Primeira Brassagem Airlock Esvaziou

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 11, 2019
Messages
6
Reaction score
0
Location
Florianópolis - SC
Bom dia gente. Agradeço a quem puder contribuir. Fiz minha primeira brassagem e tava tudo normal. Ontem reduzi a temperatura para 9°C e hoje quando fui checar o Airlock estava quase vazio. O problema é que eu tinha feito uma solução com ácido peracético. Já ouvi e li que a solução dia dê 24h a 48h porém encontrei um artigo da área de odontologia em que cita que a solução tem validade de 28 dias. Alguém tem experiência com o ácido peracético? O risco de contaminação é grande?

Fé cervejeira modo on!
 
Salve! Fica tranquilo contaminar não vai. A quantidade de peracético deve ser insignificante, tem que ver a litragem de breja e o tamanho do airlock, mas normalmente é isso. Agora se fosse uma quantidade grande aí poderia matar as leveduras ou trazer algum off flavor.
Agora fica ligado que toda vez que acabar a fermentação, antes de fazer o cold crash pra clarificar, você deve tirar o airlock e tampar o furo, pois a diferença de pressão pela baixa da temperatura "suga" o líquido do airlock pra dentro do fermentador.
 
Se você reduziu pra 9°C, penso que sua breja já esteja na fase de maturação, ok? Fica tranquilo, nessa fase, as leveduras já fizeram seu serviço e a acidez da breja é para estar bem maior que a do início da fermentação, isso diminui bastante, mas não elimina, o risco de contaminação. Já aconteceu comigo do airlock esvaziar, reabasteci e segui em frente. Depois de fazer uma leva com uma cepa nervosa da Levteck, em que vazou o krause mesmo tendo um bom headspace, vou passar a usar o blow-off - uma garrafinha conectada a uma mangueira - ao invés do airlock.
 
Salve! Fica tranquilo contaminar não vai. A quantidade de peracético deve ser insignificante, tem que ver a litragem de breja e o tamanho do airlock, mas normalmente é isso. Agora se fosse uma quantidade grande aí poderia matar as leveduras ou trazer algum off flavor.
Agora fica ligado que toda vez que acabar a fermentação, antes de fazer o cold crash pra clarificar, você deve tirar o airlock e tampar o furo, pois a diferença de pressão pela baixa da temperatura "suga" o líquido do airlock pra dentro do fermentador.
Ah que bom, o airlock é normal de 3 peças o qual eu enchi até a linha mesmo, ainda ficou 1 dedo de solução. Vou ficar atento a essas etapas. Quanto a volume, são 10 litros. Obrigado pela ajuda.
 
Se você reduziu pra 9°C, penso que sua breja já esteja na fase de maturação, ok? Fica tranquilo, nessa fase, as leveduras já fizeram seu serviço e a acidez da breja é para estar bem maior que a do início da fermentação, isso diminui bastante, mas não elimina, o risco de contaminação. Já aconteceu comigo do airlock esvaziar, reabasteci e segui em frente. Depois de fazer uma leva com uma cepa nervosa da Levteck, em que vazou o krause mesmo tendo um bom headspace, vou passar a usar o blow-off - uma garrafinha conectada a uma mangueira - ao invés do airlock.

Isso mesmo, já fui para maturação, ainda me sobrou um dedo de solução, resolvi deixar assim, rsrsrs. Pensei no blow-off mas o meu headspace estava muito grande, fermentador 22L e volume de 10L. Obrigado mesmo, como eu disse, vou contar com a Fé cervejeira agora!
 
Back
Top