• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Problema - Cheiro de Fermento

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Reaction score
1
Olá pessoal, fiz 2 brassagens utilizando extrato de malte e uma misturando grãos + extrato de malte (ainda não sei o resultado da última pois está maturando). Nas duas primeiras brassagens (IPA e Pale Ale), consegui resultado legal na clarificação (apesar de ter um pouco de excesso de sedimentos), o gosto estava bom, mas o aroma ficou um pouco forte de fermento e com excesso de sedimentos como falei anteriormente.

O meu processo foi bem simples e bem de iniciante mesmo rsrs
Como era extrato fiz a fervura, adicionei os lúpulos conforme receita. Resfriei o mosto em um tanque com água e gelo. Hidratei e inoculei o fermento na quantidade adequada (S-04 Fermentis).

Fermentei em temperatura ambiente por 7 dias (não tinha o densímetro nessas duas primeiras brassagens e portanto não tenho informação de densidade. Provei a cerveja e o gosto estava muito bom nas duas vezes. Fiz o cold crash, maturando na geladeira por mais 7 dias. Engarrafei fazendo priming na garrafa. Tudo isso utilizando só um balde fermentador. As cervejas ficaram ok, mas o que mais me incomodou mesmo foi esse cheirinho de fermento e um excesso de sedimentos de fermento no final da garrafa, os dois primeiros copos saem bem límpidos e o terceiro já vem carregado de sedimentos (garrafa 600 ml).

Minhas dúvidas:

1) o extrato de malte tem alguma influência nesse cheiro ou não?
2) a fermentação por ter sido em temperatura ambiente (não controlada), ocasionou esse excesso de fermento e cheiro? A temperatura estava em torno de 20 a 25 graus esses dias, então não acho que isso possa ter comprometido.
3) devo trocar/limpar o balde após a fermentação primária, tirando o fermento, antes de ir para a fermentação secundária?
4) se não, devo trocar de balde antes de engarrafar para evitar enviar muitos sedimentos de fermento para a garrafa?

Queria saber exatamente onde eu errei, pois a breja ficou bem boa tirando esse cheiro um pouco excessivo de fermento. Isso sem falar só nos erros básicos que sei que cometi como não controlar a temperatura e densidade.

Valeu, galera. Estou aprendendo bastante aqui. Agora já montei uma estrutura legal para fazer all grain ;)
Acho que isso também melhorará bastante a qualidade das brejas

Olá pessoal, fiz 2 brassagens utilizando extrato de malte e uma misturando grãos + extrato de malte (ainda não sei o resultado da última pois está maturando). Nas duas primeiras brassagens (IPA e Pale Ale), consegui resultado legal na clarificação (apesar de ter um pouco de excesso de sedimentos), o gosto estava bom, mas o aroma ficou um pouco forte de fermento e com excesso de sedimentos como falei anteriormente.

O meu processo foi bem simples e bem de iniciante mesmo rsrs
Como era extrato fiz a fervura, adicionei os lúpulos conforme receita. Resfriei o mosto em um tanque com água e gelo. Hidratei e inoculei o fermento na quantidade adequada (S-04 Fermentis).

Fermentei em temperatura ambiente por 7 dias (não tinha o densímetro nessas duas primeiras brassagens e portanto não tenho informação de densidade. Provei a cerveja e o gosto estava muito bom nas duas vezes. Fiz o cold crash, maturando na geladeira por mais 7 dias. Engarrafei fazendo priming na garrafa. Tudo isso utilizando só um balde fermentador. As cervejas ficaram ok, mas o que mais me incomodou mesmo foi esse cheirinho de fermento e um excesso de sedimentos de fermento no final da garrafa, os dois primeiros copos saem bem límpidos e o terceiro já vem carregado de sedimentos (garrafa 600 ml).

Minhas dúvidas:

1) o extrato de malte tem alguma influência nesse cheiro ou não?
2) a fermentação por ter sido em temperatura ambiente (não controlada), ocasionou esse excesso de fermento e cheiro? A temperatura estava em torno de 20 a 25 graus esses dias, então não acho que isso possa ter comprometido.
3) devo trocar/limpar o balde após a fermentação primária, tirando o fermento, antes de ir para a fermentação secundária?
4) se não, devo trocar de balde antes de engarrafar para evitar enviar muitos sedimentos de fermento para a garrafa?

Queria saber exatamente onde eu errei, pois a breja ficou bem boa tirando esse cheiro um pouco excessivo de fermento. Isso sem falar só nos erros básicos que sei que cometi como não controlar a temperatura e densidade.

Valeu, galera. Estou aprendendo bastante aqui. Agora já montei uma estrutura legal para fazer all grain ;)
Acho que isso também melhorará bastante a qualidade das brejas

Cara eu ainda não tenho propriedade para falar, mas tive o mesmo problemas nas levas de APA que usei este fermento em temperatura ambiente.
Se vc fermentou em ambiente a 25, dentro do fermentador estava de 27 a 30°! Então vc gerou alguns off-flavors com certeza.
Quando eu controlei a temperatura (de 17 a 20°) e deixei a cerveja maturando mais tempo (mais de 3 semanas) ela ficou com um cheiro e gosto muito menor, mas ainda tem este "fermento" na boca.
Acredito que seja caracteristica dele mesmo.

Sendo ou não, depois da 3ª leva eu troquei para o Mangroove Jack M44, ele gera menos CO2 mas entrega um sabor citrico e aroma mais neutro.

1º Deixe maturar mais tempo
2º Tente baixar a temperatura das proximas
3° Tente trocar para M44

Boa Sorte :mug:

Fermentei em temperatura ambiente por 7 dias (não tinha o densímetro nessas duas primeiras brassagens e portanto não tenho informação de densidade. Provei a cerveja e o gosto estava muito bom nas duas vezes. Fiz o cold crash, maturando na geladeira por mais 7 dias.

Gosto de fermento geralmente é fermento em suspensão.

Levou essa leva cedo demais pra garrafa. Na próxima, tente controlar melhor a temperatura e deixe umas 2 semanas na maturação antes de fazer o cold crash, e vá fazendo isso até entender melhor como a fermentação funciona.

Só recomendo o uso de S04 com controle adequado de temperatura. Ele é meio temperamental.

Obrigado pessoal.
Acho que com controle de temperatura e controlando no densímetro tende a melhorar.
Vou fazer a trasfega para outro balde antes de maturar, acho que ajuda a evitar o excesso de fermento, certo?

Obrigado pessoal.
Acho que com controle de temperatura e controlando no densímetro tende a melhorar.
Vou fazer a trasfega para outro balde antes de maturar, acho que ajuda a evitar o excesso de fermento, certo?

Cara pra maturar por até uns 30 dias não faz sentido, pode deixar no mesmo balde que a trasfega na verdade só abre espaço pra outros problemas (oxidação, contaminação).
Só controlar bem a temperatura e dar o tempo certo antes do coldbreak vc vai ter bom resultado.
O problema não está na quantidade do fermento, mas sim no tempo que ele tem pra trabalhar. Deixe ele fermentar, faça o descanso diacetil, mature por uma ou duas semanas e depois va pra clarificação na geladeira.

Obrigado pessoal.

Eu diria que um controle de temperatura e TEMPO fazem muita, muita diferença.

Trasfega não em nada nessa questão, pois o recipiente não interfere na taxa de sedimentação do fermento.

Deixe pra fazer a trasfega no dia do envase, após fazer uma maturação e bom cold crash. Eu geralmente faço crash com a temperatura em -2ºC, deixo lá uns 10 dias, fácil.
Gelatina ajuda a acelerar as coisas, mas também é opcional.
Eu mesmo só adotei a gelatina depois de quase 1 ano fazendo cerveja.

Abraços.

Latest posts

Back