• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira brassagem - Tempo até fervura prolongado

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tiagoandrei

Well-Known Member
Reaction score
15
Prezados,

Sou novo aqui no fórum.

Dúvida 1)
Será que alguém pode me ajudar com uma dúvida ? Fiz minha primeira brassagem recentemente. Por puro desconhecimento do poder calorífico do meu fogão, o tempo até atingir a temperatura de início de fervura do mosto para adição do primeiro lúpulo, foi em torno de 2 horas.

Depois que a fervura deu início, ela não parecia vigorosa como na maioria dos vídeos.

Além do impacto na eficiência do processo como todo e quantidade de água usada antes da fervura para obtenção dos 20 l finais, pode existir alguma alteração no sabores e aroma da cerveja por causa disso ? Iniciei a fervura com 24 litros, no final ficou com 17~18 litros.

Dúvida 2)
A cerveja era pra ser uma Pale Ale que vem no kit dos lamas, a OG encontrada foi de 1,058. A quantidade de lúpulo utilizada (cascade) foi inferior aos 40 g apontada por eles na receita. O motivo disso foi que ocorreu erro no envio e só chegou na minha casa 25 g. Usei o mesmo lúpulo aos 5 min de fervura (20 g) e aos 55 (5 g).

Quais vão os impactos por usar menos lúpulo numa recita de 20 L.

Obrigado.

Fica tranquilo que vai dar tudo certo, isso aconteceu comigo tbm, levou mto tempo para levantar fervura e quando levantou nao foi vigorosa e nem formou aquela espuma que tem que ir tirando, e posso te garantir que a cerveja ficou deliciosa.
mas ja na segunda brassagem comprei um fogão industrial de 2 bocas custa em media 200 reais vela a pena.

Quando aos sabores que pode ficar pelo fato de nao ter levantado fervura vigorosa etc acho que é mais para somelier ou pessoas que entendem muito de cerveja para poder notar se tem algo. Nós leigos nem iremos perceber, pode ficar tranquilo que a cerveja vai ficar boa

Sua cerveja vai decantar menos sólidos durante o resfriamente, levando mais trub pro fermentador, mas não creio que isso seja problema. Ainda mais na primeira leva.

Quando ao kit dos lamas, realmente a distribuição deles tá complicada essa semana.

Comprei algumas coisas com eles, e só chegou metade. Fala com eles via contato que eles te mandam o resto sem crise.

Quanto ao fogareiro, procure em lojas de cozinha industrial.

Paguei 45 reais no meu de duas bocas, ferve 20 litros brincando com o pé nas costas.

Já vi aqui em curitiba por 25 reais o de boca única, e 140 de duas bocas já com suporte.

É um investimento relativamente barato e absurdamente útil.

Usei o mesmo lúpulo aos 5 min de fervura (20 g) e aos 55 (5 g)

Pelo jeito que você falou suspeito que tenha entendido mal, senão por favor ignore meu comentário.

Quando a receita fala "5g - 55min, 20g - 5min" que dizer que você deve deixar 5g ferver durante 55min e 20g ferver durante 5min. Não importa quanto já ferveu, importa quanto tempo o lúpulo fica fervendo, isso que vai alterar o amargor.

Se você realmente entendeu isso errado você deu sorte, pois como veio menos lúpulo mas você colocou mais no início da fervura pode acabar compensando o amargor, mas vai perder em aroma. Lúpulo fervido bastante tempo fica mais amargo, fervido "médio" fica mais sabor, fervido menos ou nada fica puro aroma.

Abraço, e sucesso!

Obrigado pessoal pelas respostas.. Agradeço muito.

Ei valtert, eu segui o que li em alguns lugares, para sempre considerar o tempo do início da fervura, portanto, aos 5 minutos completos desde o início da fervura adicionei 20g e aos 55 minutos completos de fervura adicionei 5 g.

Agora fiquei meio perdido hehe. Vou dar uma estudada melhor nisso.

@tiagoandrei,

Lupulo fervido 'perde' aroma e libera amargor com o tempo, por isso, você pode dosar o lúpulo inicial / final de acordo com o que você procura.

Se quer fazer algo com um amargor médio e aroma acentuado, você ferve uma porção inicial de lúpulo para dar o amargor e capricha na dose que vai no final, por exemplo, 1/3 no inicio, e 2/3 de lúpulo no final.

Eu já fiz 1/3 à 60 minutos, 1/3 à 30 minutos e 1/3 a 5 minutos nas minhas Pale Ales, e gosto do resultado. To pra fazer uma IPA semana que vem, onde vou usar proporções diferentes e Dry hop.

Não tem muito mistério. Faça testes de tempos e medidas adicionadas, e anote os resultados para ter um maior controle sobre isso, descarte o que não funcionou e mantenha o que funciona.

Meus 2 centavos.

Latest posts

Back