Primeira Brassagem -IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gustavofgt

Well-Known Member
Joined
Jul 15, 2015
Messages
114
Reaction score
46
Olá, pessoal.

Comprei os equipamentos básicos para iniciar a minha produção "apartamenteira" rs. Estou com caldeirões de 15L para brassagem e clarificação, e fermentador de 12L. Comprei ingredientes para uma tentativa de fazer uma IPA. Como é a minha primeira, não quero tentar nada complexo e elaborado. Quero algo básico, pra ir entendendo melhor cada etapa, os ingredientes, realizar os testes e medições, avaliar o trabalho que dá, etc. Nas próximas penso em "inventar".

Volume Final Pretendido: entre 9L a 10L

Ingredientes:
2,6kg Malte Pale ale
0,2g Malte Caramunich

25g Lúpulo Taurus ~17% a.a FWH
15g Lúpulo Cascade ~5% a.a 15m
35g Lúpulo Cascade ~5% a.a whirpool

1 pacote Fermento BRY-97 American West Coast

75-90 minutos de brassagem (após teste do Iodo).
70 minutos de fervura
Fermentação ainda estou na dúvida. Preciso avaliar como farei o controle da temperatura, não queria gastar agora com um equipamento para controle mais rígido. Estou estudando o assunto.

Aí surgem algumas dúvidas.

Qual volume de água devo utilizar para a brassagem e clarificação? 8L mosto inicial + 8L clarificação é suficiente? Devo na verdade avaliar/corrigir de acordo com o OG medido (pretendido em torno de 1057)?
A quantidade e tempo de adição dos lúpulos está ok (a ideia é uma cerveja básica, mas dentro do estilo)?
Alguém conhece esse fermento? Não tinha o US-05 na loja então acabei levando esse que era um dos poucos (ou único) ALE disponíveis. Melhor esperar e comprar o US-05? Um pacote hidratado é o ideal?

Obrigado!
 
Para o SPARGE você deve utilizar a quantidade de água faltante (depende da perda do seu equipamento) para o quanto você quer levar para a fervura e consequentemente para a fermentação.

Quantidade de lúpulo é gosto pessoal + estilo. Quantos IBUs estimados?
 
Para o SPARGE você deve utilizar a quantidade de água faltante (depende da perda do seu equipamento) para o quanto você quer levar para a fervura e consequentemente para a fermentação.

Quantidade de lúpulo é gosto pessoal + estilo. Quantos IBUs estimados?

Obrigado, pela ajuda. Entendi sobre a água. Vi o tópico indicado pelo ferorsan e me ajudou muito também.

A quantidade de IBU queria por volta de 50. Pelo que entendo isso depende de diversos fatores, como momento de adição dos lúpulos, temperaturas, quantidade de alfa ácidos, etc. Existe algum tipo de calculo aproximado ou é mais por "feeling"/experiência mesmo? No caso experiência e feeling eu não tenho rsrs.. peguei apenas um lúpulo com alto teor de A.A para o início da fervura e outro de aroma no final. E as quantidades me baseei em outras receitas.
 
Cara, tá certo essas quantidades de lúpulos?

Opa, então, não tenho certeza. Acredito que para amargor sim, quero chegar em torno de 50 IBU. Já aroma eu não sei, achou pouco? Alguma dica?

Obrigado.
 
Opa, então, não tenho certeza. Acredito que para amargor sim, quero chegar em torno de 50 IBU. Já aroma eu não sei, achou pouco? Alguma dica?

Obrigado.

o que ele quis dizer é que não é 0,25 g, e sim 25 gramas... 0,25 g não faz nem cócegas na cerveja...
Se é pra usar cascade, eu faria dry hopping com certeza. Mas entendo que não queira fazer na primeira brassagem. Na verdade, não tem mistério nenhum, mas eu também tinha esse medo antes de fazer.

Eu colocaria 1,5 ~ 2 g/L de Cascade no Dry hopping, na fase de fermentaçao secundária e deixaria uns 3 dias, baixaria a temperatura e clarificaria com gelatina
 
Obrigado, pela ajuda. Entendi sobre a água. Vi o tópico indicado pelo ferorsan e me ajudou muito também.

A quantidade de IBU queria por volta de 50. Pelo que entendo isso depende de diversos fatores, como momento de adição dos lúpulos, temperaturas, quantidade de alfa ácidos, etc. Existe algum tipo de calculo aproximado ou é mais por "feeling"/experiência mesmo? No caso experiência e feeling eu não tenho rsrs.. peguei apenas um lúpulo com alto teor de A.A para o início da fervura e outro de aroma no final. E as quantidades me baseei em outras receitas.

A esmagadora maioria de cervejeiros utiliza software para fazer esses cálculos, com eles você faz um cálculo bem aproximado de praticamente todos teus parâmetros da cerveja. Se tu for só no feeling e experiência é muito complicado, o software ta aí pra resolver isso.
Da uma lida nesse tópico:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405839

E repetindo, leia todos tópicos fixos, faça tua brassagem e releia todos de novo, vai ir tirando tuas dúvidas assim.
 
o que ele quis dizer é que não é 0,25 g, e sim 25 gramas... 0,25 g não faz nem cócegas na cerveja...
Se é pra usar cascade, eu faria dry hopping com certeza. Mas entendo que não queira fazer na primeira brassagem. Na verdade, não tem mistério nenhum, mas eu também tinha esse medo antes de fazer.

Eu colocaria 1,5 ~ 2 g/L de Cascade no Dry hopping, na fase de fermentaçao secundária e deixaria uns 3 dias, baixaria a temperatura e clarificaria com gelatina
Ops! É verdade rsrs.. coloquei o "0," ali errado mesmo. Corrigi no tópico original. Então, não to querendo fazer o DH por isso mesmo. Mas pretendo fazer a brassagem neste final de semana. Até lá vou ler mais um pouco sobre o assunto e se sentir segurança vou acabar seguindo a sugestão.
Obrigado!
 
Também sou de Rio Preto, podiamos combinar de trocar idéia qq dia. Não conheço outros de rio preto ainda. Brasso sozinho mesmo.

Sobrou alguma IPA dessa pra experimentar? hauhuha
 

Latest posts

Back
Top