• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Possível Oxidação em todas as brassagens

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pela minha experiência, principalmente quando eu fazia carbonatação via refermentação em garrafa (primming), em dias muitos quentes, como ocorre nos verões de minha região, a cerveja oxidava bastante rápido, principalmente as mais claras. As vezes 14 dias de primming era o suficiente para oxidá-las. Fiz algumas levas sentindo aquela sensação de oxidado.
Só descobri que não necessariamente o primming, mas a exposição a temperaturas extremas, digo acima de 35 graus, foram a principal causa de 'levas de verão oxidadas', quando dividi uma NE IPA que fiz em duas formas de carbonatação, uma forçada, em keg; e a outra em primming.
A parte da produção que permaneceu resfriada todo o tempo após a fermentação (em keg) não teve problema de oxidação aparente; a outra leva, submetida em temperatura ambiente para que a levedura refermentasse o açucar invertido (primming), ficou ruim, com gosto esquisito.

Resumindo, se for pra eu te dar uma opinião, e se esse problema que relatei se aplica a você, recomendo:

1. Carbonatação forçada: após envasar a cerveja, tente guardar ela em geladeira, resfriada abaixo de 10 graus.

2. Primming: Após envasar, se a temperatura ambiente for extrema, tente fazer a refermentação em temperatura controlada. Após o termino do primming, guardar também resfriada.

Espero ter contribuido com a sua duvida,
Abraço!

Back