Primeira Brassagem - APA/BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcosasjr

Member
Joined
Mar 26, 2016
Messages
12
Reaction score
2
Ola pessoal!
A um bom tempo ando pesquisando o forum e colhendo informações, tirando duvidas em tópicos(fixos e outros), então basicamente não precisei nem abrir tópico pois tudo ja estava respondido em algum canto, fora que achei muito legal a participação ativa de Ghenter, seja com duvida simples ou não, não apenas dele mas de outros também que tem vasto conhecimento, enfim...
Eis que decidi comprar todos os equipamentos e fazer a primeira breja, como moro em apto, optei por utilizar BIAB e fazer levas de 10L e comprei:panela n32 com extrator, balde fermentador de 12L, moinho Guzzo, torneiras, s390, poço termométrico, rex c100, etc. tudo necessário para a produção.

Gosto de DIY e me sinto muito bem fazendo pois já fiz varias coisas desde som de carro, aquário, painel eletrônico e etc.

Assim que recebi os produtos comecei a montagem, na panela realizei os 2 furos para a instalação da resistência baixa densidade de 1800w 220v, o furo para o poço termométrico de 10cm e conector terra.
No balde fermentador realizei o furo da torneira no fundo, furo pra toneira na tampa (blowoff) e furo para o poço termométrico na tampa.
Montei o rex c100 em uma caixa STECK, ssr40A com dissipador, disjuntor de 10A pois a resistência puxa 8,1A e fios de 2mm que ja tinha do painel eletrotônico que fiz para o aquário.
A sonda K que vem no REX solicitei ao vendedor sem aquele parafuso que tem em volta da sonda e assim o vendedor enviou, facilitando a minha vida pois apenas a sonda tem 4mm e cabe com folga no poço termométrico da panela.

Assim que montei tudo fui fazer os testes com agua no qual tive que fazer algumas vedações para deixar 100%.
Com tudo vedado fui fazer o teste da panela, resistência e rex, tudo nos conformes enchi a panela, deixei fervendo por 2 horas para ver se acontecia algo e tudo foi nos conformes, nem fio esquentou nem nada.

Depois do teste inicial fui fazer teste de brassagem apenas com agua, para saber quanto tempo levaria para atingir 70 graus para strike, depois para fervura e depois para saber quanto evaporou.

Com os dados joguei tudo no Beersmith, e tive que mudar algumas coisas para deixar o perfil legal para meu equipamento, a única coisa q me deixou meio com receio foi ter q mudar a configuração de retração de resfriamento, onde por padrão é 4%, tive q mudar para 9% e assim deixar compatível com o equipamento. (Moro em Recife :))

Para fermentação comprei uma caixa de isopor de 45 litros que cabia perfeitamente o balde dentro e com aqueles blocos de gelo artificial de 1L e também comprei um sensor para ficar na tampa do isopor que tem uma sonda com cabo de 80cm, fiz um pequeno furo na tampa para passar a sonda e deixar a sonda dentro do poço do balde.
Os sacos comprei o tecido voil, cortei e entreguei a avó da minha esposa para costurar e tudo ficou perfeito heheh.

Apos todo esse resumo hehe fui para a brassagem no dia 11/06/16 começando as 9:45.

Comecei com a moagem fina, como foi minha primeira vez utilizando tive que ajustar e aprender a usar para moer o mais fino que consegui, deixando já quase no limite, como é minha primeira vez não tinha referencia nenhuma, então na segudna brassagem aperto mais o moedor.

Segue a foto da moagem:
16li6uv.jpg

2eweaut.jpg



Brassagem, utilizei infusão simples.
2vmwnd0.jpg

w9z344.jpg


Fervura:
w1e26o.jpg


Fiz um hopspider para adicionar o lupulo.
sd1swj.jpg


Todo volume de agua saiu dentro dos conformes e indicado pelo beersmith tanto no inicio da mosturação como apos fervura.

Utilizei mosturação e fervura de 90min no qual fez aumentar muito a quantidade de agua inicial, bem como adicionei o volume morto abaixo do extrator no beersmith com medo de me complicar com trub, mas apos todo o processo o trub foi minimo e irei corrigir no beersmith para poder usar menos agua no processo.
A panela é de 20 e o beersmith indicou colocar 19 litros, entao coloquei 15 e deixei 4 litros para ser adicionado antes da fervura e fazendo lavagem.


Ingredientes:
2.3 KG Pale ale
0.250 KG Cara Gold
50gr Columbus
Fermento US-05

OG Estimada:1051
ABV:5%
IBU:32
EBC: 17

Lupulagem:
5gr - 5 min
10gr - 15 min
35gr - 00 min


Apos a fervura resfriei com chiller de imersão de 7,5m 1/2, no qual levou 30 minutos para ir a 29 graus e não consegui baixar mais e dei por encerrado o resfriamento, apos merdir o OG consegui 1050 dos 1051 estimado e os 10,5L para o balde fermentador, tendo assim pelo beersmith eficiência de 66,5%.
Achei muito bom para a primeira brassagem, mas pode melhorar pois me compliquei um pouco durante o processo já q foi a primeira.

Hidratei o fermento a 25 graus com 100ml de agua previamente fervida e tudo nos conformes, até criou muita espuma mas ja tinha visto que é ate um bom sinal, deixei a temperatura se igualar do mosto e fermento a 29 graus e inoculei.
Apos fechar o balde levei para a geladeira da patroa e deixei o máximo para resfriar, assim levando 3 horas para ficar com 17 graus no qual fiz a transferência para a caixa de isopor.

iniciamente no isopor deixei 2 blocos de gelo artificial mas vi que ele estava quase descendo a 16 graus, então o ponto que achei para manter em 18 graus foi um bloco de gelo e uma garrafinha de agua congelada de 500ml, onde dessa forma estou conseguindo manter uma diferença de 0.5 para mais ou para menos em 18 graus, sempre trocando o gelo pela manhã as 6 e a noite por volta de 20h e so chego a ter uma diferenca de 0.5 se deixar muito tempos apos esses horarios, pois pelo que estou acompanhando mandei uma diferente bem menos que 0.5 graus.

5d1p8x.jpg

2150hvt.jpg


Só vi atividade no blow off no final do domingo, no dia 15 de noite vou fazer a primeira medição e verificar no proximo dia se encerrou a atenuação para subir por 3 dias a 22 graus.

Ate então esta tudo dentro do padrão e assim espero, com o passar vou atualizando o topico.


Mas agradeço a todo mundo pelas informações postadas no forum hehe
 
Cara é sua primeira vez e vc já preparou esse aparato todo?

Sensacional, meus parabens! Adorei kkk

Eu fiz minha primeira no Domingo agora, bem mais low-cost :rockin:
 
Hehe vlw gxgx! Nossas primeiras de muitas ehhehe.


Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk
 
Vem vindo. Assim como você sou novato, mas você já está à frente pela perfeição nos detalhes. ����������������
 
Jalexandre, vlw pela dica.
Eu tinha visto já o blog, tá na agulha caso precise, por enquanto tô conseguindo manter com a ajuda de 29 graus do ambiente heheheh.

Obrigado anbes, estamos junto nesse novo mundo heheh
Abraços


Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk
 
Bom dia pessoal!

Apenas pra atualizar o tópico, ontem medi a FG pela terceira vez e acabou a atenuação em 1014, dos 1013 estimados pelo beersmith, ficando assim com 4.8% ABV, dos 5% estimado pelo beersmith.

Resumindo:
OG Estimada: 1051
FG Estimada:1013
OG Medida:1050
FG Medica:1014


Iniciei então a fermentação secundaria.

Segue a foto da breja durante a medição.(Inclinei um pouco pra tirar a foto e o densimetro encostou, mas na medição o mesmo ficou centralizado)

2d9r22s.jpg



Dei uma provada tambem e ta show, pra mim pelo menos hehe sei que ainda vai mudar muito mas já esta bem gostosa e com um bom aroma.(Não fiz dry-hopping)

A um tempo atras tinha compraado uma APA em um posto e o gosto ta bem semelhante, tendo um pouco de diferenca no aroma que a que comprei tinha bem mais aroma por conta do dry-hopping ou outro metodo utilizado creio eu e tambem pq a que comprei tinha um sabor cítrico muito acentuado.
Se não me engano a que comprei no posto era uma 'Clementina'


Oque acham da cor?
 
Bom dia pessoal,

Atualizando o topico, apos a secundaria coloquei na geladeira para clarificação, deixando a 1.5/1.8 graus que foi o minimo que consegui na geladeira da patroa hehe.
No quinto dia fiz a solução com gelatina seguindo as dicas do topico do Guenther e deixei por mais 4 dias, no dia 26/06 envasei utilizando primming "açucar invertido" direto na garrafa com seringa, foi a melhor forma que achei já que utilizo apenas um balde para fermentação e maturação/clarificação, como é uma leva de 10L dando 32 garrafas de 300ml foi tranquilo.

Segue as fotos

2n8pqc6.jpg


3343mm1.jpg


33c3qwx.jpg


2d8fh36.jpg


10ckifp.jpg


A primeira garrafa e a última a enxer ficaram turvas.
Esse copo da foto foi uma amostra antes da última garrafa entao já foi um pouco de sedimento, as demais ficaram mais limpas.

Abraço galera, depois dou o feedback final da breja hehe.
 
Parabéns Marcos pela brassagem e dedicação.

Estou começando também, vou utilizar BIAB com levas de 20 L ... hoje eu fiz a moagem tentando regular para deixar um pouco mais fina, já que li que isso aumentaria um pouco a eficiência com BIAB ... mas olhando a foto do amigo do post achei a moagem dele muitoooo fina ? Ta praticamente um pó ... a minha ficou muito mais grossa ... mas como eu estou começando não tenho referencial nenhum, fora algumas fotos que vi na net.

Como geralmente essas fotos da internet são para brassagens utilizando outros métodos, queria perguntar para os amigos que utilizam BIAB a mais tempo se posso utilizar +/- a foto da moagem do amigo como referência para "moagem fina" !

Abraços
 
Parabéns Marcos pela brassagem e dedicação.

Estou começando também, vou utilizar BIAB com levas de 20 L ... hoje eu fiz a moagem tentando regular para deixar um pouco mais fina, já que li que isso aumentaria um pouco a eficiência com BIAB ... mas olhando a foto do amigo do post achei a moagem dele muitoooo fina ? Ta praticamente um pó ... a minha ficou muito mais grossa ... mas como eu estou começando não tenho referencial nenhum, fora algumas fotos que vi na net.

Como geralmente essas fotos da internet são para brassagens utilizando outros métodos, queria perguntar para os amigos que utilizam BIAB a mais tempo se posso utilizar +/- a foto da moagem do amigo como referência para "moagem fina" !

Abraços

Cara, é a moagem que eu uso em BIAB também.

Toca ficha. Quem faz a fitragem em BIAB é o saco, não o grão.

Abraços.
 
Bom dia pessoal,

Atualizando o topico, apos a secundaria coloquei na geladeira para clarificação, deixando a 1.5/1.8 graus que foi o minimo que consegui na geladeira da patroa hehe.
No quinto dia fiz a solução com gelatina seguindo as dicas do topico do Guenther e deixei por mais 4 dias, no dia 26/06 envasei utilizando primming "açucar invertido" direto na garrafa com seringa, foi a melhor forma que achei já que utilizo apenas um balde para fermentação e maturação/clarificação, como é uma leva de 10L dando 32 garrafas de 300ml foi tranquilo.

Não quotei as fotos pra não ficar um post gigante, mas tá lindona a cerveja.

Minha primeira APA parecia uma água barrenta de tanto fermento. :p

Quando possível, compre um balde apenas para envase. Facilita _MUITO_ a vida.

Abraço.
 
Parabéns Marcos pela brassagem e dedicação.

Estou começando também, vou utilizar BIAB com levas de 20 L ... hoje eu fiz a moagem tentando regular para deixar um pouco mais fina, já que li que isso aumentaria um pouco a eficiência com BIAB ... mas olhando a foto do amigo do post achei a moagem dele muitoooo fina ? Ta praticamente um pó ... a minha ficou muito mais grossa ... mas como eu estou começando não tenho referencial nenhum, fora algumas fotos que vi na net.

Como geralmente essas fotos da internet são para brassagens utilizando outros métodos, queria perguntar para os amigos que utilizam BIAB a mais tempo se posso utilizar +/- a foto da moagem do amigo como referência para "moagem fina" !

Abraços

Cara, é a moagem que eu uso em BIAB também.

Toca ficha. Quem faz a fitragem em BIAB é o saco, não o grão.

Abraços.

Obrigado iurirdias!
Mas é como jalexandre falou.
Tambem tive a mesma duvida e apos pesquisar tudo vi q é a melhor forma para BIAB, e olha q na proxima brassagem vou tentar chegar mais no limite, pois no começo da moagem ainda estava regulando...
So se liga no saco que vai utilizar, o voil é melhor q "musseline" acho q eh assim q se escreve, o proprio Guenther já falou isso em alguns posts onde o pessoal falava que o saco deixava passar algo e quando ele perguntava se era voil o pessoal respondia q não.
Abraços!
 
Não quotei as fotos pra não ficar um post gigante, mas tá lindona a cerveja.

Minha primeira APA parecia uma água barrenta de tanto fermento. :p

Quando possível, compre um balde apenas para envase. Facilita _MUITO_ a vida.

Abraço.

Obrigado jalexandre!
Vou correr atras sim pra melhorar o processo.
Hoje vou pegar uma garrafa pra experimentar e ver como ta, se tiver carbonatada 100% coloco a foto se não espero mais tempo, hoje faz 6 dias.
Como ta em temperatura ambiente e aqui ta dando por volta de 26 a 27 graus acho q pode estar pronta.

Amanha estarei fazendo a segunda brassagem, uma "belgian blond ale".

Abraço!
 
Obrigado iurirdias!
Mas é como jalexandre falou.
Tambem tive a mesma duvida e apos pesquisar tudo vi q é a melhor forma para BIAB, e olha q na proxima brassagem vou tentar chegar mais no limite, pois no começo da moagem ainda estava regulando...
So se liga no saco que vai utilizar, o voil é melhor q "musseline" acho q eh assim q se escreve, o proprio Guenther já falou isso em alguns posts onde o pessoal falava que o saco deixava passar algo e quando ele perguntava se era voil o pessoal respondia q não.
Abraços!

Acho que eu já falei mal de musseline em uns dois ou três tópicos aqui.

Funciona e filtra bem, mas fica com um aspecto pegajoso e nojento ao longo do tempo, não curti.

Acabei jogando fora e trocando por um saco de Voal.

Esse sim segue firme, forte e razoavelmente limpo. Já vou para um ano com o mesmo saco.

BIAB FTW!

Abraço.
 
Obrigado jalexandre!
Vou correr atras sim pra melhorar o processo.
Hoje vou pegar uma garrafa pra experimentar e ver como ta, se tiver carbonatada 100% coloco a foto se não espero mais tempo, hoje faz 6 dias.
Como ta em temperatura ambiente e aqui ta dando por volta de 26 a 27 graus acho q pode estar pronta.

Amanha estarei fazendo a segunda brassagem, uma "belgian blond ale".

Abraço!

Com o tempo tu pega o feeling do priming, mas 6 dias é pouco, e carbonatação não é só geração de gás.

É preciso dar tempo para ser incorporado no liquido. Eu boto as minhas na geladeira alguns dias antes de consumir. Geralmente uns 4 ou 5, depende da sede. :)

Prove, porém não aceite o que você provar como resultado final, pois ela vai mudar bastamte (e pra melhor!!) nas próximas semanas.

Como minha esposa diz, as últimas garrafas _são sempre as melhores_.

Abraço.
 
Com o tempo tu pega o feeling do priming, mas 6 dias é pouco, e carbonatação não é só geração de gás.

É preciso dar tempo para ser incorporado no liquido. Eu boto as minhas na geladeira alguns dias antes de consumir. Geralmente uns 4 ou 5, depende da sede. :)

Prove, porém não aceite o que você provar como resultado final, pois ela vai mudar bastamte (e pra melhor!!) nas próximas semanas.

Como minha esposa diz, as últimas garrafas _são sempre as melhores_.

Abraço.

Muito obrigado pela dica jalexandre!:mug:
:tank:
 
Obrigado pelas dicas ... eu fiz os sacos utilizando Voil mesmo... um dos sacos eu fiz até com duas camadas com medo dele não aguentar o peso ...

Eu utilizei um moedor emprestado de um amigo e viajei para outra cidade.

Vcs acham q eu deveria moer novamente o malte ?
 

Attachments

  • 13588926_1008693589217929_794757170_o.jpg
    13588926_1008693589217929_794757170_o.jpg
    238.2 KB · Views: 62
Obrigado pelas dicas ... eu fiz os sacos utilizando Voil mesmo... um dos sacos eu fiz até com duas camadas com medo dele não aguentar o peso ...

Eu utilizei um moedor emprestado de um amigo e viajei para outra cidade.

Vcs acham q eu deveria moer novamente o malte ?
Pode moer mais fino, pela foto tá com moagem grossa.
Pode fazer igual a foto do meu.
O meu eh moedor ds guzzo e deixei quase no limite da regulagem.
Hj peguei uma e coloquei na geladeira pra experimentar e tá sensacional! Jaja posto a foto.

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top