• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira Brassagem - Fermentação preocupante

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lpera

Well-Known Member
Reaction score
405
Pessoal,

Fiz minha primeira brassagem no Sábado dia 14, American IPA, bem lupulada, uma leva de 10 litros (em torno de 8 no fermentador).

Não tenho controle de temperatura, então estou tentando ajustar da melhor maneira que posso.

Usei fermento S-05. Mosto esfriou para 20 graus (temperatura ambiente entre 18-19), inoculei o fermento.

Domingo a temperatura ambiente estava entre 17-19, porém já era possível observar o airlock trabalhando.

Segunda-Feira a temperatura em Curitiba permaneceu entre 18-20, e também houve bastante trabalho no airlock.

Hoje, Terça-Feira fiquei em torno de 10 minutos observando o airlock e nenhuma bolha.

Sei que é paranóia de marinheiro de primeira viagem, mas será que devo aumentar a temperatura (por exemplo uns 2-3 graus) agora, ou espero mais uns 3-4 dias?

Obrigado pela ajuda.

Pessoal,

Fiz minha primeira brassagem no Sábado dia 14, American IPA, bem lupulada, uma leva de 10 litros (em torno de 8 no fermentador).

Não tenho controle de temperatura, então estou tentando ajustar da melhor maneira que posso.

Usei fermento S-05. Mosto esfriou para 20 graus (temperatura ambiente entre 18-19), inoculei o fermento.

Domingo a temperatura ambiente estava entre 17-19, porém já era possível observar o airlock trabalhando.

Segunda-Feira a temperatura em Curitiba permaneceu entre 18-20, e também houve bastante trabalho no airlock.

Hoje, Terça-Feira fiquei em torno de 10 minutos observando o airlock e nenhuma bolha.

Sei que é paranóia de marinheiro de primeira viagem, mas será que devo aumentar a temperatura (por exemplo uns 2-3 graus) agora, ou espero mais uns 3-4 dias?

Obrigado pela ajuda.

Pode aumentar. Cuidado pra que não abaixe a temperatura. Como aí normalmente é frio de noite, vc pode envolver seu fermentador com algum pano e remover de manhã, talvez seja uma maneira de não baixar, à temperatura ambiente. Se vc tem como aquecer apenas 1 ou 2 graus, pode fazer, mas procure daí não deixar baixar dessa temperatura.

Abraço

Obrigado Tiago, vou colocar em uma bolsa termica que eu tenho, esquentar levemente uma bolsas pequenas com gel que eu tenho e colocar la dentro, acredito que deva subir entre 1-2 graus a temperatura.

Você acredita que o fato da temperatura ter caido 2-3 graus o fermento parou de trabalhar? Isso pode estragar a cerveja?

Obrigado.

Obrigado Tiago, vou colocar em uma bolsa termica que eu tenho, esquentar levemente uma bolsas pequenas com gel que eu tenho e colocar la dentro, acredito que deva subir entre 1-2 graus a temperatura.

Você acredita que o fato da temperatura ter caido 2-3 graus o fermento parou de trabalhar? Isso pode estragar a cerveja?

Obrigado.

Se a fermentação já estivesse se encaminhando mais pro final sim, pode ter acontecido.

Sobre isso estragar ou não a cerveja, depende... essa situação normalmente resulta em algum açucar residual e possivelmente off-flavors. Como vc fez uma IPA, os off-flavors tendem a ficar mascarados, caso ocorram. Mas tudo isso depende muito de cada caso individual. Procure monitorar a FG.

Abraço

Valeu. Esse é o problema das levas pequenas de 10 litros, cada amostragem para medir FG levam embora 250ml!!!! To vendo que dessa leva vou ficar com uns 5 litros no máximo hehehe. De qualquer maneira planejo tirar uma amostragem na Sexta-Feira, aí eu viajo e volto apenas no dia 28. Pretendo emgarrafar no dia 29 e continuar maturando por 3 semanas.

Abraço

Você pode comprar um mini densímetro para medir a FG. Ele usa apenas 100Ml de mosto por medição.

Também faço levas pequenas, e qualquer gota faz falta depois.

O controle de temperatura eu faço utilizando uma caixa térmica e gelo ou bolsa de água quente.

Como a caixa é pequena (45 litros), to pensando sériamente em fazer um aquecedor com uma lampada de 20w (fogão) e uma lata de alumínio que eu tenho aqui, ligada num TIC-17, enquanto eu não compro uma geladeira dedicada.

Link pro aquecedor: http://www.brewstands.com/fermentation-heater.html

Meus dois centavos.

Além do mini densímetro pode usar o truque de diluir o mosto em água destilada ou água com densidade exatamente 1.000. Tem que medir exatamente 50% de água e 50% de mosto, é bom usar uma pipeta ou conta-gotas. Aí mede a densidade e multiplica a parte decimal por dois. Se fizer com cuidado o erro é insignificante.

Obrigado pelas dicas pessoal.

Hoje completaram-se 4 dias de fermentação, tirei uma amostragem para medir a densidade…e estava em 1014, o estimado dela é 1013…será que não fermentou muito rápido?

Essa amostragem eu cheirei bastante e por incrivel que pareça deu para perceber o malte mas quase nada de lupulo, e oha que eu coloquei bastante lupulo.

Provei um pouco e nem perto de gosto de cerveja, estava meio ácida/azeda, bem esquisita.

Sei que ainda é muito cedo, mas não estou muito confiante com essa primeira leva :(

Valeu. Esse é o problema das levas pequenas de 10 litros, cada amostragem para medir FG levam embora 250ml!!!! To vendo que dessa leva vou ficar com uns 5 litros no máximo hehehe. De qualquer maneira planejo tirar uma amostragem na Sexta-Feira, aí eu viajo e volto apenas no dia 28. Pretendo emgarrafar no dia 29 e continuar maturando por 3 semanas.

Abraço

Na minha opinião, 3 semanas para uma IPA é muito tempo, você pode "perder" aroma e sabor do lupulo

A cerva fica mais redonda, mais dependo não vale a pena, melhor tomar ela fresca.

Na minha opinião, 3 semanas para uma IPA é muito tempo, você pode "perder" aroma e sabor do lupulo

A cerva fica mais redonda, mais dependo não vale a pena, melhor tomar ela fresca.

Pois é Robson, vou tomar mais fresca mesmo, isso se der para tomar. Estou bem preocupado.

Provei um pouco e nem perto de gosto de cerveja, estava meio ácida/azeda, bem esquisita.

Como você fez a sanitização dos equipamentos e colheu as amostras?

Como foi o resfriamento e o pitching rate do fermento?

Como você fez a sanitização dos equipamentos e colheu as amostras?

Como foi o resfriamento e o pitching rate do fermento?

Sanitizacao foi legal até certo ponto, porém o local não foi dos melhores, era bem aberto, muito mato, chuva e vento.

Fermento foi 1 pacote para 10 litros porém esqueci de hidratar, inoculei perto dos 18-20.

Resfriamento foi ruim, demorou um pouco e pingou agua da torneira do tanque dentro do mosto, umas 2 gotas.

Eu sei que só se passaram 4 dias, mas será que deveria estar com aroma mais lupulado? Sinceramente nao senti quase nada de lupulo.

Amostragem tirei da torneira do balde fermentador.

Eu aguardaria mais um pouco pra tirar uma conclusão, pois o sabor dela vai mudar ainda. Eu também pensei que tinha dado errado a primeira leva, porém, depois de 7 dias já dava pra ver alguma coisa parecida com cerveja. É incrível a mudança que ocorre nesses dias.

Eu só tomaria mais cuidado com o pitch do fermento, pois ajuda a reduzir lagtime e minimiza o risco de contaminação.

Abraços.

Obrigado cara, vou deixar ela até dia 28 no fermentador, no dia 26 vou colocar em um cooler com gelo para descer bem a temperatura e dia 29 vou engarrafar!

Pois é Robson, vou tomar mais fresca mesmo, isso se der para tomar. Estou bem preocupado.

Relaxa. Não esquece que é a primeira de muitas.

A minha primeira ficou extremamente azeda e seca e mesmo assim tomei tudo e fiquei muito feliz que era a cerveja que eu fiz.

Ai fui estudar e entender porque ficou desse jeito e no meu caso era varios fatores, levedura WB-06 - mosturação a 65 graus e assim vai.

Fui ajustando a receita e hoje esta ate razoável, mais ainda não cheguei no ponto que eu quero.

Curte a sua primeira breja, e curta a sua evolução como cervejeiro caseiro. Daqui 1 ano, vc vai olhar para tras e ver o quanto aprendeu e o quanto suas levas melhoraram

Back