• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira Brassagem - Maturação/Carbonatação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Reaction score
0
Olá pessoal,

estou começando no mundo cervejeiro (artesanais).

Fiz minha primeira brassagem esses dias e estou aguardando a
finalização da fermentação.

A brassagem ocorreu tudo normal dentro do possível para um iniciante. Já
constatei que vou ter que melhorar algumas coisas no equipamento. Dito isto vamos aos fatos.

Alguns dados:
- Cerveja estilo APA.
- Malte Pale Ale (4,5kg) e Amber (0,5Kg)
- Lúpulo Galaxy e Equinox
- Fermentis US-05

Resultados parciais:
- Volumen obtido: 16 e mais um pouco
- OG pré-fervura: 1070 medido com amostra a 20 graus (densímetro calibrado para 20 graus)
- OG pós-fevura: infelizmente não medi.

1 - Mosturação: ocorreu tudo conforme planejado. Eu mesmo fiz a moagem do grão e acredito que ficou bem exposto. A temperatura ficou em torno dos 65 graus. Em um momento, houve uma pequena queda e no final, aos 10 minutos do encerramento, houve um leve aumento (que contornei com adição de água)

2 - Recirculação: deixou bem claro em relação ao resultado pós mostrarão (tonalidade mais clara pós-recirculação)
https://1drv.ms/i/s!AjLxgFUGoUJXlVQyqGGvnND-K-rF

3 - Fervura: 1 hora de fervura com adição dos lúpulos conforme a receita.

4 - Resfriamento: imersão em uma bacia (6 sacos de gelo desses vendidos em balada mais uns blocos que fiz no congelador). Baixei o máximo que pude. Ficou entre 25 e 30.

5 - Fermentação: transferi o líquido para o balde fermentador, foram 16 litros e pouco (esperado era algo próximo de 20 litros). Devido a demora na transferência para o balde fermentador, a levedura ficou tempo adicional na espera. Acho que isso prejudicou a atividade inicial das leveduras. No início pouco CO2 saiu do balde. A fermentação está ocorrendo em um cooler de isopor com temperatura sendo controlado por garrafas pet congeladas (venho obtendo 15 graus de temperatura)

Nesse ponto, iniciam algumas dúvidas. Em primeiro, lugar maturação e em seguida carbonatação.

1. Devo maturar na mesma temperatura e por quanto tempo?
  2. Após a maturação a cerveja pode ficar em temperatura ambiente para envase e carbonatação em garrafa?

Romerito Campos.

Tem alguma coisa muito errada aí pra uma APA bater 75 antes da fervura...
Digo que até pra depois da fervura já está muito acima.

Tem alguma coisa muito errada aí pra uma APA bater 75 antes da fervura...
Digo que até pra depois da fervura já está muito acima.

Em que sentido você acha? Pelo que andei lendo, esse OG obtido inicialmente me levou a perder no lote final (volume) - essa foi minha interpretação. Esperava obter algo perto dos 20 litros e consegui 16 e pouco.

Em que sentido você acha? Pelo que andei lendo, esse OG obtido inicialmente me levou a perder no lote final (volume) - essa foi minha interpretação. Esperava obter algo perto dos 20 litros e consegui 16 e pouco.

Com a quantidade de grãos que você usou, ainda acho muito bater 1,070 pré fervura. Se fosse a OG de 16 litros do mosto pós-fervura até entendo... ou então você teve uma eficiência monstro.

Quanto de água usou na mostura e quanto usou na lavagem (se tiver feito)?

Com a quantidade de grãos que você usou, ainda acho muito bater 1,070 pré fervura. Se fosse a OG de 16 litros do mosto pós-fervura até entendo... ou então você teve uma eficiência monstro.

Quanto de água usou na mostura e quanto usou na lavagem (se tiver feito)?

Mostura : 12,5
Lavagem : 18

Muito estranho.
A OG deu quanto?
Se deu acima da média, vc pode completar com água previamente fervida (antes de inocular a levedura) até atingir a OG desejada.

Back