Priming e Maturação de uma IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lincoln1

Active Member
Joined
Sep 11, 2014
Messages
26
Reaction score
1
Boa tarde confrades cervejeiros!

Como estou na minha primeira leva, sou consumido por diversas dúvidas, e nem sempre encontro respostas claras na internet e nem no fórum. Seguem minhas dúvidas:

Levei ao fermentador 36 litros de IPA, após o fim da primária (densidade estabilizou em 1012), partimos pra secundária com DH de 100g de Smaragd de acordo com as indicações do Guenther (pellets direto no fermentador), depois de quatros dias subindo um grau ao dia parei no 23°, sendo que a fermentação ocorreu toda a 18°. Depois derrubei a temperatura pra 0°, após 24h assim recebeu a gelatina conforme indicações no fórum. 48h na gelatina e engarrei. Estava MUITO cristalina e o trub perfeitamente compactado no fundo do fermentador. O problema foi que calculamos um priming de 6g por litro, imaginando que teríamos uma perda de 3lt no fermentador, caso que não ocorreu.
Engarrafamos 35lts de cerveja, o priming ficou ali na casa dos 5,6g por litro! Gostaria de saber se essa quantidade de açúcar é o suficiente para carbonatar uma IPA, lembrando que as garrafas estão em temperatura ambiente, algo em torno de 20 - 25 graus num canto sem luz e fresco!

Minha outra dúvida é quanto a maturação, como processo não permitiu uma maturação no fermentador, por causa do DH e pelo temível gosto de grama que se adquire com o lúpulo muito tempo em contato com a cerveja, gostaria de saber se a refermentação na garrafa também arredonda bem o sabor da cerveja, visto que ela ainda estava com um sabor bem "verde" e distante do imaginado!

Desde já agradeço a atenção dos amigos!!
 
Sim, 5,6 g/l devem atender satisfatoriamente tua carbonatacao, nao acho um grande problema.

Sim, a maturacao continua na garrafa, vai ficar maturando ate abrir ela pra beber, mas nao espere milagres, talvez tenha tido outros problemas na producao.

Mas relaxa que parece tudo certo, agora eh esperar pra beber.
 
Obrigado pelo Feedback Fagner, não achei satisfatório o sabor dela antes de engarrafar, estava bem seco, com pouco aroma também, me lembrou um vinho seco!
Enfim, espero que arredonde um pouco!
 
Cara, Fagner disse tudo.

Minha primeira IPA também tive uma perde menor no fermentador e fiquem bem preocupado com a carbonatação. Abri a primeira garrafa 1 semana depois e estava bem abaixo do esperado, depois de 15 estava OK. Abri as últimas dias atrás e estava perfeita a carbonatação, o sabor arredondou muito também.

Voltando a questão do priming, é melhor assim do que na minha terceira brassagem em que perdi muito no fermentador e tive que refazer o priming com medo de estourar as garrafas depois.
 
Pessoal

Pelo que entendi vocês fazem o priming antes de trasfegar para o balde de envase?

Eu sempre passo do fermentador para o balde de envase, que é graduado (marcação pelo lado de fora com caneta permanente), aí dá para saber quanto de cerveja vai ser engarrafado e quantos gramas de açúcar vai levar o priming.

Não tem erro.
 
Eu calculei o valor final com uma perda de 10% mais ou menos! Ai passei do fermentador pra uma panela sanitizada onde o açúcar invertido já aguardava no fundo! Ai só soube mesmo da litragem final depois de engarrafar e calcular através da quantidade de garrafas!
Vou aguardar dez dias e abrir uma pra ver se existe algum sinal de gás!
 

Latest posts

Back
Top