronta, fervendo a água também.

Só tem que cuidar pra levar em conta os volumes/OGs nos diversos casos porque isso pode implicar na necessidade de uma quantidade diferente de fermento.

Abç
 
Só tem que cuidar pra levar em conta os volumes/OGs nos diversos casos porque isso pode implicar na necessidade de uma quantidade diferente de fermento.
Abç

E possivelmente de lúpulo, já que o aumento da densidade na fervura reduz a utilização dos alfa ácidos.
 
Sim, rola fazer a diluição de diversas formas.

No fermentador, fervendo uma água e completando com mosto. Já vi fazer adicionando água mineral direto também.

Ou depois de completar a fermentação, na cerveja pronta, fervendo a água também.

Só tem que cuidar pra levar em conta os volumes/OGs nos diversos casos porque isso pode implicar na necessidade de uma quantidade diferente de fermento.

Abç

Legal vou arriscar, não pretendo fazer um mosto a ponto de ser extrato, quero adicionar no máximo 20% do volume final.
Vou começar com 25 L de mosto 5 de água, pergunto, posso aproveitar e ferver esses 5 litros no dia anterior congelar e colocar o gelo no mosto? Ajudando a chegar mais rápido na temperatura almejada?
 
Legal vou arriscar, não pretendo fazer um mosto a ponto de ser extrato, quero adicionar no máximo 20% do volume final.
Vou começar com 25 L de mosto 5 de água, pergunto, posso aproveitar e ferver esses 5 litros no dia anterior congelar e colocar o gelo no mosto? Ajudando a chegar mais rápido na temperatura almejada?

Hum... acho que pode, desde que se mantenha a água num recipiente fechado pra não armazenar contaminantes.
 
Você pode também, fazer uma lavagem "extra" nos grãos com a água adicional.
Acredito que isso te dará uma OG a mais.
 
Agradeço ao Romulo pela criação do tópico. Estava estudando essa possibilidade também.

Gostaria de saber no que implica se ter uma relação malte/água na mostura maior do que o normal. O que se fala é que o ideal é ter 2,5L de água (aproximadamente) para cada 1kg de malte, certo? O que acontece se a mostura for feita com 1,5L de água para 1kg de malte, por exemplo?
 
Agradeço ao Romulo pela criação do tópico. Estava estudando essa possibilidade também.

Gostaria de saber no que implica se ter uma relação malte/água na mostura maior do que o normal. O que se fala é que o ideal é ter 2,5L de água (aproximadamente) para cada 1kg de malte, certo? O que acontece se a mostura for feita com 1,5L de água para 1kg de malte, por exemplo?

Bom o que eu conheço por normal padrão é 3,0L/Kg de malte na mosturação.

Essa média é tida como uma boa em relação ao tempo de conversão e eficiência. Uma proporção muito pequena pode acarretar menos eficiencia, quanto mais diluído, mais tempo vai levar pras enzimas encontrarem os amidos pra quebrar. Tem outros fatores que entram em jogo também, porque os grãos modificam a quimica da água, então a relação joga nesse sentido também.

Existe até uma pequena variação de perfil de tipos de açucares formados em diferentes proporções água/malte, mas em geral isso é quase insignificante perto do efeito das temperaturas nessa etapa.
 
pessoal, nesse assunto estou com uma duvida, fiz minha primeira brassagem domingo, APA, usei graos pra 10l de cerveja mas no meio do caminho acabei com uns 8 +- no fermentador,
tem como saber se esta certa a diluiçao?
FG ou a relaçao Og/FG pode dizer algo?
se tiver concentrado demais tem problema? Diluo sem saber ou arrisco uma leva mais "power"?
Tirei um pouco pra experimentar pois parou de borbulhar apesar de ter só 5 dias mas estava com otimo visual e um sabor no minimo interessante apesar de bem forte.
Obrigado e desculpe a inquisiçao mas primeira vez imagino que seja assim mesmo.
 
pessoal, nesse assunto estou com uma duvida, fiz minha primeira brassagem domingo, APA, usei graos pra 10l de cerveja mas no meio do caminho acabei com uns 8 +- no fermentador,
tem como saber se esta certa a diluiçao?
FG ou a relaçao Og/FG pode dizer algo?
se tiver concentrado demais tem problema? Diluo sem saber ou arrisco uma leva mais "power"?
Tirei um pouco pra experimentar pois parou de borbulhar apesar de ter só 5 dias mas estava com otimo visual e um sabor no minimo interessante apesar de bem forte.
Obrigado e desculpe a inquisiçao mas primeira vez imagino que seja assim mesmo.
Cara depois de ir para o fermentador não me arrisco a dar opinião, sei q no livro Designing Great Beers, ele fala que o cálculo de diluição é bem simples, dando um exemplo:
vc quer fazer 10 litros com um OG de 52, então o total de pontos que vc quer são 10x52=520
então sempre vc quiser mexer na sua cerveja qto a diluição essa é a primeira informação q vc tem q ter, qtos pontos de gravidade vc tinha e qtos vc queria.
Se nos 8,5 litros q vc ficou qual o OG q vc teve? se p.e. foi 62, então vc faz 8,5x62=527, logo vc está dentro do seu objetivo e pode diluir para 10 litros tranquilo, ou mais especificamente faria 527/52=10,13
Logo com 10,13 litros vc estaria nos 1052 de OG que era sua gravidade inicialmente almejada.
 
Valeu, essa informaçao vai ajudar muito.
Ainda nao fiz a mediçao do FG nao quis perturbar muito a fermentaçao, muito mais do ja posso ter feito...
assim que medir vou fazer os calculos, se bem que nem sei qual seria a desejada, o Rapaz da Lamas fez a receita pra mim e me vendeu os ingredientes ja pesados e separados, pra primeira experiencia.
Agora é que estou tomando pé e lendo pra aprender.
Preciso descobrir qual seria a desejada pra poder fazer a matematica toda.
 
Back
Top