• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Problema O.G. post boil

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fernandosilveirasc

New Member
Reaction score
0
Bom dia pessoal, meu primeiro post aqui hehe.

Andei dando uma pesquisada no google e até aqui no forum a respeito da O.G. baixa post boil, mas quanto ao meu caso específico não encontrei ajuda, visto que a maioria de problemas no O.G. ocorrem no pre boil e a galera conserta na fervura...já meu problema é a fervura em si.

Enfim, comecei a fazer cerveja faz uns 3 meses, já fizemos umas 7 brassagens (20L as 4 primeiras e 40L as 3 ultimas), e SEMPRE encontramos problema na O.G. post boil e nunca é pouca a diferença, sempre é entre 10-15.

O que ocorre é que após o sparge, quase sempre atingimos o target o.g., as vezes fica um pouco abaixo, mas é 2 a 4 o.g. max na nossa pior brassagem. Porém normalmente a receita requer que na fervura a O.G. eleve entre 10-15 O.G., e apesar de atingirmos o volume correto pre-boil e post-boil, a og no máximo eleva entre 3-7.

(exemplo da ultima receita: pre boil tgt og: 1.038, 52,6L, medido: 1.035, 52L)
(exemplo da ultima receita: post boil tgt og: 1.051, 41,6L, medido: 1.039, 41L)

Isso pra mim não faz sentido nenhum, é como se na fervura os açucares estivessem evaporando e não a água...então não tenho ideia o que pode ser, portanto recorri aqui ao forum =P

Desde já agradeço a ajuda.

Durante a fervura evaporou só 600ml? Tem alguma coisa errada aí...

Edit: vi agora que o post boil ta na linha de baixo, hehehe.

Tá medindo como? Tá corrigindo a temperatura da medição?

Bom dia pessoal, meu primeiro post aqui hehe.

Andei dando uma pesquisada no google e até aqui no forum a respeito da O.G. baixa post boil, mas quanto ao meu caso específico não encontrei ajuda, visto que a maioria de problemas no O.G. ocorrem no pre boil e a galera conserta na fervura...já meu problema é a fervura em si.

Enfim, comecei a fazer cerveja faz uns 3 meses, já fizemos umas 7 brassagens (20L as 4 primeiras e 40L as 3 ultimas), e SEMPRE encontramos problema na O.G. post boil e nunca é pouca a diferença, sempre é entre 10-15.

O que ocorre é que após o sparge, quase sempre atingimos o target o.g., as vezes fica um pouco abaixo, mas é 2 a 4 o.g. max na nossa pior brassagem. Porém normalmente a receita requer que na fervura a O.G. eleve entre 10-15 O.G., e apesar de atingirmos o volume correto pre-boil e post-boil, a og no máximo eleva entre 3-7.

(exemplo da ultima receita: pre boil tgt og: 1.038, 52,6L, medido: 1.035, 52L)
(exemplo da ultima receita: post boil tgt og: 1.051, 41,6L, medido: 1.039, 41L)

Isso pra mim não faz sentido nenhum, é como se na fervura os açucares estivessem evaporando e não a água...então não tenho ideia o que pode ser, portanto recorri aqui ao forum =P

Desde já agradeço a ajuda.
Certamente, há problemas de medição aí.

Isso é matematicamente impossível.. hehe.. Como o Guenther falou, há problema de medição..

Se sua OG pré fervura é de 1035 com 52L e após a fervura você tem só 41L, a OG deve ficar em 1044... É apenas uma questão matemática..

Ta medindo OG diretamente com densimetro ou com refratometro e transformando o valor medido em OG? Se está usando densímetro, como está corrigindo a temperatura no pré-boil e post-boil? Os valores da sua receita (1.038, 52,6L e 1.051, 41,6L) não podem estar corretos se considerar tanto a densidade quando o volume a 20 ºC. A receita correta deveria ser 1.038, 52,6 L e 1.048, 41,6 L, todos medidos a 20 ºC.

É como falei pra vocês, não faz sentido algum o que tá rolando. Eu to medindo tudo com refratómetro, sempre a 20C.

Vou fazer uma Brassagem quarta feira que vem, vou meter no densímetro e bater umas fotos pra vcs verem. Como uso uma balança pra medir o volume também dá pra bater foto.

Eu não gosto de usar refratômetro com mosto quente
As vezes, dá uns valores estranhos, apesar da indicação que o efeito da temperatura é corrigido. Você postou valores de densidade. Qual leitura em °P ou °Bx que o refratômetro indicou ?

@Fernandosilveirasc , você está homogeneizando (misturando) o mosto antes de medir?
Já tive medições malucas e foi esse o problema.
Abraço.

Uma pergunta talvez idiota, mas sabe-se lá: você está contando 1h a partir do momento que começa a ferver ou está contando antes?

Quanto ao Brix: Não sei o Brix, meu refratômetro já marca em SG, quando tiver contato com ele de novo eu olho.

Quanto ao mosto homogenizado, eu faço 3 medidas, 1 no fim da fervura com o mosto quente, esfrio na pepita e faço a mensura, depois do resfriamento e depois de por no fermentador. Antes eu só media antes de por no fermentador, passei a fazer isso justamente pra ver se tinha diferença nos momentos e só notei alterações com mosto quente mesmo, de resto fica tudo igual.

Sobre a fervura: Conto a partir do momento que começou a ferver, normalmente o momento que coloco o lúpulo de amargor.

Mas pelo que o pessoal tá comentando eu to achando que é problema de medição mesmo. Vou tentar fazer refratômetro + densímetro no pre-boil pra ver se dá consistência.

Back