• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Problemas na Adição de Açúcar

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eric Carbobiach

Well-Known Member
Reaction score
117
Bom dia, amigos!

Quero relatar com vocês um ocorrido estranho. Estava produzindo uma Belgian Strong Golden Ale. Fiz a receita mais simples o possível, utilizei 87% pilsen e 13% de açúcar.
O projetado era atingir 1.064 de OG pré-fervura. Após a lavagem (bem curta por sinal), fiz a medição e atingi 1.066, só alegria. Segui fervura forte por 90', por ter apenas pilsen, básico. Nos 5' finais fiz a adição do açúcar previsto e o estimado, após a evaporação e adição de açúcar, era atingir 1.082, mas estava estacado em 1.068.
Usei dois densímetros diferentes quando vi este resultado e fiz todas as correções devido a temperatura, tanto pré, quanto pós fervura. Estou abismado, porque nunca tive nenhum problema fazendo adições de açúcar na fervura, todas saíram como o esperado.
No fim, levei fermentar do jeito que estava, pois, ao meu ver, um leve desequilíbrio no álcool e amargor é melhor que acrescentar mais açúcar e estragar de vez a receita. A fermentação parou, está maturando e está como previsto para o estilo, bem esterificada, com cor dourada e final seco, com aquele toque da levedura que fica na boca por bastante tempo, então, estou contente, mas quero solucionar essa dúvida.

Para detalhes mais específicos:

Litragem: 13l no fermentador;
OG: 1.082
FG: 1.008
FG medida: 1.005
Mosturação: 66oC 1h30
OG pré-fervura projetada: 1.064
OG pré-fervura medida: 1.066
Evaporação: 2l/h
Eficiência equip: 72%
Pilsen = 4kg
Açúcar = 0,6 kg

Alguém pode me apontar possíveis causas?

Abraço!

Fazendo cálculos aqui pra vc chegar com 13l a 1082
Teria de começar com 16l a 1068
E evaporar 3l
Possíveis erros, ou mediu errado a OG pre-fervura ou não evaporou o suficiente.
Começando com 16l a 1055 e evaporado 3l vc chega a 1068
Acho que pode ter visto no densimetro 1056 e achou que era 1066.

André Wenderosck

Fazendo cálculos aqui pra vc chegar com 13l a 1082
Teria de começar com 16l a 1068
E evaporar 3l
Possíveis erros, ou mediu errado a OG pre-fervura ou não evaporou o suficiente.
Começando com 16l a 1055 e evaporado 3l vc chega a 1068
Acho que pode ter visto no densimetro 1056 e achou que era 1066.

André Wenderosck

Infelizmente estou tendendo a achar que errei ao medir, haja visto que minha fervura foi intensa e evaporou o esperado =/
Assim que essa leva sair da maturação irei repetir a receita, sem alterar nada. Atualizarei aqui falando o que errei.

Valeu e abraço!

Back