• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira Fermentação - possíveis problemas

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luciano_queiroz

Well-Known Member
Reaction score
15
Olá pessoal, bom dia.
Estou na minha primeira fermentação e estou com algumas dúvidas. Se puderem ajudar a clarear as ideias agradeço.

Bom, os dados que tenho são os seguintes:

- Brassagem 20L 75min a 68ºC
- OG medida de 1.0425 (corrigida) - pela receita, o esperado era 1.055, mas o malte estava moído fazia um tempo, não tenho certeza que isso teria alterado a densidade final. (4kg de malte pilsen + 1kg malte caramalt + 15g lupulo cascade no inicio e 10g no final da fermentação, 1 pacotinho de US-05 - não pesei os maltes, acreditei na receita que os Lamas enviaram junto com o kit de equipamento)
- Hidratei o fermento US-05 em água a cerca de 25 a 28ºC. Só água, não coloquei mais nada.
- Errei na diluição de iodophor pra sanitizar, usei metade do recomendado...
- Com cerca de 10h no fermentador já tinha bastante ação pelo airlock.

porém.....

- hoje pela manhã, aproximadamente 60h fermentando em temperatura perto de 18-19ºC (madrugada) e não passando de 23ºC durante o dia), praticamente parou a atividade no airlock. Decidi então medir a densidade pela 1º vez pra comparar, mas não consigo. O Líquido sai com muitas bolhas que impedem a medição.

Retirei as bolhas superficiais da proveta só pra conseguir um leitura média, mas mesmo assim as bolhas no líquido não estabilizam o densímetro. Por pouquíssimo tempo ele para perto de 1.020 mas em seguida as bolhas começam a arrastar o densímetro e a medição dá errado (vai até perto de 1.040 de novo).

Enfim, as perguntas:

É normal em tão pouco tempo (60h) praticamente acabar a fermentação primária?

Preciso fazer mais alguma coisa ou relaxo e espero?

A cor está boa, cheiro também, apesar de um pouco forte de fermento. O gosto está bom, já tem gosto de cerveja. Não identifiquei nada muito estranho no sabor... Mas a espuma fica crepitando na língua..

Como conseguir medir a densidade com essa espuma??

Foto da espuma para ilustrar:
cerveja2.jpg

Filtra com mum filtro de papel, aqueles usados em cafeteira, vai diminuir muito essa espuma.

Cara, se é normal fermentar tão rápido?

Sim... pois, primeiro, o mosto é bem fraco.... segundo... não teve controle de temperatura e disse que durante o dia pode ter chegado a 23 graus... lembrando que a cerveja fermenta numa temperatura acima da ambiente, ou seja, por isso que saber a temperatura ambiente na verdade não tem a ver com saber a temperatura de fermentação.

Resumindo, tudo absolutamente normal.

Quanto ao CO2 residual e espuma... normal também. Pra eliminar isso, pegue dois copos e fique despejando a cerveja de um para o outro até descarbonatá-la completamente.

Abraço,

Cara, se é normal fermentar tão rápido?
segundo... não teve controle de temperatura e disse que durante o dia pode ter chegado a 23 graus... lembrando que a cerveja fermenta numa temperatura acima da ambiente, ou seja, por isso que saber a temperatura ambiente na verdade não tem a ver com saber a temperatura de fermentação.

Resumindo, tudo absolutamente normal.

Quanto ao CO2 residual e espuma... normal também. Pra eliminar isso, pegue dois copos e fique despejando a cerveja de um para o outro até descarbonatá-la completamente.

Abraço,

Legal.. valeu pelas dicas...

Mas ela tá com controle de temperatura sim, mas só pra resfriar, dentro da geladeira. Deixei calibrado pra 22ºC com limite de 1ºC, então eventualmente chega a 23... Mas durante a madrugada esfria e não tem aquecedor.

Não pensei na ideia de ir trocando a cerveja de recipiente pra descarbonatar...

Back